Depoimento da Egressa do Curso de Farmácia, Jéssica Cristina Bilizario Noguerol Andrade

“Ser farmacêutica é nunca desistir de amar o próximo e a sua profissão”.

Jéssica Cristina Bilizario Noguerol Andrade,

Egressa do curso de Farmácia – Unifio

Durante meu período de graduação nas Faculdades Integradas de Ourinhos – FIO, descobri que o campo de atuação para um farmacêutico é amplo, permitindo atuação nos mercados de análises clínicas, indústrias farmacêuticas, hospitais, pesquisa e desenvolvimento, venda de medicamentos, entre outros.

Após concluir a graduação, em 2012, optei pelo ramo de pesquisa e desenvolvimento no Programa de Aprimoramento em Micologia Médica da Unesp em Botucatu, o qual ingressei em 2013. Nos dois anos de pesquisa, adquiri experiência com o manejo de laboratórios de pesquisa. Tive contato com pacientes portadores de fungos sistêmicos, produção de meios de cultura, armazenamento, realização de exames, acompanhamento de evolução de pacientes, trabalho em equipe, o que despertou meu interesse pela área de doenças tropicais.

foto Jéssica Cristina Bilizario Noguerol Andrade

Em 2015 decidi dar continuidade aos estudos, ingressando no Mestrado em Doenças Tropicais, onde desenvolvi o projeto Análise do Perfil de Células CD4+ e Avaliação Genotóxica em Células Mononucleares Humanas Infectadas in vitro com Diferentes Espécies de Fungos do Gênero Cryptococcus ssp. Este trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento dos fungos Cryptococcus Neoformans e Cryptococcus Gatti perante as células de defesa do organismo e avaliar o dano causado pelos fungos no DNA. Em 2017 obtive o título de Mestre em Doenças Tropicais com a publicação do artigo Cryptococcus Neoformans and Gatti Promote DNA Damage in Human Peripheral Blood Mononuclear Cells na revista Medical Mycology.

Mesmo com a dedicação ao andamento do mestrado, consegui tempo suficiente para trabalhar como plantonista aos domingos em uma drogaria de Botucatu, o que me proporcionou experiência direta com clientes, vendas e medicamentos.

Ainda no ano de 2017 me mudei para Sorocaba após receber a oportunidade de emprego no hospital São Camilo de Itu. Dentro do ramo hospitalar, adquiri experiência com a gestão de estoques de medicamentos, manejo com equipes multidisciplinares, fiz parte da equipe de Gerenciamento de Risco e CIPA.

Atualmente, trabalho na área de análises clínicas, realizando exames bioquímicos, imunológicos, parasitológicos, análises hematológicas, micologia, microbiologia. Dei início a uma pós graduação na área de Gestão de Medicamentos com Ênfase em Farmácia Clínica.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com