UATI e Farmácia UNIFIO realizaram aula especial com as alunas

Evento denominado “Um Dia de Carinho” foi um sucesso

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI-UNIFIO) e o Curso de Farmácia do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO realizaram na terça-feira, 7 de junho, uma aula especial, denominada “Um Dia de Carinho”. A atividade proporcionou às alunas da UATI a oportunidade de aprender como preparar “gel antiinflamatório”.

A aula especial foi ministrada pela professora doutora Cristiane Guarido, coordenadora do Curso de Farmácia, e pela farmacêutica e professora Adriana Stefanini Gemeinder.

Segundo a coordenadora da UATI, Gerda Kewitz, a aula foi um sucesso. “Tudo foi preparado com muito carinho pela coordenadora de Farmácia Cristiane Guarido e pela farmacêutica Adriana Gemeinder e as alunas puderam preparar o seu gel, e após tiveram uma massagem nas mãos com o creme preparado pela Farmácia/UNIFIO”.

“Nossos agradecimentos à UNIFIO, à coordenadora Cristiane e farmacêutica Adriana pela parceria, atenção e pela aula maravilhosa que ministraram”, afirmou Gerda.

Atividade diferenciada

A coordenadora de Farmácia da UNIFIO, Cristiane Guarido, explicou: “nós intitulamos a aula, como “Um Dia de Carinho” e a proposta foi realizar uma atividade diferenciada para as alunas da UATI. Nós levamos vidrarias, equipamentos, algumas matérias primas e materiais necessários para que elas fizessem um gel antiinflamatório para dor”.

Segundo a professora Cristiane, “as alunas gostaram bastante da atividade, especialmente porque a técnica de preparação e confecção de um gel é muito interessante e escolhemos fazer um gel antiinflamatório, justamente porque estamos entrando no inverno, período em que ocorrem dores nos joelhos, nos braços e a aplicação desse gel com uma massagem, ajuda bastante oferecer um conforto”.

“Fizemos um gel à base de arnica que é uma planta medicinal com propriedade antiinflamatória, juntamente com salicilato de metila e essencia de terebintina, que são produtos também bastante utilizados para aplicação, seguida de massagem, em dores articulares”, explicou a coordenadora.

“Depois de produzirem o gel, elas envazaram, embalaram, colocaram rótulos e puderam levar o gel para a casa. Além de produzir o gel nós fizemos massagens nas mãos das alunas com um creme hidratante produzido na Farmácia Universitária da UNIFIO. Foi um dia diferente, dia de carinho mesmo que muito nos gratificou”, afirmou Cristiane.

E, além do compromisso de voltarem em outras oportunidades, as professoras Cristiane e Adriana convidaram as alunas da UATI para visitar a Farmácia do Centro Universitário e participar de outras atividades.