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A Enfermagem é a ciência do cuidar.
“A Enfermagem é uma arte”. E para realiza-la como arte é preciso uma devoção exclusiva, um preparo rigoroso e um ensino de graduação; onde o papel fundamental é na qualidade da formação, na perspicácia de todos os envolvidos, na profusão de materiais didáticos e na humanização de toda a equipe. Esta ciência do cuidar requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso que seguir a carreira de Enfermagem na atualidade é abrir um leque de opções para o mercado de trabalho, onde o foco é a contribuição para o ensino, saúde, pesquisa, administração, indústria e comércio. E o tripé educação, docentes e materiais didáticos de primeira geração serão encontrados na Unifio.
O curso está organizado de forma a atender a Resolução CNE/CES Nº 4, de 6 de Abril de 2009, que em seu Artigo 1o e 2o, além da indicação no Quadro anexo a esta resolução, estabelece para o Curso de Graduação em Enfermagem, uma carga horária mínima de 4000 (Quatro mil) horas relógio (60 minutos) e que deve ser frequentada no prazo mínimo de 5 (cinco) anos, ou dez (10) semestres, para sua integralização.
Formar profissional e aliar competência técnica, ética, política, ecológica, social e educativa para conseguir desenvolver ações, pautadas na realidade social, na qual está inserido, na perspectiva da prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde e desta forma, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde – SUS, constitucionalmente assegurado para a população.
O Curso de Enfermagem da Unifio, está voltado para a formação de um profissional ético e competente tecnicamente, sem prejuízo humanístico e apto, para participar efetivamente das transformações sociais desta região.
Incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de Conforme Resolução CNE/CES no 3, de 7 de Novembro de 2001, dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do Enfermagem, os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Enfermagem devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em enfermagem. Desta maneira, os conteúdos estão subdivididos conforme o Artigo 6o da referida Resolução e desdobrar-se-ão em:
base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos, aplicados às situações decorrentes do processo saúde-doença no desenvolvimento da prática assistencial de Enfermagem.
Incluem-se os conteúdos referentes às diversas dimensões da relação indivíduo/sociedade, contribuindo para a compreensão dos determinantes sociais, culturais, comportamentais, psicológicos, ecológicos, éticos e legais, nos níveis individual e coletivo, do processo saúde-doença.
Neste tópico de estudo, incluem-se:
a) Fundamentos de Enfermagem: os conteúdos técnicos, metodológicos e os meios e instrumentos inerentes ao trabalho do Enfermeiro e da Enfermagem em nível individual e coletivo.
b) Assistência de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) que compõem a assistência de Enfermagem em nível individual e coletivo prestada à criança, ao adolescente, ao adulto, à mulher e ao idoso, considerando os determinantes sócio-culturais, econômicos e ecológicos do processo saúde-doença, bem como os princípios éticos, legais e humanísticos inerentes ao cuidado de Enfermagem.
c) Administração de Enfermagem: os conteúdos (teóricos e práticos) da administração do processo de trabalho de enfermagem e da assistência de enfermagem.
d) Ensino de Enfermagem: os conteúdos pertinentes à capacitação pedagógica do enfermeiro, independente da Licenciatura em Enfermagem.
Foram elencados vários componentes curriculares para se tornarem prospectivos á linhas de ajusto, ações de formação em pesquisa, demandados conforme aspectos legais e dispostos na LDB e habilidades e competências do curso, aos quais envolvem tais princípios relacionados com estes conteúdos, sendo: “Ética e Atuação Profissional em Enfermagem”; “Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”; “Psicologia Aplicada à Enfermagem”; “Antropologia Filosófica e Sociologia”, “LIBRAS-Linguagem Brasileira de Sinais” e “Relações Interpessoais no Exercício Profissional de Enfermagem”.
Os docentes possuem capacitação técnica e cientifica para que seja prontamente qualificados ao que propões os processos do Educador em Enfermagem da Unifio, sendo:
EDUCADOR – pessoa que deve ser mediadora do conhecimento, valorizando a história de vida do educando. É um profissional comprometido com a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão/assistência, tendo em vista despertar as potencialidades do educando para o exercício da enfermagem (Freire, 2002).
