Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico – NAAP

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico – NAAP, é o órgão responsável por coordenar todas as ações institucionais relacionadas à acessibilidade e atendimento psicopedagógico do Centro Universitário de Ourinhos. Então, se você tem qualquer demanda relacionada ao processo de ensino e aprendizagem, não deixe de nos contatar. Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar qualificada. 

A Unifio segue o padrão de acessibilidade arquitetônico devidamente registrado no Plano de Acessibilidade. Nesse sentido, foram projetadas rampas de acesso, estabelecimento de piso tátil e corrimãos, adaptações nos banheiros, placas de acesso em braile, etc. O estacionamento para veículos da Unifio também preveem a reserva de vagas para pessoas com deficiência, reduzindo dessa maneira a barreira de transporte.

Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico

A demanda por acessibilidade baseia-se em um ideal de sociedade inclusiva e solidária. Com esse espírito, o NAAP foi criado para oferecer condições universitárias de educação adequadas para que pessoas com déficits de aprendizagem ou com deficiência vinculadas à instituição possam exercer plenamente seus direitos e liberdades fundamentais  por meio de atendimento psicopedagógico, considerando a ansiedade e possíveis dificuldades enfrentadas pelos(as) estudantes no decorrer da graduação que podem resultar no abandono do curso, aumento no tempo de formação e problemas relacionados à autoestima e mesmo na apropriação de conteúdos essenciais para a atuação profissional.  

O NAAP visa reduzir as dificuldades relacionadas aos processos de aprendizagem e inclusão ao apoiar os estudantes em vivências significativas que a formação acadêmica proporciona. Temos também como objetivo acolher as pessoas com deficiência (PCD) ou que apresentam algum déficit de aprendizagem, ofertando o apoio necessário, respeitando as especificidades de cada estudante que nos procura. 

Apoio à Comunidade Acadêmica

Desde a sua origem, o NAAP surge como um órgão institucional de apoio à comunidade acadêmica da Unifio. Enquanto órgão de natureza administrativa diretamente associado à Reitoria da Unifio, o NAAP coordena o planejamento, a organização, a liderança e o controle das ações institucionais relacionadas à acessibilidade e ao atendimento especializado no campus.

Nesse sentido, o NAAP realiza estudo constante das condições do campus e elabora propostas pedagógicas e sugestões de adequação ao processo de ensino e aprendizagem, a partir do uso de tecnologias educacionais, metodologias inovadoras focadas em aprendizagem e acompanhamento na formação contínua do corpo docente. Além disso, de espaços, mobília, sistemas e processos de modo a garantir a plena acessibilidade a toda comunidade acadêmica. 

Tecnologia e Acessibilidade

O NAAP trabalha em parceria com o Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) no sentido de garantir acessibilidade tecnológica a experiências educacionais online. Além disso, o Laboratório de Metodologias Ativas foi equipado com uma mobília adaptada para oferecer condições acessíveis e confortáveis a todos.

A Unifio tem consciência de possibilidades disruptivas das tecnologias da informação e da comunicação para a melhoria da educação superior no contexto contemporâneo. Nesse sentido, o Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) da Unifio é um órgão que coordena as ações institucionais no sentido das inovações tecnológico-educacionais, atuando com destaque na implementação de experiências de educação online e Educação Híbrida.

O NTEA tem uma frente de trabalho voltada à tecnologia assistiva. O NAAP trabalha em ampla parceria com o NTEA na referida frente de trabalho, fornecendo dados e informações sobre necessidades de acessibilidade, bem como sugestões a respeito de possíveis soluções para problemas relacionados a barreiras que entravam o aprimoramento de condições formativas personalizadas.

Na linha de soluções tecnológicas para acessibilidade, sob a orientação do NAAP, o NTEA e o setor de Tecnologia da Informação (TI) já vêm adaptando os microcomputadores da Unifio com softwares tais como Hand Talk, BR Braile, Dosvox, Easyvoice, Jecripe, Teclado Virtual.

Parcerias

A UniFIO, por meio do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPP), possui um convênio com psicólogos (as) do município de Ourinhos e cidades da região, que direciona-se às(aos) discentes dos diversos cursos da UniFIO, docentes, funcionários técnicos e administrativos e seus dependentes, na busca por facilitar o acesso aos atendimentos psicológicos para aquelas(as) que necessitam/ desejam. Nesse sentido, o NAAP, ao acolher e avaliar as necessidades que extrapolam as possibilidades de atuação deste núcleo, realiza o encaminhamento e direcionamento para o atendimento com as(os) profissionais conveniados(as).

CONTATO

Caso precise solicitar atendimento dos profissionais do NAAP, por favor preencha o Formulário de Cadastro Simplificado clicando no link abaixo:

Formulário de Cadastro Simplificado

Estamos à disposição!

Equipe do NAAP – Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico 

E-mail: Institucional  naap@unifio.edu.br

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Smok - Instagram takipçi satın al - takipçi al - ElektronikSigara https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/