Coordenador  Dra. Maria Elenice dos Santos, Ma. Gabriela Pereira Sander Papassoni
 
Grau Acadêmico  Pós-Graduação Lato Sensu
 
Duração  18 meses
 
Área  Educação
 
Dias e Horários  Sábados (das 8:00 às 13:00 e das 14:00 às 19:00), em média dois encontros quinzenais, respeitando-se os períodos de férias letivas.

Compartilhe em suas redes sociais!

Estudantes

Compartilhe em suas redes sociais!

Coordenador
Dra. Maria Elenice dos Santos, Ma. Gabriela Pereira Sander Papassoni
Grau Acadêmico
Pós-Graduação Lato Sensu
Duração
18 meses
Área
Educação
Dias e Horários
Integral aos sábados, em média dois encontros quinzenais.

O curso “O uso de metodologias ativas no ensino de Física e Matemática” está voltado para a capacitação de professores das redes públicas e privada no uso de tecnologias educacionais e Metodologias Ativas, mostrando a estes, formas alternativas de trabalhar em sala de aula, de forma mais dinâmica, permitindo que o aluno tenha mais interação e trabalho em equipe. Além disso, com a capacitação dos professores das áreas da Física e Matemática, o referido curso objetiva resgatar o interesse dos alunos para a investigação científica.

Objetivos:

– Capacitar os professores das redes pública e privada para o uso de novas Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas no ensino de Física e Matemática.

– Propor formas alternativas de se trabalhar em sala de aula, com base em novas tecnologias educacionais e Metodologias Ativas, visando uma atuação mais dinâmica do aluno em sala de aula, com base em aulas mais interativas, despertando seu interesse para a investigação científica.

– Mostrar abordagens, com base em ferramentas tecnológicas e Metodologias Ativas, para a solução de problemas do cotidiano do aluno, problemas da Física e Matemática, levando-os para a sala de aula e mostrando formas de solucioná-los.

– Fazer uso de tecnologias inovadoras para explicar conceitos teóricos em uma abordagem mais próxima da realidade dos alunos.

Local das Aulas:

Unifio – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

Previsão de Início:

Inscrições abertas. Início mediante formação de turma.

Carga Horária:

400 horas

O curso “O uso de metodologias ativas no ensino de Física e Matemática” está voltado para a capacitação de professores das redes públicas e privada no uso de tecnologias educacionais e Metodologias Ativas, mostrando a estes, formas alternativas de trabalhar em sala de aula, de forma mais dinâmica, permitindo que o aluno tenha mais interação e trabalho em equipe. Além disso, com a capacitação dos professores das áreas da Física e Matemática, o referido curso objetiva resgatar o interesse dos alunos para a investigação científica.

Objetivos:

– Capacitar os professores das redes pública e privada para o uso de novas Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas no ensino de Física e Matemática.

– Propor formas alternativas de se trabalhar em sala de aula, com base em novas tecnologias educacionais e Metodologias Ativas, visando uma atuação mais dinâmica do aluno em sala de aula, com base em aulas mais interativas, despertando seu interesse para a investigação científica.

– Mostrar abordagens, com base em ferramentas tecnológicas e Metodologias Ativas, para a solução de problemas do cotidiano do aluno, problemas da Física e Matemática, levando-os para a sala de aula e mostrando formas de solucioná-los.

– Fazer uso de tecnologias inovadoras para explicar conceitos teóricos em uma abordagem mais próxima da realidade dos alunos.

Local das Aulas:

Unifio – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

Previsão de Início:

Inscrições abertas. Início mediante formação de turma.

Carga Horária:

400 horas

A pós-graduação tem o papel fundamental de trazer a seus alunos os conhecimentos mais recentes relacionados à área escolhida. Os professores, a grande maioria deles também profissionais no mercado de trabalho, trazem para a sala de aula as pesquisas e conhecimentos atualizados de cada área de atuação para serem divididos com os alunos que, na maioria dos casos, têm pouco tempo para se dedicar à tarefa de pesquisa.

Os cursos também são importantes ferramentas de relacionamento para que os alunos deem continuidade a seus estudos, trilhando o caminho para um mestrado e posterior doutorado, ou à carreira profissional, estando melhor preparados para enfrentar a iniciativa privada.

Pós-Graduação Unifio, a qualidade de ensino é o que transforma.

Play

O Uso de metodologias ativas no ensino de Física e Matemática

Compartilhe em suas redes sociais!

CONTATO

Envie-nos uma mensagem

Para mais informações, entre em contato com o departamento de Pós-Graduação do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio.

Fone:  (14) 3302-6405
            (14) 3302-6487

Link WhatsApp:

clique aqui

E-mail: posgraduacao@fio.edu.br

Público Alvo

Graduados em curso superior reconhecido pelo MEC, nas áreas de Física, Matemática e Pedagogia.

Avaliação

Provas escritas e trabalhos individuais ou em grupo. Ao final de cada disciplina e curso os alunos avaliam os professores, a coordenação do curso, o atendimento administrativo e as instalações físicas.

Matriz Curricular

Disciplinas Presenciais:

1. Seminário Introdutório – Ambientação e Instrumentalização Tecnológica;

2. Fundamentos históricos, filosóficos e sociopolíticos das ciências;

3. Formação docente em tecnologia educacional e metodologias ativas para o ensino presencial, blended e a distância;

4. Didática no Ensino, na Aprendizagem e na Avaliação;

5. O uso das Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas: novas abordagens no ensino de Física;

6. O uso das Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas: novas abordagens no ensino de Matemática;

7. Metodologia Científica;

8. Práticas Pedagógicas para elaboração e aplicação de Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas.

Disciplinas EAD (20%)

1. Suporte e apoios aos discentes para elaboração de Artigos;

2. Suporte e apoios aos discentes para elaboração de Planos de Ensino e Práticas Educacionais.

Documentos Necessários para Matrícula

a) Uma Fotocópia do RG e do CPF*
b) Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*
c) Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)
d) Uma Fotocópia do Histórico da Graduação
e) Duas Fotos 3×4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)
f) Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*
g) Currículo*
h) Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

Frequência e Regime de Aprovação

Conforme a Resolução nº 01/2018 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete). Os Certificados de Especialização serão emitidos pela Unifio – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Número de Vagas

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

Envie-nos uma mensagem

CONTATO

Para mais informações, entre em contato com o departamento de Pós-Graduação do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio.

Fone:  (14) 3302-6405
(14) 3302-6487

Link WhatsApp: Clique aqui

E-mail: posgraduacao@fio.edu.br

Coordenadoras do Curso

Profa. Dra. Maria Elenice dos Santos

Tecnologias e Metodologias inovadoras vêm mudando o perfil da educação no Brasil e no mundo. O educador tem à sua frente novos desafios e o aluno da atualidade anseia por um papel mais ativo na construção do seu próprio conhecimento. O curso de “Metodologias ativas no ensino de Física e Matemática” trata-se de uma proposta que visa oferecer não só ferramentas metodológicas e tecnológicas para inovar nas aulas de Física e Matemática, nos níveis fundamental, médio e universitário, mas também proporcionar um espaço aberto para reflexões acerca das experiências vividas no âmbito acadêmico. Métodos disruptivos combinados com tecnologias e práticas experimentais, se empregados corretamente, podem converter-se em ferramentas capazes de mudar o perfil de aulas tradicionais, tornando-as mais dinâmicas e motivadoras proporcionando assim, tanto ao educador quanto aos seus alunos uma nova experiência de aprendizagem. Investir na formação do educador é o primeiro passo para mudar a Educação, para melhor.

Profa. Ma. Gabriela Pereira Sander Papassoni

Fala do Coordenador