Para o funcionamento do curso, que funcionará em turno diurno e integral estão disponíveis 80 salas de aula com Área de 80 m2; cada uma com as seguintes configurações instaladas:
– Instalações: 1 lousa verde para giz, 1 mesa para professor, 1 cadeira, 50 carteiras universitárias;
– Equipamentos disponíveis: 1 tela para projeção Multimídia, 1 retroprojetor, 1 aparelho de projeção multimídia (data-show) com 2000 lumens.
O Processo de avaliação dentro do Curso de Enfermagem será orientada dentro de um enfoque formativo e de forma contínua, servirá à percepção, tanto do aluno quanto do professor, dos progressos e carências de seus respectivos trabalhos, mais do que simples atribuição de um conceito formal (nota), permitindo a aplicação de estratégias de aperfeiçoamento ou de redirecionamento do processo de ensino-aprendizagem.
Os alunos estudantes serão avaliados com base nos conhecimentos, habilidades, atitudes e conteúdos curriculares desenvolvidos, tendo como referência as DCNs (Diretrizes Curriculares Nacionais), previstas na Resolução CNE/CES no 3, de 7 de Novembro de 2001.
As avaliações do Curso de Graduação Bacharelado em Enfermagem da Unifio seguirá os preceitos orientados no Art. 15o da Resolução CNE/CES no 3, de 7 de Novembro de 2001, especificamente em seu 1o e 2o.parágrafos.
Para tanto, são utilizadas metodologias ativas e critérios para acompanhamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem e do próprio curso, bem como desenvolver instrumentos que verifiquem a estrutura, os processos e os resultados, em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e com a dinâmica curricular definidos pela IES em que for implantado e desenvolvido.
O Curso de Bacharelado em Enfermagem deverá manter permanente Programa de Formação e Desenvolvimento da Docência em Saúde, com vistas à valorização do trabalho docente na graduação, ao maior envolvimento dos professores com o Projeto Pedagógico do Curso e a seu aprimoramento em relação à proposta formativa contida no documento, por meio do domínio conceitual e pedagógico, que englobe estratégias de ensino ativas, pautadas em práticas interdisciplinares, de modo a assumirem maior compromisso com a transformação do curso de enfermagem, a ser integrada à vida cotidiana dos docentes, estudantes, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde. A instituição deverá definir indicadores de avaliação e valorização do trabalho docente, desenvolvido para o ensino de graduação e para as atividades docentes desenvolvidas na comunidade ou junto à rede de serviços do SUS e na rede Privada de Atenção à Saúde.
O Curso de Enfermagem da Unifio, desenvolverá e fomentará a participação dos Profissionais da Rede de Saúde em programa permanente de formação e desenvolvimento, com vistas à melhoria do processo de ensino-aprendizagem nos cenários de práticas do SUS e da qualidade dos cuidados à saúde da população, sendo este programa pactuado junto aos gestores municipais e estaduais de saúde nos Contratos Organizativos da Ação Pública Ensino-Saúde.
Em todos os semestres do período letivo, além das avaliações formais serão aplicadas as Provas Integralizadoras, que consistem em avaliações multidisciplinares, elaboradas em conjunto pelos docentes do semestre a serem aplicadas em cada turma. A proposta da avaliação integralizadora consiste em estimular não apenas a visão de totalidade em relação aos conteúdos ministrados, mas também, reforçar e potencializar a interdisciplinaridade dos conhecimentos. A Prova Integralizadora deve compor 20% da média do último bimestre de cada semestre.
Nesta nova Proposta para o Curso de Enfermagem da Unifio, cada professor deve avaliar o aluno de acordo com seus critérios, respeitando as disposições do Regimento Interno da IES, para aprovação/reprovação dos seus referidos alunos. Fica aprovado direto (sem Exame) o aluno que tiver frequência mínima de 75% e aproveitamento igual ou superior à nota 7 (sete) por disciplina, no semestre.
O aluno que perder, por algum motivo, uma das avaliações bimestrais por componente curricular, poderá requerer segunda chamada para esta prova através de protocolo, na Secretaria Pedagógica, até no máximo 5 (cinco) dias após a realização da mesma.
Quando o aluno não alcançar a nota semestral mínima para aprovação igual a 7,0 (sete), poderá ser submetido ao Exame Final, conforme as normas fixadas pela Instituição, desde que sua média semestral, por disciplina, não seja inferior a 4,0 (quatro).
