UNIFIO realizou Workshop de Projetos Integradores

O Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO realizou, nos dias 11, 12 e 13 de maio, no Anfiteatro 3 (Irmãos Quagliato), o Workshop de Projetos Integradores. A VII edição do evento que reuniu a comunidade acadêmica de todos os cursos teve a participação especial de representantes do Conselho Regional de Engenharia (CREA), do SEBRAE e da Fundação Getúlio Vargas.

A edição 2022 teve a participação de 1.117 alunos de 21 Cursos de Graduação e um total de 181 projetos, sendo 95 de extensão; 37 acadêmicos e 49 de inovação e empreendedorismo.

Para entender melhor os objetivos do evento conversamos com o coordenador dos Projetos Integradores da UNIFIO, o professor Rogério Marinke – segundo ele “as pesquisas científicas que buscam aprimorar e sugerir as melhores práticas que envolvem metodologias de ensino e aprendizagem, demonstram e incentivam as instituições de ensino superior a se reinventarem e aprimorarem, tanto as relações entre teoria e prática dos conteúdos das disciplinas, bem como, o envolvimento de todos que fazem parte do ambiente regional onde está inserida a instituição, sejam empresários, pais de alunos e comunidade externa em geral”.

Marinke ressaltou que “esse envolvimento, segundo diversos pesquisadores, propicia aos alunos uma experiência única na construção do conhecimento.

Alinhado com este objetivo, o Centro Universitário UNIFIO, incluiu nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), o Projeto Integrador (PI), fruto da notória necessidade de um processo de integração teoria-prática, de interdisciplinaridade, de pesquisa como elemento educativo, bem como de problematização e contextualização, de integração ao mercado de trabalho, de capacidade de trabalho em equipe, autônoma e empreendedora”.

Os PIs possuem como característica curricular a linearidade de aumento de sua complexidade ao decorrer do curso, objetivando capacitar os discentes por meio de atividades práticas contextualizadas nos conhecimentos e habilidades desenvolvidas nas unidades curriculares dos termos e/ou semestres correntes dos respectivos cursos, tais como: trabalho em grupo, comunicação oral e escrita, resolução de problemas, pensamento crítico, criativo e metodológico.

Workshop de Projetos Integradores

Todos os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Projetos Integradores participam, ao final de cada semestre letivo, do Workshop de Projetos Integradores, no qual os alunos realizam a apresentação oral e a exposição de banners dos projetos desenvolvidos.