Coordenador Dr. Gilson Aparecido Castadelli, Dra. Rosemary Trabold Nicácio
 
Grau Acadêmico Pós-Graduação Lato Sensu
 
Duração  18 meses
 
Área Educação
 
Dias e Horários  Integral aos sábados, em média dois encontros quinzenais.
 
 

Compartilhe em suas redes sociais!

Docência do Ensino Superior

Compartilhe em suas redes sociais!

Coordenador
Dr. Gilson Aparecido Castadelli, Dra. Rosemary Trabold Nicácio
Grau Acadêmico
Pós-Graduação Lato Sensu
Duração
18 meses
Área
Educação
Dias e Horários
Integral aos sábados, em média dois encontros quinzenais.

O presente curso destina-se a formação de professores para atuarem no Ensino Superior a partir dos princípios e fundamentos que regem a Educação 4.0, dessa forma, a metodologia de ensino ao longo do curso será baseada no princípio das metodologias ativas como aprendizagem colaborativa, peer instruction, sala de aula invertida, problematização, entre outras. As avaliações ocorrerão em cada disciplina e poderão utilizar-se de diferentes instrumentos sendo os critérios informados antecipadamente aos alunos.

Objetivo Geral:

Promover formação pedagógica com fundamentação teórico-metodológica que possibilite ao profissional atuar de forma crítica sobre os DESAFIOS da aprendizagem, utilizando-se de novas tecnologias, múltiplos olhares e diferentes linguagens na docência do Ensino Superior.

Objetivos Específicos:

Experienciar diferentes concepções de ensino e aprendizagem em cada nível e modalidade de ensino com vistas a promover a construção de uma ação docente de qualidade a partir de novos recursos pedagógicos.

Refletir sobre a educação e os diferentes processos de ensino e aprendizagem propiciando a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos saberes didático e pedagógicos.

Analisar criticamente a prática pedagógica considerando as atuais políticas públicas.

Compreender o papel do professor como pesquisador da própria ação docente.

Analisar o contexto da sala de aula, suas características e as especificidades da prática docente.

Conhecer as diferentes linguagens como meios de interlocução com os múltiplos saberes.

Entender a didática na perspectiva contemporânea.

Conhecer diferentes recursos para otimizar as práticas de ensino e promover  a aprendizagem. 

Local das Aulas:

UNIFIO – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

Previsão de Início:

Inscrições abertas. Início mediante formação de turma

Carga Horária:

400 horas

O presente curso destina-se a formação de professores para atuarem no Ensino Superior a partir dos princípios e fundamentos que regem a Educação 4.0, dessa forma, a metodologia de ensino ao longo do curso será baseada no princípio das metodologias ativas como aprendizagem colaborativa, peer instruction, sala de aula invertida, problematização, entre outras. As avaliações ocorrerão em cada disciplina e poderão utilizar-se de diferentes instrumentos sendo os critérios informados antecipadamente aos alunos.

Objetivo Geral:

Promover formação pedagógica com fundamentação teórico-metodológica que possibilite ao profissional atuar de forma crítica sobre os DESAFIOS da aprendizagem, utilizando-se de novas tecnologias, múltiplos olhares e diferentes linguagens na docência do Ensino Superior.

Objetivos Específicos:

Experienciar diferentes concepções de ensino e aprendizagem em cada nível e modalidade de ensino com vistas a promover a construção de uma ação docente de qualidade a partir de novos recursos pedagógicos.

Refletir sobre a educação e os diferentes processos de ensino e aprendizagem propiciando a articulação dos conhecimentos específicos das diversas áreas aos saberes didático e pedagógicos.

Analisar criticamente a prática pedagógica considerando as atuais políticas públicas.

Compreender o papel do professor como pesquisador da própria ação docente.

Analisar o contexto da sala de aula, suas características e as especificidades da prática docente.

Conhecer as diferentes linguagens como meios de interlocução com os múltiplos saberes.

Entender a didática na perspectiva contemporânea.

Conhecer diferentes recursos para otimizar as práticas de ensino e promover  a aprendizagem. 

Local das Aulas:

UNIFIO – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP.

