adrianarita@fio.edu.br
O arquiteto é um especialista do projeto de espaços. Seu objetivo de trabalho é o edifício e a cidade. É profissão regulamentada pelo CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil) porque implica em responsabilidade técnica. Possui formação abrangente nas áreas de ciências humanas e de ciências exatas porque o resultado do seu trabalho possui conteúdo cultural e tecnológico.
A profissão do arquiteto tem como atividades principais o planejamento de edifícios residenciais, comerciais, industriais e institucionais, podendo a partir deste eixo trabalhar como autônomo, tanto na elaboração de Projetos de Arquitetura, no canteiro de obra com direcionamento e execução, assim como direcionar o foco de atuação para aprovações e regularizações documentais.
Um segundo eixo de trabalho do arquiteto, diz respeito a visão macro do planejamento: o Urbanismo, onde ele pode atuar com a idealização de bairros, loteamentos, planejamento das cidades, planos diretores, sistemas viários entre outros, atuando na gestão pública, incorporadoras de loteamentos, entre outros.
O terceiro eixo que norteia a profissão, diz respeito à produção do objeto, do mobiliário, desde ambientes internos até o mobiliário urbano. Nesta vertente de ação, o arquiteto ganha destaque por possuir como atribuição exclusiva a atividade da Arquitetura de Interiores.
Considerando a vasta área de ação do arquiteto, o quarto eixo de trabalho está relacionado à produção da paisagem natural através do Paisagismo. Neste âmbito, o arquiteto pode projetar jardins, praças, parques, espaços internos específicos.
Ainda destacando como é promissora a carreira de um arquiteto, este ganha ainda ênfase em sua atuação quanto ao Patrimônio Histórico, possuindo atribuição exclusiva perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, para dirimir ações de tombamento, inventários e restauro.
Atua em várias áreas além do projeto de edifício e de cidades, design, layout, administração pública e privada, consultoria especializada, planejamento urbano, relatórios de impacto ambiental, desenvolvimento de processos e computação gráfica.
O curso de Arquitetura e Urbanismo na UNIFIO, conta com corpo docente altamente qualificado, a maioria mestres e doutores, sendo grande parte atuante no mercado em seus próprios escritórios ou ocupando cargos de direção em grandes empresas de arquitetura, construtoras e órgãos públicos
voltados à gestão do uso e ocupação do solo.
Ainda nosso curso conta com ampla infraestrutura física de suporte aos nossos ingressos, os quais buscam qualidade no ensino fundamentado numa visão multidisciplinar e globalizada sobre a área, visando ao domínio das tecnologias de última geração envolvidas no projeto, execução e conservação de obras.
Dentre nossa estrutura física, nossos alunos contam com Ateliês de Arquitetura, Laboratórios de Informática, Laboratório de ensaios de Materiais, Laboratório de Conforto Térmico e Acústico, Laboratório de Modelos e Maquetes, assim como o Escritório Modelo – CEPARQ – Centro de Estudos e
Pesquisas em Arquitetura e Urbanismo.
O CEPARQ atua como modelo no dia-a-dia de um escritório de arquitetura, estendendo suas ações à sociedade, com Projetos Arquitetônicos, Paisagísticos, Urbanísticos, assim como Conservação de Edifícios Históricos, promovendo os Estágios Supervisionados entre os alunos.
O Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo é uma das mais recentes categorias profissionais criadas. Antes o profissional fazia seu registro junto ao CREAs.
Para se registrar junto ao órgão, procure um dos seguintes conselhos regionais:
site: http://www.caupr.org.br/
Av. Batel, nº 1750, Loja 05 – Curitiba/PR. CEP: 80420-090
Fone: (41) 3244-3117 – 3243-5496 – 3343-4487
E-mail: atendimento@caupr.org.br
Av. Angélica, nº 2223- 3º e 4º andar
Bairro: Consolação – São Paulo – SP
CEP: 01.227-200
Fone: (11) 3627-9865
E-mail: atendimento@causp.org.br
O Conselho possui um canal de vídeos no youtube e pode ser acessado no endereço:
http://www.youtube.com/user/comunicacaocaubr
O vídeo a seguir apresenta o conselho e presta informações sobre como registrar-se junto ao órgão: