cristiane.guarido@unifio.edu.br
O aluno formado pelo curso de Farmácia da Unifio será um profissional com formação generalista, apresentando competências e habilidades para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, individual e coletiva, podendo desenvolvê-las nas áreas assistenciais em farmácias e drogarias, na manipulação e produção industrial de medicamentos e cosméticos, nas análises clínicas e toxicológicas, na saúde pública, docência e pesquisa e no controle de qualidade.
A legislação tanto do Conselho Federal de Farmácia, bem como da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (órgãos que regulamentam a profissão), prevê a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em várias áreas.
Profissionais formados em Farmácia encontram um mercado de trabalho bastante promissor e de alta empregabilidade. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) revelam que 94,3% dos farmacêuticos do país estão empregados.
E o mercado de trabalho segue em ritmo aquecido. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da Secretaria do Trabalho, referentes ao primeiro trimestre de 2019, a profissão foi a segunda de nível superior que mais gerou novos empregos com carteira assinada no Brasil.
Esta realidade se deve pelas várias áreas de atuação do farmacêutico (aproximadamente 130 áreas), o que permite uma diversidade de atuação no mercado de trabalho.
Fonte: Conselho Federal de Farmácia
ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS
De acordo com a Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. Hoje, para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades, sendo que 4 delas foram publicadas após a edição desta resolução. Segue a lista:
CONTEMPLADAS NA RESOLUÇÃO CFF Nº 572, DE 25/04/2013
1. Alimentos funcionais e nutracêuticos 2. Análises clínicas 3. Análises toxicológicas 4. Antroposofia 5. Assistência farmacêutica 6. Assuntos regulatórios 7. Atenção farmacêutica 8. Atenção farmacêutica domiciliar 9. Atendimento farmacêutico de urgência e emergência 10. Auditoria em saúde 11. Avaliação de tecnologia em saúde 12. Bacteriologia clínica 13. Banco de leite humano 14. Banco de materiais biológicos 15. Banco de órgãos, tecidos e células 16. Banco de sangue 17. Banco de sêmen 18. Biofarmácia 19. Biologia molecular 20. Bioquímica clínica 21. Biotecnologia industrial 22. Citogenética 23. Citologia clínica 24. Citopatologia 25. Citoquímica 26. Controle de qualidade 27. Controle de qualidade de alimentos 28. Controle de qualidade e tratamento de água 29. Controle de vetores e pragas urbanas 30. Cultura celular 31. Dispensação 32. Docência do ensino superior 33. Educação ambiental 34. Educação em saúde 35. Empreendedorismo 36. Epidemiologia genética 37. Estratégia Saúde da Família (ESF) 38. Farmácia clínica domiciliar 39. Farmácia clínica em cardiologia 40. Farmácia clínica em cuidados paliativos 41. Farmácia clínica em geriatria 42. Farmácia clínica em hematologia 43. Farmácia clínica em oncologia 44. Farmácia clínica em pediatria 45. Farmácia clínica em reumatologia 46. Farmácia clínica em terapia antineoplásica 47. Farmácia clínica em unidades de terapia intensiva 48. Farmácia clínica hospitalar 49. Farmácia comunitária 50. Farmácia hospitalar e outros serviços de saúde 51. Farmácia magistral 52. Farmácia oncológica 53. Farmácia veterinária 54. Farmacocinética clínica 55. Farmacoeconomia 56. Farmacoepidemiologia 57. Farmacogenética 58. Farmacogenômica 59. Farmacologia clínica 60. Farmacovigilância 61. Garantia da qualidade 62. Gases e misturas de uso terapêutico 63. Genética 64. Gerenciamento dos resíduos em serviços de saúde 65. Gestão ambiental 66. Gestão da assistência farmacêutica 67. Gestão da qualidade 68. Gestão de farmácias e drogarias 65. Gestão ambiental 66. Gestão da assistência farmacêutica 67. Gestão da qualidade 68. Gestão de farmácias e drogarias 69. Gestão de risco hospitalar 70. Gestão e controle de laboratório clínico 71. Gestão em saúde pública 72. Gestão farmacêutica 73. Gestão hospitalar 74. Hematologia clínica 75. Hemoderivados 76. Hemoterapia 77. Histocompatibilidade 78. Histoquímica 79. Homeopatia 80. Imunocitoquímica 81. Imunogenética 82. Imunohistoquímica 83. Imunologia clínica 84. Imunopatologia 85. Indústria de cosméticos 86. Indústria de farmoquímicos 87. Indústria de saneantes 88. Indústria farmacêutica e de insumos farmacêuticos 89. Logística farmacêutica 90. Marketing farmacêutico 91. Medicina tradicional chinesa-acupuntura 92. Metodologia de ensino superior 93. Micologia clínica 94. Microbiologia clínica 95. Microbiologia de alimentos 96. Nanotecnologia 97. Nutrição enteral 98. Nutrição parenteral 99. Nutrigenômica 100. Parasitologia clínica 101. Pesquisa clínica 102. Pesquisa e desenvolvimento 103. Pesquisa e desenvolvimento de alimentos 104. Planejamento e gestão educacional 105. Plantas medicinais e fitoterapia 106. Produção de alimentos 107. Radiofarmácia 108. Reprodução humana 109. Saúde ambiental 110. Saúde coletiva 111. Saúde do trabalhador 112. Saúde ocupacional 113. Segurança no trabalho 114. Tecnologia de fermentação 115. Termalismo social/crenoterapia 116. Toxicogenética 117. Toxicologia ambiental 118. Toxicologia analítica 119. Toxicologia clínica 120. Toxicologia de alimentos 121. Toxicologia de cosméticos 122. Toxicologia de emergência 123. Toxicologia de medicamentos 124. Toxicologia desportiva 125. Toxicologia experimental 126. Toxicologia forense 127. Toxicologia ocupacional 128. Toxicologia veterinária 129. Vigilância epidemiológica 130. Vigilância sanitária 131. Virologia clínica
PUBLICADAS APÓS EDIÇÃO DA RESOLUÇÃO/CFF Nº 572, DE 25/04/2013
132. Floralterapia (Resolução nº 611/2015)
133. Perfusão sanguínea (Resolução nº 624/2016)
134. Saúde Estética (Resoluções nºs 573/2013, 616/2015 e 645/2017)
135. Vacinação (Resolução nº 654/2018)
– Estrutura física de laboratórios multidisciplinares (anatomia, química, biologia celular e molecular, microscopia, informática, dentre outros) condizente com o número de alunos, com equipamentos modernos e em quantidade suficiente para o desenvolvimento de aulas práticas.