Serão aprovados somente os alunos em que o valor da média calculada entre os dois bimestres do semestre letivo (Média Semestral), somado ao valor da Prova de Exame, apresente média igual ou superior a 5,0 (cinco).
Além da média semestral igual à 4,0, para se submeter ao processo de EXAME, o aluno deverá ter a frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas dadas.
Ainda, o aluno deverá obrigatoriamente, cumprir com as atividades acadêmico-científico-culturais, realizar todas as atividades do estágio obrigatório previstos no Programa de Estágio Supervisionado, elaborar e apresentar ao final do curso um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na forma de Monografia.
CONTEXTOS ESTES CONTIDOS NO PPC.
O mercado de trabalho para o profissional de Enfermagem está em expansão. A categoria tem avançado de modo diversificado, ampliando cada vez mais suas áreas de atuação. Entendemos que existem quatro grandes dimensões relacionadas ao campo de atuação do profissional de Enfermagem, são elas: Assistência Direta ao Paciente; Gestão; Docência/Pesquisa; Empreendedorismo.
Cada dimensão envolve uma série de possibilidades de atuação no mercado. A assistência direta ao paciente acontece por meio da contratação desse profissional em redes hospitalares, unidades básicas de saúde (postos de saúde), serviços de atendimento pré hospitalar em urgência e emergência (SAMU), atenção domiciliar (home care), assistência na área de transplantes de órgãos, serviços especializados em estomaterapia (tratamento de feridas), nefrologia, cardiologia, obstetrícia, neonatologia, pediatria, geriatria, dentre outros. Recentemente o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução 568/2018 que regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de Enfermagem. A norma regulamenta a ação autônoma do enfermeiro, ampliando o atendimento à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar. O profissional atenderá sua própria demanda, em consultórios particulares. Na área da Gestão, o profissional tem a possibilidade de assumir cargos de coordenação nas unidades hospitalares, unidades básicas de saúde, secretarias de saúde do estado/município e universidades.
A docência e pesquisa representam outra dimensão do campo de atuação do profissional enfermeiro no mercado de trabalho. Os cursos direcionados à formação técnica profissional em enfermagem estão em expansão, principalmente pelo avanço da área técnica profissionalizante no país. Esse cenário oferece um campo de trabalho promissor para os egressos dos cursos superiores de enfermagem na docência. Importante salientar que houve um avanço considerável na formação de enfermeiros mestres e doutores, possibilitando a inserção desse profissional em programas de pesquisa e extensão vinculados às universidades. Temos vivenciado no Brasil um crescimento significativo dos grupos de pesquisa, com incremento nas investigações de enfermagem e, consequentemente, um aumento da divulgação em periódicos científicos, bem como a qualificação dos pesquisadores e dos periódicos da área.
O empreendedorismo trata-se de um campo amplo, no qual o enfermeiro pode vir a atuar promovendo saúde à população ou dedicando-se à sua recuperação, com atendimentos em consultórios particulares, no domicílio (home care) e em cooperativas (terceirização de mão-de-obra), consultorias e auditorias como autônomo ou em empresas, atendimento em eventos (dairy care), ensino (proprietário) ou prestação de serviços especializados: clínicas de vacinação, amamentação, esterilização de material médico-hospitalar, transporte de pacientes, aluguel de equipamentos e comercialização de produtos da área hospitalar.
A formação em enfermagem propicia o desenvolvimento de trabalho em diferentes áreas de atuação, que vão desde grandes hospitais a cuidados domiciliares, nas quais as habilidades aprendidas ao longo do curso serão colocadas em prática.
