daniel.traglia@unifio.edu.br
É o ramo da engenharia que estuda a energia elétrica e suas propriedades. Na carreira do Engenheiro Eletricista, este profissional vai poder atuar em diversas áreas como:
– Eletrotécnica (Potência e Energia): o profissional vai atuar projetando e dando suporte a grandes sistemas tais como usinas, motores elétricos e instalações elétricas industriais.
– Eletrônica: Atua em sistemas menores e de maior precisão, tais como máquinas e circuitos eletrônicos, pequenos robôs, sistema de controle eletrônicos, projetando equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial, desenvolvendo circuitos eletrônicos para aquisição de dados.
O mercado de trabalho para o engenheiro eletricista é amplo e variado. Todas as indústrias, sejam de pequeno e grande porte, necessitam de um profissional da área, que também é fundamental no desenvolvimento de maquinários, assim como nas instalações elétricas, desenvolvimento de dispositivos eletrônicos, automação residencial e industrial entre outros.
A curiosidade é um requisito muito bem vindo aos futuros profissionais da área. E, como diz o coordenador, “se você já desmontou um radinho do seu pai quando pequeno, você está apto a fazer Engenharia Elétrica”.