Abordagem Multidisciplinar para a Saúde dos Idosos foi tema de palestra na UATI-UNIFIO

Rose Pimentel Mader

A Universidade Aberta à Terceira Idade do Centro Universitário de Ourinhos – UATI-UNIFIO recebeu na terça-feira, 14 de junho, o professor doutorando Marcelo Lima, coordenador pedagógico do Colégio Santo Antônio, para a apresentação de palestra sobre tema “Abordagem Multidisciplinar para a Saúde dos Idosos”.

O objetivo da palestra, afirmou professor Marcelo, foi orientar e conscientizar sobre o potencial impacto da atividade física na prevenção de doenças crônicas e promoção da saúde em idosos.

O professor Marcelo apresentou às alunas da UATI, a sua pesquisa que teve como objetivo de investigação, analisar os efeitos de um programa de AF na saúde cardiovascular em idosos cujo artigo foi publicado na revista Frontiers in Medicine.

“Uma das formas de combater ou minimizar os efeitos maléficos do envelhecimento é a prática de atividade física. O envelhecimento ativo está relacionado à prevenção e ao controle das doenças crônico-degenerativas, mantendo os idosos com uma boa perspectiva de vida ativa”, explicou Marcelo Lima.

“Capacidade funcional é a habilidade física e mental para manter uma vida independente e autônoma para a realização das atividades diárias. Um importante fator que pode comprometer a capacidade funcional do idoso é a presença de doenças crônicas e seus agravos que estão presentes com o envelhecimento. As principais doenças crônicas e agravos que afetam o idoso são: doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral, diabetes, neoplasias, doença pulmonar obstrutiva crônica, doenças musculoesqueléticas, demência, diminuição da visão, doenças mentais e depressão”, afirmou.

O professor Marcelo comentou que programas de treinamento físico que considerem fatores sociais, ambientais e culturais para aumentar a atividade física são necessários para contrastar hábitos sedentários. Maiores esforços são necessários para prevenir o comportamento sedentário e a inatividade física. Este estudo indica que um programa de atividade física de seis anos pode induzir efeitos positivos sustentados na PA sistólica, glicemia de jejum e triglicérides.

A coordenadora da UATI Gerda Kewitz agradeceu o professor Marcelo Lima pela excelente palestra e valiosas orientações e o apoio da diretora pedagógica do Colégio Santo Antônio Narda Jorosky que possibilitou esta parceria tão importante para a UATI.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Smok - Instagram takipçi satın al - takipçi al - ElektronikSigara https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/