Previsão de Início:

Inscrições abertas. Início mediante formação de turma

Carga Horária:

400 horas

A pós-graduação tem o papel fundamental de trazer a seus alunos os conhecimentos mais recentes relacionados à área escolhida. Os professores, a grande maioria deles também profissionais no mercado de trabalho, trazem para a sala de aula as pesquisas e conhecimentos atualizados de cada área de atuação para serem divididos com os alunos que, na maioria dos casos, têm pouco tempo para se dedicar à tarefa de pesquisa.

Os cursos também são importantes ferramentas de relacionamento para que os alunos deem continuidade a seus estudos, trilhando o caminho para um mestrado e posterior doutorado, ou à carreira profissional, estando melhor preparados para enfrentar a iniciativa privada.

Pós-Graduação Unifio, a qualidade de ensino é o que transforma.

Play

Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior

Compartilhe em suas redes sociais!

CONTATO

Envie-nos uma mensagem

Para mais informações, entre em contato com o departamento de Pós-Graduação do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio.

Fone:  (14) 3302-6405
            (14) 3302-6487

Link WhatsApp:

clique aqui

E-mail: posgraduacao@fio.edu.br

Público Alvo

Graduados em Curso de Ensino Superior nas diversas áreas.

Avaliação

Provas escritas e trabalhos individuais ou em grupo. Ao final de cada disciplina e curso os alunos avaliam os professores, a coordenação do curso, o atendimento administrativo e as instalações físicas.

Matriz Curricular

1. Inovação Disruptiva na Educação;

2. Cenário Histórico e Político da Educação;

3. Teorias da Aprendizagem;

4. Inclusão e Acessibilidade;

5. Metodologias Ativas I;

6. Práticas de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior I;

7. Políticas e Legislação Educacionais;

8. Ética e Responsabilidade Social na Contemporaneidade;

9. Espaços de Ensino na Contemporaneidade;

10. Planejamento, Currículo e Avaliação da Aprendizagem;

11. Metodologias Ativas II;

12. Práticas de Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior II;

13. Cultura e Poder nos Espaços de Aprendizagem;

14. Docência na Educação a Distância;

15. Laboratório de Pesquisa Científica: Fundamentos, Metodologias e Procedimentos;

16. Atividades Multidisciplinares;

Documentos Necessários para Matrícula

a) Uma Fotocópia do RG e do CPF*
b) Uma Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento*
c) Uma Fotocópia do Diploma de Graduação (frente e verso)
d) Uma Fotocópia do Histórico da Graduação
e) Duas Fotos 3×4 recente (Originais não pode ser digitalizadas)
f) Uma Fotocópia do Comprovante de Residência*
g) Currículo*
h) Contrato Assinado (3 vias impressas assinadas).

Frequência e Regime de Aprovação

Conforme a Resolução nº 01/2018 do CNE/CES, para ser aprovado no curso, o aluno deverá obter, em cada disciplina, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) e nota mínima de 7,0 (sete). Os Certificados de Especialização serão emitidos pela Unifio – Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, autorizada pela LDBEN nº 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Número de Vagas

Será necessário o número mínimo de 30 (trinta) alunos matriculados por curso para que seja confirmada a data de início das aulas. Se algum curso não preencher esse número mínimo de vagas, serão devolvidos aos inscritos os documentos.

Envie-nos uma mensagem

CONTATO

Para mais informações, entre em contato com o departamento de Pós-Graduação do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – Unifio.

Fone:  (14) 3302-6405
(14) 3302-6487

Link WhatsApp: Clique aqui

E-mail: posgraduacao@fio.edu.br

Coordenadores do Curso

Prof. Dra. Rosemary Trabold Nicácio

A docência no Ensino Superior requer domínio de conhecimentos específicos e didáticos, o que, nem sempre é considerado na formação inicial de bacharéis, por isso, esse curso potencializa a capacidade docente.

Prof. Dr. Gilson Aparecido Castadelli

Nossos alunos constroem seus conhecimentos para serem aplicados em situações reais no contexto profissional ou ainda para estabelecerem uma ponte para potencializar a carreira acadêmica.