Núcleo de Pesquisa e Extensão

Apresentação

A relevância da pesquisa na vida humana é indiscutível. Os avanços tecnológicos, as descobertas científicas nas diversas áreas, o crescimento de uma economia sustentável, enfim, são frutos do trabalho de muitos pesquisadores.

Isso ocorre porque, primeiramente, pesquisar é comprometer-se com o conhecimento. Esse compromisso apoia-se no desejo incomensurável de transformar, evoluir e aperfeiçoar.

O NuPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão, criado desde 2017, no Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, constitui-se um espaço para o desenvolvimento de ações no âmbito da pesquisa e da extensão com vistas ao cumprimento do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como previsto no art. 207 da CF88.

São objetivos do NuPE:

I – manter, desenvolver e acompanhar projetos e programas de pesquisa;

II – proporcionar estrutura e condições para o exercício da pesquisa científica nos diversos cursos da Unifio;

III – publicar e divulgar os resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito dos cursos de Graduação e pós-graduação stricto sensu;

IV – organizar e realizar eventos e cursos relacionados à pesquisa e extensão;

V – cadastrar os grupos de estudos, de pesquisa e extensão do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos.

imagem_nupe

História

O NuPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão da Unifio foi criado em março de 2017, iniciando suas atividades em 17 de maio do mesmo ano.

A Portaria nº. 11/2017 instituiu o Núcleo e atribuiu a Coordenação à Profa. Dra. Rosemary T. Nicácio que, a partir de então, enviou convite aos Coordenadores de Curso para que, após eleição entre os pares, designassem um professor representante do curso para, assim, compor a primeira equipe do NuPE.

O trabalho desse núcleo começou com estudos sobre sua função e a elaboração do primeiro regulamento interno. Em seguida, realizou-se o Primeiro Censo Docente, para o levantamento inicial da titulação docente, das ações de pesquisa e extensão realizadas no campus.

Foi elaborado pelos membros do NuPE o Regulamento da Pesquisa no campus com a criação do Programa Institucional de Iniciação Cientifica – PIBIC que teve início em 2018.

Atualmente, finalizando o Programa Institucional de Extensão – PIEx. O NuPE estuda as alterações na legislação federal que definem as diretrizes nacionais.

Permeando todo tempo de sua constituição foram realizados estudos sobre os mais diversos temas pertinentes ao referido Núcleo, bem como atividades e toda legislação de pesquisa e extensão da Unifio

O NuPinho é o mascote criado pela Profa.Dra. Beatriz Floriano e acompanha a Newsletter que tem circulação bimestral.