– Farmácia Escola com estrutura de laboratórios de manipulação de diferentes áreas, bem como controle de qualidade.
– Laboratório Didático de Farmacotécnica, Cosmetologia e Tecnologia Farmacêutica totalmente equipado e moderno.
– Laboratório de Análises Clínicas estruturado com equipamentos e produtos de última geração.
– Estímulo ao aluno em desenvolver projetos de pesquisa, inclusive com apresentação em congressos nacionais e internacionais.
– Aulas práticas diferenciadas desde o primeiro ano do curso
– Estágios oferecidos do 4º ao 10º termo, capacitando o aluno para o mercado de trabalho.
– Visitas Técnicas com o intuito de inserir o aluno na realidade de mercado.
– Cursos de Extensão para capacitação e integração de novos assuntos e competências.
– Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC.
Competências e habilidades gerais – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção de enfermidades, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo; – Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas. – Comunicação: os profissionais de saúde devem mostrar habilidades de comunicação verbal e não verbal, escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação. Devem ser acessíveis a diferentes públicos com diferentes níveis de formação. – Domínio da Informação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. – Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz; – Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde; – Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre esses futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais. Competências e habilidades específicas – respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional; – atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção de enfermidades, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o; – atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com máxima produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética; – reconhecer a saúde e condições dignas de vida como direitos e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; – conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos; – desenvolver assistência e atenção farmacêutica; – atuar na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos; – atuar em vigilância sanitária, órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional; – atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos e alimentos; – realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança; – identificar e avaliar as interações medicamentosas; – atuar em estudos de utilização de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia; – atuar no desenvolvimento e operação de centros de informação de medicamentos e toxicológicos para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades; – atuar na dispensação de medicamentos e produtos para a saúde; – participar na formulação, implementação e avaliação de políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica; – atuar na formulação e produção de medicamentos e cosméticos em qualquer escala; – atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público quanto do privado; – desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico; – atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos farmacêuticos obtidos por biotecnologia e nanotecnologia; – realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio-ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto; – atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia; – gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;farmácias e drogarias; farmácias hospitalares; distribuidoras de fármacos e medicamentos; dentre outros. – atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
O bacharel farmacêutico formado na Unifio, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências gerais:
O bacharel farmacêutico formado na Unifio, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências específicas:
Promover a graduação de um farmacêutico, dentro das seguintes propostas:
– Proporcionar formação geral técnico-científica, ética e humanística e desenvolver habilidades para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo;
– Garantir, através da fundamentação teórica e técnica, uma base para ação competente e eficaz que os capacite a analisar situações, identificar problemas, planejar ações, elaborar e definir propostas de soluções no âmbito de sua atuação;
– Valorizar a prática como eixo organizador do currículo recebendo uma sólida formação básica que aborde as áreas de conhecimentos e habilidades fundamentais à formação profissional e acadêmica;
– Promover a inserção do aluno nos cenários reais da atuação farmacêutica, e sua atuação de forma progressivamente responsável;
– Valorizar estratégias de ensino/aprendizagem que estimulem a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento de forma continuada, desenvolvendo, através da reflexão e da metodologia científica, o espírito crítico;
– Desenvolver no profissional a competência para atuar e comunicar-se em equipe multidisciplinar, assumindo posições de gerência e liderança, de forma adequada à realidade no mercado de trabalho.
O curso de Farmácia da Unifio, terá como objetivo formar o profissional farmacêutico, utilizando para isto, um currículo integrado e abrangente, voltado à uma visão generalista para as áreas múltiplas áreas de atuação deste profissional.
