Desde a sua origem, o NAU surge como um órgão institucional de apoio à comunidade acadêmica da Unifio. Enquanto órgão de natureza administrativa diretamente associado à Direção da Unifio, o NAU coordena o planejamento, a organização, a liderança e o controle das ações institucionais relacionadas à acessibilidade no campus.
Nesse sentido, o NAU realiza estudo constante das condições do campus e elabora propostas e sugestões de adequação de espaços, mobília, sistemas e processos de modo a garantir a plena acessibilidade a toda comunidade acadêmica.
O processo de elaboração de propostas e sugestões conta com diversos canais abertos de comunicação entre o NAU e a comunidade acadêmica. Dessa maneira, qualquer membro da Unifio, seja aluno ou colaborador, pode comunicar suas sugestões ao NAU.
Além disso, a equipe multidisciplinar do NAU conta com cadeiras reservadas a representantes de professores, funcionários e alunos, de modo que as demandas da comunidade acadêmica da Unifio em relação à acessibilidade podem ser levadas, por meio de seus representantes, à apreciação em reuniões ordinárias ou extraordinárias.
O NAU coloca-se à sua disposição para oferecer apoio e melhorar constantemente os serviços de acessibilidade à comunidade acadêmica da Unifio.
Está em curso atualmente a execução de um projeto conjunto entre o NAU, o Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) e o setor de Tecnologia da Informação (TI) no sentido de garantir acessibilidade tecnológica a experiências educacionais online. Além disso, tanto o Laboratório de Metodologias Ativas quanto as estações de trabalho da Central de Tutoria foram equipados com uma mobília adaptada para oferecer condições acessíveis e confortáveis a todos.
No que se refere a processos vestibulares ou de seleção, a Unifio têm adotado o seguinte modelo de atendimento:
Os edifícios que estão em processo de construção foram projetados de modo a manter o padrão de acessibilidade arquitetônica da Unifio. Nesse sentido, foram projetadas rampas de acesso, estabelecimento de piso tátil e corrimões, adaptações nos banheiros etc. O estacionamento para veículos da Unifio também preveem a reserva de vagas para pessoas com deficiência, reduzindo dessa maneira a barreira de transporte. Além disso, do ponto de vista didático-pedagógico, está em curso também a expansão da disciplina LIBRAS nos variados cursos oferecidos pela Unifio.
Criado com a finalidade de aprimorar as condições de formação e de trabalho, o NAU oferece um apoio para a superação de barreiras. Isso significa que, do ponto de vista da formação acadêmica e profissional, a empregabilidade é um dos eixos centrais em torno do qual as ações do NAU confluem.
As ações do NAU em torno do eixo da empregabilidade assumem, pelo menos, dois sentidos, um externo à instituição e um interno a ela.
O sentido externo diz respeito às ações de pesquisa que o NAU projeta realizar para os próximos anos. Essas ações visam a reunir dados e informações da comunidade regional atendida pela Unifio para atingir um duplo objetivo: [1] estreitar os laços com a comunidade externa e [2] preparar-se constantemente para a potencial demanda de serviços de formação a futuros profissionais capacitados.
O sentido interno refere-se a ações de criação de condições adaptadas, especiais e capazes de formar competências correspondentes ao aumento do grau de empregabilidade. Nesse sentido, o NAU cumpre a função de oferecer serviços especiais de adaptação formativa, visando a formar acadêmicos e profissionais aptos a empreenderem e/ou preencherem com competência vagas no mercado de trabalho.
A Unifio têm consciência de possibilidades disruptivas das tecnologias da informação e da comunicação para a melhoria da educação superior no contexto contemporâneo. Nesse sentido, o Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) da Unifio é um órgão que coordena as ações institucionais no sentido das inovações tecnológico-educacionais, atuando com destaque na implementação de experiências de educação online e de Blended Learning.
Porém, não é só isso. O NTEA tem uma frente de trabalho voltada à tecnologia assistiva. O NAU trabalha em ampla parceria com o NTEA na referida frente de trabalho, fornecendo dados e informações sobre necessidades de acessibilidade, bem como sugestões a respeito de possíveis soluções para problemas relacionados a barreiras que entravam o aprimoramento de condições formativas personalizadas.
Na linha de soluções tecnológicas para acessibilidade, sob a orientação do NAU, o NTEA e o setor de Tecnologia da Informação (TI) já vêm adaptando os microcomputadores da Unifio com softwares tais como Hand Talk, BR Braile, Dosvox, Easyvoice, Jecripe, Teclado Virtual, WebSonora, etc. O Ambiente Conhecer (AVA institucional) também vem sendo constantemente adaptado para oferecer acessibilidade tecnológica, comunicacional e atitudinal às experiências de educação online.
Atendimento Educacional Especializado – Pessoa com Surdez
Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Física
Atendimento Educacional Especializado – Deficiência Intelectual
Educação Inclusiva para Surdos – Desmistificando Pressupostos
Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência Física – Conquistas e Desafios
A Escolarização de Alunos com Deficiência Intelectual
Processo de Inclusão de Alunos Deficientes Visuais na Rede Regular de Ensino
Tecnologia Assistiva em Saúde para Cegos – Enfoque na Prevenção de Drogas
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
Contribuições de Vigotski para a Educação de Pessoas com Deficiência Visual
Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência)