Psicologia Matutino

Área de Conhecimento  Ciências Sociais e Comportamental
Grau Acadêmico  Bacharelado
Duração  10 semestres
Turno  Matutino
Área de Conhecimento
Ciências Sociais e Comportamentais
Grau Acadêmico
Bacharelado
Duração
10 semestres
Turno
Matutino

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A vida moderna, de grande complexidade, é resultante dos processos históricos e sociais em permanente e rápida transformação. Apresenta, sobretudo, atributos de racionalidade como elemento primordial, o que determina que as leis do mercado sejam definidoras dos comportamentos institucionais, grupais e individuais.

Nessa realidade, os processos de modernização trouxeram, ao lado de facilidades e confortos bem recebidos pelas pessoas, grupos e a sociedade em geral, a degradação da qualidade de vida, incluindo, entre outros aspectos, a fragilização dos processos psíquicos do ser humano.

Nesse panorama, observa-se que as pessoas têm percebido a necessidade de um reordenamento social e têm buscado caminhos para a criação de espaços onde possam desenvolver aspirações pessoais e relações interpessoais significativas e gratificantes. O ponto central e de referência para essa nova ordenação, é o psiquismo humano. Qualquer intervenção deverá estar apoiada em diferentes formas de investigação junto às pessoas, grupos e instituições sociais, seja nas situações cotidianas, como processo de desenvolvimento, seja nas situações de crise, como forma de reequilíbrio das estruturas e do funcionamento individual, grupal, institucional e social. É nesse contexto que a ciência psicológica insere-se, ao lado de outras ciências que contribuem para a compreensão dos variados planos das vivências humanas.

A Psicologia tem um importante papel na mudança de paradigmas e na promoção de práticas que favoreçam o desenvolvimento e a realização humana. Assim, o Projeto do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos, justifica-se pela importância da disciplina no mundo atual, como forma de entendimento, apoio e sustentação aos processos psíquicos individuais, grupais, institucionais e sociais. Justifica-se igualmente pela possibilidade de formar profissionais dessa área de conhecimento, com a função de atender à demanda existente na região. Assim, a implantação do Curso de Psicologia da Unifio, está respaldada pela comunidade local, que busca atendimento de problemas de várias ordens, desde aqueles vinculados a questões da infância, até àqueles relativos à realidade do trabalho.

Dessa forma, o princípio norteador do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio foi o de oferecer formação qualificada, coerente e condizente com uma atuação profissional diferenciada, e capaz de promover transformações pessoais e sociais significativas. O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio foi elaborado a partir das orientações constantes da Resolução CNE/CES n. 8, de 07 de maio de 2004, aprovada de acordo com os dispositivos do artigo 53 da Lei de Diretrizes e Bases e da Lei n. 9.131, de 15 de novembro de 1994. Nesse sentido, o Curso de Psicologia da Unifio está estruturado sobre dois núcleos formadores: núcleo básico e núcleo das ênfases curriculares.

Após cursarem as disciplinas do núcleo comum, será oferecida aos alunos a possibilidade de formação em duas ênfases curriculares, podendo resultar em percursos profissionais diferenciados. São elas: “Psicologia e Processos Clínicos” e “Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional”. As disciplinas do núcleo comum e as disciplinas das ênfases estão distribuídas em diferentes eixos estruturantes, permitindo ao futuro profissional o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão atuação profissional compatível com os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio. Pretende-se assim, que o Curso de Psicologia da Unifio tenha presença marcante em Ourinhos e região, abrindo possibilidades de formação e aprimoramento de profissionais da Psicologia e áreas afins e também atendendo às necessidades apresentadas pela comunidade. A qualidade de ensino e a atuação em projetos na comunidade são compromissos da instituição com as demandas regionais.

psicologia

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Área de Conhecimento
Ciências Sociais e Comportamentais
Grau Acadêmico
Bacharelado
Duração
10 semestres
Turno
Matutino

A vida moderna, de grande complexidade, é resultante dos processos históricos e sociais em permanente e rápida transformação. Apresenta, sobretudo, atributos de racionalidade como elemento primordial, o que determina que as leis do mercado sejam definidoras dos comportamentos institucionais, grupais e individuais.

Nessa realidade, os processos de modernização trouxeram, ao lado de facilidades e confortos bem recebidos pelas pessoas, grupos e a sociedade em geral, a degradação da qualidade de vida, incluindo, entre outros aspectos, a fragilização dos processos psíquicos do ser humano.

Nesse panorama, observa-se que as pessoas têm percebido a necessidade de um reordenamento social e têm buscado caminhos para a criação de espaços onde possam desenvolver aspirações pessoais e relações interpessoais significativas e gratificantes. O ponto central e de referência para essa nova ordenação, é o psiquismo humano. Qualquer intervenção deverá estar apoiada em diferentes formas de investigação junto às pessoas, grupos e instituições sociais, seja nas situações cotidianas, como processo de desenvolvimento, seja nas situações de crise, como forma de reequilíbrio das estruturas e do funcionamento individual, grupal, institucional e social. É nesse contexto que a ciência psicológica insere-se, ao lado de outras ciências que contribuem para a compreensão dos variados planos das vivências humanas.

A Psicologia tem um importante papel na mudança de paradigmas e na promoção de práticas que favoreçam o desenvolvimento e a realização humana. Assim, o Projeto do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos, justifica-se pela importância da disciplina no mundo atual, como forma de entendimento, apoio e sustentação aos processos psíquicos individuais, grupais, institucionais e sociais. Justifica-se igualmente pela possibilidade de formar profissionais dessa área de conhecimento, com a função de atender à demanda existente na região. Assim, a implantação do Curso de Psicologia da Unifio, está respaldada pela comunidade local, que busca atendimento de problemas de várias ordens, desde aqueles vinculados a questões da infância, até àqueles relativos à realidade do trabalho.

Dessa forma, o princípio norteador do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio foi o de oferecer formação qualificada, coerente e condizente com uma atuação profissional diferenciada, e capaz de promover transformações pessoais e sociais significativas. O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio foi elaborado a partir das orientações constantes da Resolução CNE/CES n. 8, de 07 de maio de 2004, aprovada de acordo com os dispositivos do artigo 53 da Lei de Diretrizes e Bases e da Lei n. 9.131, de 15 de novembro de 1994. Nesse sentido, o Curso de Psicologia da Unifio está estruturado sobre dois núcleos formadores: núcleo básico e núcleo das ênfases curriculares.

Após cursarem as disciplinas do núcleo comum, será oferecida aos alunos a possibilidade de formação em duas ênfases curriculares, podendo resultar em percursos profissionais diferenciados. São elas: “Psicologia e Processos Clínicos” e “Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional”. As disciplinas do núcleo comum e as disciplinas das ênfases estão distribuídas em diferentes eixos estruturantes, permitindo ao futuro profissional o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão atuação profissional compatível com os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio. Pretende-se assim, que o Curso de Psicologia da Unifio tenha presença marcante em Ourinhos e região, abrindo possibilidades de formação e aprimoramento de profissionais da Psicologia e áreas afins e também atendendo às necessidades apresentadas pela comunidade. A qualidade de ensino e a atuação em projetos na comunidade são compromissos da instituição com as demandas regionais.

Coordenador do Curso

Felipe Ferreira Pinto

felipe.ferreira@unifio.edu.br

O curso tem por objetivo formar profissionais com capacidade de reflexão e crítica, preparados ética, política, social e tecnicamente para atuação transformadora , preventiva, diagnostica e terapêutica nas áreas da psicologia clínica e psicologia do trabalho. Preconiza a ênfase nos processos das relações humanas, psicossociais, subjetivas, comportamentais, portanto, o curso está estruturado na perspectiva das Ciências Humanas. O curso de Psicologia mantém seu compromisso com o campo social e suas demandas, desenvolvendo atividades por meio de Projetos de Extensão, Organização de Eventos, estágios curriculares e extracurriculares, sob orientação de docentes, envolvendo alunos, profissionais dos serviços e comunidade.

Mercado de Trabalho

Áreas de Atuação

Diferenciais

Escolas

Empresas

Clínica

Unidades básicas de saúde

Hospitais

Fórum

Psicologia Clínica

Psicologia Escolar

Psicologia Educacional

Psicologia Organizacional

Psicologia do Trabalho

Psicologia do Trânsito

Psicologia Jurídica

Psicologia Infantil

Equipes multidisciplinares

Saúde Mental

Assistência Social

Projeto Integrador

Professores pós doutores, doutores e mestres

Professores que atuam nas áreas de suas disciplinas

Estágio supervisionado

Biblioteca virtual com mais de 30 mil títulos

Projetos de extensão orientados pelos docentes

Play
CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIFIO

MATRIZ CURRICULAR

1° Termo

Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia

Fundamentos Sócio-antropológicos da Psicologia

Fundamentos Filosóficos da Psicologia

Construção do Pensamento Científico

Fundamentos da Estrutura Político-Econômica

Processos Psicológicos Básicos

Seminário de Formação e Desenvolvimento I

Elementos de Comunicação e Expressão

Laboratório de Informática

2° Termo

Bases Biológicas do Comportamento

Estatística

Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais

Teorias e Sistemas em Psicologia

Psicologia do Desenvolvimento

Psicologia: Campos de atuação

Prática de Pesquisa Bibliográfica

Estágio básico I: Análise de Caso Psicossocial

3° Termo

Estatística Aplicada à Psicologia

Psicologia Experimental

Modelos de Pesquisa em Psicologia

Psicologia da Personalidade

Neurofisiologia

Seminário de Formação e Desenvolvimento II

Laboratório de Produção de Texto Científico

Estágio Básico II: Realização de Enquete

4° Termo

Técnicas de Exame Psicológico I

Psicologia Social

Psicologia da Saúde

Psicologia da Aprendizagem

Técnicas de Observação e Entrevista

Elaboração de Projeto de Pesquisa

Estágio básico III: Simulação e discussão de casos

5° Termo

Psicopatologia I

Técnicas de Exame Psicológico II

Ética Profissional

Psicodinâmica dos Grupos

Fundamentos da Psicologia do Trabalho

Fundamento da Psicologia Clínica

Seminário de Formação e Desenvolvimento III

Seminário de Projetos de Pesquisa

Estágio Básico IV: Trabalho de Campo

6° Termo

Técnicas de Dinâmica de Grupo

Psicopatologia II

Psicologia Institucional

Psicologia Comunitária

Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa

ENFASE A –Psicologia e Processos clínicos

Teorias e Técnicas Psicoterápicas I

ENFASE B – Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Psicologia do Trabalho: Paradigmas e Significados

Estágio Básico V: Observação Institucional

7° Termo

Apresentação das Pesquisas

Seminário de Formação e Desenvolvimento IV

ENFASE A e ÊNFASE B (Disciplina comum às duas ênfases)

Orientação Profissional

ENFASE A- Psicologia e Processos Clínicos

Psicodiagnóstico

Saúde Mental e Saúde Coletiva

Teorias e Técnicas Psicoterápicas II

ENFASE B- Psicologia do Trabalho e Processos Desenvolvimento Humano e Organizacional

Psicologia Social das Organizações

Teorias da Organização

Pesquisa e Diagnóstico em Psicologia do Trabalho

Estágio Básico VI – Prática de Entrevistas

8° Termo

ÊNFASE. A – Psicologia e Processos clínicos

Clínica Psicanalítica

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Psicoterapias de Grupo

Teorias Psicanalíticas I- FREUD

Teorias Psicanalíticas II- LACAN

Optativa A – I

ÊNFASE B – Psic.Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Intervenção nas Organizações

Gestão de Pessoas nas Organizações I

Processos de Mudança e Desenvolvimento Humano e Organizacional

Trabalho e Cotidiano

OPTATIVA B – I

ÊNFASE A – Psicologia e Processos clínicos

Estágio Específico – Práticas Clínicas no CEPP

ÊNFASE B – Psic. Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Estágio Específico – Práticas de Diagnóstico e Intervenções em Organizações

9° Termo

Seminário de Formação e Desenvolvimento V

ENFASE A – Psicologia e Processos Clínicos

Psicoterapias Breves

Teorias Psicanalíticas III- FREUD

Teorias Psicanalíticas IV – WINNICOTT

Tópicos Especiais em Análise do Comportamento

Práticas Institucionais

Optativa A – II

Optativa A – III

ENFASE B -– Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Gestão de Pessoas nas Organizações II

Genealogia e Trabalho

Trabalho e Movimentos sociais

Análise do Comportamento e Desenvolvimento Organizacional

Optativa B – II

Optativa B – III

ENFASE A – Psicologia e Processos Clínicos

Estágio Específico – Práticas Clínicas no CEPP

Estágio Específico – Práticas Clínicas em Instituições

ENFASE B – Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Estágio Específico – Práticas e Intervenções em Organizações e Instituições

10° Termo

ÊNFASE A e ÊNFASE B (Disciplinas Comuns às duas ênfases)

Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais

Optativa – IV

ENFASE A – Psicologia e Processos Clínicos

Psicologia Jurídica

Psicologia Hospitalar

Psicologia Escolar

TCC- Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Específico – Práticas Clínicas em Instituições

ENFASE B – Psicologia do Trabalho e Desenvolvimento Humano e Organizacional

Psicossociologia e Sociologia Clínica

Psicanálise Freudiana e Trabalho

Cooperativismo Popular e Economia Solidária

TCC- Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Específico – Práticas e Intervenções em Organizações e Instituições

OPTATIVAS ÊNFASE A- PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

Psicoterapia Infantil

Psicoterapia Familiar I

Psicoterapia Familiar II

Terapias Psicodramáticas

Psicomotricidade

Psicoterapia Infantil

Optativas Ênfase B- Psicologia do Trabalho e Desenvolvimento Humano e Organizacional

Processos de Trabalho e Saúde do Trabalhador

Família e Trabalho: Interfaces e Intervenções

Ações em Qualidade de Vida no Trabalho

Desemprego, Informalidade e Subemprego

Psicodrama Aplicado às Organizações

Processos de Trabalho e Saúde do Trabalhador

OPTATIVAS - 10º TERMO

Psicologia e Direitos humanos

Libras

Atividades complementares

OBJETIVOS DO CURSO

businessman

O curso tem por objetivo formar profissionais com capacidade de reflexão e crítica, preparados ética, política, social e tecnicamente para atuação transformadora: preventiva, diagnóstica e terapêutica nas áreas da Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho. Objetivos Específicos  Promover apropriação do conhecimento científico em Psicologia de forma integrada e produtiva. Reconhecer as diferentes correntes e concepções teóricas em Psicologia. Integrar os conhecimentos teóricos com as práticas profissionais, considerando os diferentes contextos. Articular os conhecimentos psicológicos com os de áreas afins. Contribuir para a construção do saber e do fazer psicológicos.  

PERFIL PROFISSIONAL

Manter uma postura permanentemente responsável por sua formação e aprimoramento;

Utilizar os métodos e técnicas da Psicologia na atuação profissional, acompanhando a evolução do conhecimento na área e em áreas de suporte;

Identificar as necessidades e expectativas das pessoas, grupos e instituições relativas às possibilidades de contribuição da psicologia;

Atender e acompanhar as demandas individuais, grupais,  institucionais e sociais, buscando melhorar a qualidade de vida e favorecer o desenvolvimento humano e social;

Analisar e intervir em situações e contextos em que seus conhecimentos e prática profissionais sejam necessários;

Trabalhar em equipes multiprofissionais e contribuir com profissionais de outras áreas, sempre que isso signifique agregação de valor à ação profissional e contribuição ao desenvolvimento humano;

Produzir novos conhecimentos e práticas, divulgando-as para favorecer o desenvolvimento de outros profissionais da Psicologia e de disciplinas afins;

Considerar, nas intervenções, o ser humano como ser integral e participante de um contexto dinâmico e em constante transformação.

Videos do Curso

Órgãos de Classe

O Conselho Federal de Psicologia exerce suas atividades através dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP), conforme a Lei Federal 5766/71. Cada Estado da Federação possui um CRP. Desta forma, temos: CRP-SP, CRP-PR e outros.

Para se inscrever em um CRP é necessário concluir o curso de graduação em Psicologia e colar grau.
Abaixo você encontra links diretos para as informações que você precisa.

CRP-SP [Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo]

Site oficial do conselho no Estado de SP: http://crpsp.org.br

Como realizar a inscrição: compareça pessoalmente na sede ou em uma das filiais do CRP-SP com a documentação descrita neste site: http://www.crpsp.org.br/portal/psicologo/registropf.aspx

Endereços importantes:
Existe a sede em São Paulo (capital) e mais 9 filiais. Cada filial tê sua área de jurisdição.

CRP-SP – Assis
Rua Osvaldo Cruz, nº 47 – Vila Xavier
Cep: 19800-080 – Assis/SP
Fones: (18) 3322-6224 ou 3322-3932

Para consultar a subsede da sua cidade no Estado de São Paulo, utilize o endereço: http://www.crpsp.org.br/portal/conselho/subsedes.aspx

CRP-PR [Conselho Regional de Psicologia do Estado do Paraná]

http://www.crppr.org.br/

Como realizar a inscrição: compareça com a documentação na sede em Curitiba ou em uma das subsedes (Londrina, Maringá e Cascavel). Também é possível realizar por correio.
Para obter o passo a passo, consulte: http://www.crppr.org.br/formulario_inscricao_principal.php

Endereços importantes:

CRP-PR – Sede
Avenida São José, 699 – 80.050-350
Fone: 41 – 3013-5766 / Fax: 41 – 3013-4119
Cristo Rei – Curitiba – PR

Os endereços das subsedes de Londrina, Maringá e Cascavel podem ser conferidos em http://www.crppr.org.br/pagina.php?idF=13

Caso precise de ajuda ou mais informações, procure a coordenação de Psicologia ou a direção da Unifio.

CFP - Conselho Federal de Psicologia

Clínica-Escola Cepp (Centro de Estudos e Práticas Em Psicologia)

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