Conheça quais são as áreas de atuação da Enfermagem:
A área de atuação do enfermeiro denominada I agrupa as linhas de saúde coletiva, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto, que inclui saúde do homem e saúde da mulher, saúde do idoso e urgências e emergências. Enfermagem Aeroespacial Enfermagem Aquaviária Enfermagem em Acesso Vascular e Terapia Infusional Assistência de Enfermagem em Anestesiologia Enfermagem em Assistência Domiciliária Enfermagem em Captação, Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos Enfermagem em Cardiologia Enfermagem em Central de Material e Esterilização Enfermagem em Centro Cirúrgico Enfermagem em Cuidados Paliativos Enfermagem Dermatológica Enfermagem em Diagnóstico por Imagens Enfermagem em Doenças Infecciosas e Parasitárias Enfermagem em Endocrinologia Enfermagem em Estética Enfermagem em Estomaterapia Enfermagem em Farmacologia Enfermagem Forense Enfermagem em Genética e Genômica Enfermagem em Hematologia Enfermagem em Hemoterapia Enfermagem Hiperbárica Enfermagem no Manejo da Dor Enfermagem em Nefrologia Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia Enfermagem Offshore Enfermagem em Oftalmologia Enfermagem em Oncologia Enfermagem em Otorrinolaringologia Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção Hospitalar Enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente Enfermagem em Saúde Coletiva Enfermagem em Saúde da Mulher Enfermagem em Saúde do Homem Enfermagem em Saúde do Adulto Enfermagem em Saúde do Idoso Enfermagem em Saúde do Trabalhador Enfermagem em Saúde Indígena Enfermagem em Saúde Mental Enfermagem em Sexologia Humana Enfermagem em Sistematização da Assistência da Enfermagem-SAE Enfermagem em Terapia Intensiva Enfermagem em Terapia Nutricional e Nutrição Clínica Enfermagem em Traumato-ortopedia Enfermagem em Urgência e Emergência Enfermagem em Urologia Enfermagem em Vigilância A área da enfermagem denominada II agrupa as linhas de atuação que envolvem gestão. Direito Sanitário Economia da Saúde Enfermagem em Auditoria Enfermagem em Gerenciamento Enfermagem em Informática em Saúde Políticas Públicas A área da enfermagem denominada III agrupa as linhas de atuação que envolvem ensino e pesquisa. Bioética Educação em Enfermagem Educação Permanente e Continuada em Saúde Enfermagem Enfermagem em Pesquisa Clínica ÉticaÁrea I
Área II
Área III
Rodízio prático no laboratório de Enfermagem desde o primeiro termo, onde o aluno vivência a prática do Enfermeiro;
Projetos de extensão à comunidade, vivenciando a prática profissional e levando saúde à população;
Projeto Enfermeiros Kids, onde o aluno oferece orientações de saúde às crianças em idade escolar;
Programa de iniciação científica, possibilitando a prática de pesquisa científica na área enfermagem e afins;
Projeto Integrador desde os termos iniciais do curso possibilitando a vivência prática dos alunos na área de enfermagem de forma interdisciplinar;
Laboratórios Modernos, Professores Mestres e Doutores com ampla experiência na Área Enfermagem, associando a teoria com a Prática Profissional;
Matriz Curricular que contempla aulas Práticas em Modernos Laboratórios, permitindo deste os primeiros semestres do curso a vivência com a Prática Profissional do Enfermeiro;
Laboratório de Análises Clínicas com equipamentos de ponta;
Moderno Laboratório de Biologia Molecular, onde o aluno além de adquirir todo o conhecimento teórico, irá vivenciar experiências práticas.
Biblioteca com maior número de títulos da região;
Internet Wi-fi aberta e de alta velocidade, para todos os alunos.
Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC.
Estágio curricular, capacitando o aluno para o mercado de trabalho.
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) exerce suas atividades através dos Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren), conforme a Lei Federal 7498/86. Cada Estado da Federação possui um Coren. Desta forma, temos: Coren-SP, Coren-PR e outros.
Para se inscrever em um Coren é necessário concluir o curso de graduação em Enfermagem e ter o Diploma em mãos para a Inscrição Definitiva Principal.
Site: https://portal.coren-sp.gov.br/
Encontre as informações sobre documentação e taxas no site: http://inter.coren-sp.gov.br/node/249
Depois de recolher as taxas e reunir a documentação necessária, basta comparecer em uma das filiais do Coren do seu Estado.
Endereços para o estado de São Paulo, você encontra em: http://inter.coren-sp.gov.br/node/1002
Site: http://www.corenpr.org.br/
Encontre as informações sobre a documentação e taxas no site: http://www.corenpr.org.br/inscricao/index.htm
Depois de recolher as taxas e reunir a documentação necessária, basta comparecer em uma das subseções.
O endereço da subseção para a sua cidade você encontra em: http://www.corenpr.org.br/geografica/index.htm
Consulte em: http://site.portalcofen.gov.br/corens/4416
Se mesmo assim ocorrerem dúvidas, procure a coordenação do Curso de Enfermagem ou a diretoria da Unifio.