Clínica-Escola CEPP (Centro de Estudos e Práticas Em Psicologia)

O Centro de Estudos e Práticas em Psicologia é parte integrante do curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos. Consiste em um pólo de integração entre as práticas e os estudos de psicologia, podendo ser compreendido como um elo de ligação entre o curso e a comunidade local e regional, assim como parte fundamental da formação do profissional em psicologia.

Os objetivos primordiais são:

• Formação do aluno do curso de Psicologia, capacitando-o para o exercício profissional;
  • Atendimentos gratuitos à população.

Esse centro foi proposto com a finalidade de promover:

1. Aprestação de serviços à comunidade;
  2. Atendimento psicológico;
  3. Consultorias;
  4. Assessoria;
  5. Atividades de cunho científico e outras atividades que estejam de acordo com as possibilidades e objetivos do CEPP;
  6. Realização de estágios básicos e específicos do aluno do curso de Psicologia.

EQUIPE C.E.P.P.

Coordenação do Curso de Psicologia: Dra. Paula Ione C. Quinterno Fiochi

Coordenação do C.E.P.P.: Dr. Fábio Sagula de Oliveira

Vice coordenação do C.E.P.P.: Ms. Ana Clara Magalhães

Secretária: Daniele Cury

Supervisores de Estágios realizados no C.E.P.P.: Ms. Ana Lúcia dos Santos, Dr. Fábio Sagula de Oliveira, Ms. Patrícia Hobold Meurer, Dr. Paula Ione Quinterno Fiochi, Ms. Barbara Sinibaldi.

Supervisores de Estágios em Instituições: Ms. Bárbara Sinibaldi, Dr..Luiz Bosco Machado, Ms. Guilherme Providello, Ms. Ana Clara Magalhães. Dr. Fernando Zanetti, Ms. Caio Andreo.

Supervisores de Estágio Organizacional e Trabalho: Dr. Marcos Casadore e Matheus Viana.

Supervisores de Estágio Básico: Ms. Ana Clara Magalhães, Ms. Déborah Karolina Perez, Dra. Consuelo Eloy.

ESTÁGIOS

Os estágios, exigência curricular, são elemento integrante da formação, dando continuidade à construção do conhecimento e possibilitando a vivência do saber teórico adquirido nas disciplinas.

Os estágios articulam as vertentes do ensino e da pesquisa na prática das competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Assim, a organização dos estágios visa assegurar que o aluno atue em situações e contextos concretos, favorecendo o contato com o exercício profissional, integrando e consolidando os conhecimentos e competências e possibilitando a projeção de futuro como profissional em Psicologia.

Os estágios supervisionados estão estruturados em dois níveis: o básico e o específico. O foco do estágio básico é desenvolver práticas que integrem os conhecimentos adquiridos no núcleo básico, técnicos e comportamentais, atuando junto a pessoas e organizações. As atividades do estágio básico ocorrem do segundo ao sétimo termos, perfazendo um total de 140 horas.

O estágio específico visa desenvolver, na prática, os conhecimentos, as competências e as habilidades inerentes a cada ênfase, preparando o aluno para a atuação profissional. As atividades do estágio específico ocorrem a partir do oitavo termo e perfazem um total de 510 horas, para cada uma das ênfases.