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Curso tradicional, existente há mais de 40 anos na Unifio, conceito 4 do MEC e estrelado no Guia do Estudante da Editora Abril. Possui grade curricular moderna, flexível, onde o aluno pode escolher várias disciplinas que mais lhe interessem para estudar. Tal concepção do Curso tem contribuído para o sucesso dos alunos formados no ingresso ao mercado de trabalho e em concursos públicos. Opcionalmente oferece disciplinas em Línguas Estrangeiras.
Ao contrário do que todos afirmam, o mercado de trabalho para aqueles que pretendem ingressar nessa carreira não está saturado. É engano pensar que os cursos de administração são destinados apenas na formação de gerentes, e tal fato por não ser disseminado no meio acadêmico leva os estudantes a se dirigirem ao mesmo foco.
Um profissional formado nesta área tem um leque de oportunidades nos mais variados setores. De acordo com o artigo 3° do decreto 61.934/67 que regulamenta a profissão, as áreas de atuação para este profissional englobam análises, estudos de campo, pesquisas, administração, planejamento, projetos, organização e outros, todos com bons salários.
Nesse contexto surge uma pergunta: Como fazer para vencer no mercado de trabalho aliando a competência e ética?
Na busca desenfreada por cargos altos que exigem confiança e proporcionam status e
reconhecimento, muitas vezes a ética é deixada de lado levando os profissionais a se envolverem em escândalos, esquemas de corrupção, sonegação de impostos e outras irregularidades. Em outros casos não respeitam o espaço dos outros e buscam vencer, sem se importar com a consequência de seus atos.
O profissional tem de aliar o conhecimento adquirido e a prática junto à competência e ética. Estas últimas ajudam o mesmo a organizar seu sistema de valores e ir ao encontro com o código de ética da profissão. Ao final de sua formação acadêmica, o administrador faz um juramento, que indica sua adesão e comprometimento com a categoria profissional.
. A ética está ligada à atitude e postura respeitosa e correta do profissional. Todo administrador deve respeitar ao próximo, respeitar a concorrência (se quiser superá-la, isso deve ser feito de maneira correta, criando estratégias para isso e não se atrelando a meios indevidos), seus clientes externos e internos, sabendo valorizar as pessoas, atendendo as suas necessidades.
Ao assumir um compromisso com outrem, as questões individuais devem ser deixadas de lado, priorizando assim atingir as metas da organização. Faz parte das atividades do administrador planejar metas, criarem meios de atingi-las e administrar o processo de consecução das mesmas. Como a Organização é um sistema aberto e interage com o ambiente, faz-se inerente ao administrador ético trabalhar não apenas o desenvolvimento organizacional, mas também a responsabilidade social.
Existem leis e obrigações que devem ser cumpridas. Muitas são as empresas que além de focarem suas atividades principais, ajudam a desenvolver o ambiente em que estão inseridas. Promovendo programas de ações sociais, ajudando instituições e ONGS. Dentro da empresa, tal fato se aplica em relação à motivação dos funcionários, ao trabalho em equipe, em trazer as melhores ferramentas de trabalho, proporcionar educação e qualificação.
Outras qualidades indispensáveis ao profissional ético é a honestidade em suas ações; ser fiel aos princípios da empresa e da vida; saber respeitar as opiniões de terceiros (pois muitas vezes elas se constituem como melhorias e diferenciais); ser leal aos objetivos organizacionais; ser coerente e ter a consciência que deve estar sempre em busca do conhecimento, pois vivenciamos a era da informação; ter perseverança e lutar pelo seu futuro e apresentar uma postura proativa, ou seja, não ficar apenas restrito às tarefas que foram dadas a você, mas contribuir para o engrandecimento do trabalho.
Devido às mudanças repentinas como as inovações tecnológicas e à rapidez com que as informações são tratadas, é necessário estar aberto a elas e ser receptivo, evitando estagnação.
Conforme supramencionado: a busca do conhecimento é essencial. Após realizada uma graduação, é viável procurar se especializar em uma área, fazer cursos de pós-graduação, MBA, aprender inglês (hoje é uma ferramenta para se manter no mercado, línguas de países emergentes como China e Índia devem ser levadas em consideração, devido ao crescimento em que se encontram. Ter uma rede de contatos ou networking, que o ajudará a estabelecer parcerias e negócios.
Atualmente é imprescindível estar bem informado, acompanhando não só as mudanças técnicas, mas também as de sua área, se aprimorar constantemente, usar de flexibilidade, fidelidade, correção de conduta e boas maneiras. Um comportamento ético atrelado ao conhecimento permanece ainda como fatores que levam ao sucesso.
O administrador profissional poderá trabalhar em diversos setores da economia.
As áreas mais promissoras para a contratação são: consultoria empresarial, setor de serviços, setor industrial e administração pública.
Além destas áreas, destacam-se oportunidades nos setores de ensino, educação, agronegócio, agroindústria, tecnologia, informática, comércio atacadista, varejista e no esporte.
Dentre as áreas funcionais, as demandas concentram-se em administração geral, administração financeira, vendas e recursos humanos.
Nas organizações, atua na administração Financeira, administração de Material, administração Mercadológica/Marketing, administração de Produção, administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos/Relações Industriais, orçamento, organização e Métodos e Programas de Trabalho, logística, administração de Vendas e campos conexos.
O campo profissional ao qual o Administrador pode atuar é bem abrangente e se situa em diversas áreas sendo elas:
ÁREA DE ATUAÇÃO (CRA-SP)
Administração e Seleção de Pessoal / Recursos Humanos Organização e Métodos Administração Mercadológica / Marketing Orçamento Administração de Material / Logística Administração Financeira Administração da Produção Desdobramentos ou Conexos
O administrador profissional é um especialista em planejamento e funcionamento de empresas com conhecimentos e habilidades abrangentes para tomar decisões e atuar como agente de mudança das organizações. É ele quem determina os objetivos, traça estratégias e políticas de trabalho, avalia os resultados e desenvolve programas modernos para tornar a empresa mais competitiva.