Como componentes específicos da área, o curso de Farmácia terá por objetivos:
– Focar as habilidades e os saberes fundamentais da área para formação do profissional farmacêutico, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais, os conhecimentos que compõem o perfil profissional (incluindo questões sobre cidadania, ética e função social da profissão), as possibilidades da articulação teoria/prática e o desenvolvimento do processo pedagógico desejáveis para a formação na área da Farmácia;
– Entender o processo de formação como parte do processo de educação permanente;
– Pautar o processo de avaliação da área de Farmácia pela políticas setoriais de saúde, principalmente de medicamentos e assistência farmacêutica.
– Investigar os conteúdos do curso por meio da exploração de níveis diversificados de habilidades e saberes em cada questão.
– Investigar o domínio dos conhecimentos e as habilidades esperadas para o perfil profissional.
O curso de Farmácia da Unifio, terá como objetivo formar o profissional farmacêutico, utilizando para isto, um currículo integrado e abrangente, voltado à uma visão generalista para as áreas múltiplas áreas de atuação deste profissional.
O Conselho Federal de Farmácia exerce suas atividades através dos Conselhos Regionais de Farmácia (CRF), conforme a Lei Federal 3820/60. Cada Estado da Federação possui um CRF. Desta forma, temos: CRF-SP, CRF-PR, CRF-RJ e outros.
Para se inscrever em um CRF é necessário concluir o curso de graduação em Farmácia e colar grau. Mesmo sem o diploma, mas desde que colado grau, você já poderá requerer sua inscrição junto a qualquer CRF.
Abaixo você encontra links diretos para as informações que você precisa.
site oficial do CRF-SP: http://www.crfsp.org.br/
Como realizar a inscrição: Compareça pessoalmente na sede ou em uma das filiais do CRF-SP com a documentação.
Documentação necessária para inscrição:
… para mais informações sobre inscrições no CRF-SP, clique no link a seguir: http://www.crfsp.org.br/atendimento-servicos/138-farmaceutico.html
Endereços importantes:
CRF-SP – Sede
Rua Capote Valente, 487 – Jardim América
CEP 05409-001 – São Paulo – SP
Telefone (11) 3067-1450 – Fax (11) 3064-8973
Atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30. Sábado das 9h às 12h
Filiais em: Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, SP – Sub-Sede Leste, SP – Sub-Sede Sul, SP – Sub-sede Norte, SP – Sub-sede Centro
Filiais mais próximas de Ourinhos:
CRF-SP – Avaré
Rua Rio de Janeiro, 2075 – Centro
CEP 18701-200 – Avaré – SP
Telefone (14) 3733-3583 – Fax (14) 3733-3617
Atendimento: Segunda a sexta das 8h30 às 12h00 e 13h às 17h30
CRF-SP – Bauru
Rua Araújo Leite, 25/26 – Vila Santa Tereza
CEP 17012-055 – Bauru – SP
Telefone (14) 3224-1884 – Fax (14) 3234-2079
Atendimento: Segunda a sexta das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
CRF-SP – Marília
Av. Rio Claro, 203 – Cascata
CEP 7515-010 – Marília – SP
Telefone (14) 3422-4398 – Fax (14) 3422-4398
Atendimento: Segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30
Para consultar o endereço das outras filiais de SP, acesse o endereço http://www.crfsp.org.br/
Como realizar a inscrição: confira o passo a passo em http://crf-pr.org.br/inner/insc_profissionais.php
Documentação necessária:
se o seu diploma ainda não foi expedido, você realizará a inscrição provisória, caso esteja com ele em mãos, será a inscrição definitiva. Consulte os documentos necessário para cada tipo em:
Endereços importantes:
CRF-PR – Sede
Rua Itupava,1235 – Alto da XV
Curitiba – Paraná
Tel/fax: (41) 3363-0234 e (41)3901-2345
CEP: 80040-000
Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 08h30min às 17h
CRF-PR – CASCAVEL
Coordenadora: Farm. Joyce Thais Bogger
Vice-Coordenador: Farm. Maria do Carmo Beraldo Wagner
Endereço:
Rua Souza Naves, 3983 sala 403 e 404 – 85807-690 – Cascavel – Paraná
Telefax: (45)3902-1810
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h
CRF-PR – LONDRINA
Coordenador: Farm. Sandra Iara Sterza
Endereço:
Rua Souza Naves, 612 sala 12 – 1º andar – 86010-170 – Londrina – Paraná
Telefax: (43) 3321-6803
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h
CRF-PR – MARINGÁ
Coordenador: Farm. Emyr Roberto Carobene Franceschi
Vice-Coordenador: Farm. Luiz Miura
Endereço:
Av. Carneiro de Leão, 135 – 2º andar – Sala 204 – 87014-010 – Maringá – Paraná
Telefax: (44)3901-1630
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h
CRF-PR – PONTA GROSSA
Coordenador: Farm. José Carlos Tozetto Vettorazzi
Vice-Coordenador: Farm. Paulo Roberto Fávero
Endereço:
Rua Jacob Holzmann, 233 – Edifício Philadelphia – 7° andar – Ponta Grossa – Paraná
Telefax: (42) 3901-1330
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h
Caso precise de ajuda ou mais informações, procure a direção da Unifio.