Entrevista com o Egresso do Curso de Psicologia, José Augusto R. Sanches

falow

José Augusto R. Sanches,

egresso do Curso de Psicologia – 2014

Qual a sua formação no Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio (anteriormente Faculdades Integradas de Ourinhos- FIO)? Você poderia nos contar um pouco de sua trajetória em nossa instituição?

Eu me formei em Psicologia em 2014. Minha trajetória foi como, acho eu, de muitos estudantes, trabalhava e estudava, chegava em casa de madrugada e logo já começava a estudar novamente. Busquei estágios fora da faculdade como CIEE e FUNDAP e durante a graduação eu fui bem participativo. Procurei realizar cursos, congressos científicos, congressos internacionais, no qual alguns eu até fiz parte da comissão e auxiliei na organização. Resumidamente, eu sempre busquei conhecimento e estar sempre presente nos eventos e neste quesito a faculdade sempre me proporcionou campo. Tive professores inspiradores e muito acolhedores em minhas dúvidas, isso eu sou muito grato.

Egressos - José Augusto R. Sanches
Conte-nos um pouco da sua carreira profissional e dessa nova etapa da sua vida.

Logo após me formar busquei mercado de trabalho e iniciei dentro do espaço institucional. A partir de então realizei mais cursos e especializações e logo após me graduei com duas pós-graduações, e continuei o aperfeiçoamento na área. Sempre tive em mim a vontade de continuar com os processos de investigação científica e me tornar professor. Estudei muito, por muitas noites em claro. Tive vários “não” em minha trajetória, mas nunca desisti, me refazia e começava todo o processo novamente. Por dois anos fui aluno especial nas disciplinas da UNESP-ASSIS, na qual continuaria com o processo e prestaria o mestrado. Contudo eu havia feito um artigo internacional e enviado para a UNIVERSIDADE DO PORTO em Portugal e logo mais fui convidado a prestar o processo de mestrado. A partir de então voltei a rotina mais árdua de estudos, realizei as provas, entrevistas e dentro um número significante de inscritos fui selecionado em 4º lugar na lista de chamada com a segunda melhor nota. Vou estar na matéria de Psicologia do desenvolvimento e educação da criança: Proteção e direitos da criança.

Conseguir tal feito significou muito não apenas para meu legado profissional, mas acima de tudo para minha jornada pessoal. Novo país, nova cultura, novas experiências, sem falar que é umas das Universidades mais conceituadas da Europa, e que assim, meu currículo acadêmico e meu conhecimento irão ser muito valorizados. Embarco agora em setembro para o início do ano letivo e espero poder ser tão participativo quanto fui em minha graduação.

O que você deixaria de mensagem ou dica para os alunos que estão ingressando no curso?

Eu deixo a mensagem de que tenham foco e não permitam que ninguém os desanime, tudo depende do próprio esforço e do objetivo de que se almeja alcançar, nada é impossível, mas tudo é uma colheita. Então aos meus futuros colegas de profissão peço para que aproveitem o momento da graduação para decidirem o próprio futuro, pois é neste momento que irá se plantar o conhecimento do amanhã.