UNIFIO formou primeira turma de Bacharelado em Ciências Biológicas

O Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário UNIFIO conta com uma tradição de quase 50 anos de existência. Nesse tempo já formou centenas de profissionais. Porém, até pouco tempo atrás, o foco do Curso estava concentrado na área de Licenciatura.

Em 2016, teve início o programa do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas na UNIFIO, sob a coordenação do professor Dr. Odair Francisco. Segundo ele, o curso foi projetado para fornecer aos alunos uma base sólida em Ciências Biológicas, com a qual eles podem se especializar em uma das três áreas concentração: Biotecnologia, Ciências da Saúde e Meio Ambiente.

Este novo Curso explora uma ampla gama de tópicos, com foco aplicado em grandes temas em torno de Biologia Molecular, Zoologia, Imunologia, Morfologia Animal e Humana, Botânica, Ecologia, Microbiologia, Biologia Celular, Genética, Parasitologia, Evolução e muitos outros Componentes Curriculares que integram a Matriz do Curso, além de envolvimento com temas voltados para pesquisas.

Para os novos Bacharéis, uma “Carreira Profissional em Ciências” pode caracterizar-se de enorme valor social, pois o egresso do Curso de Ciências Biológicas da UNIFIO está apto a atuar nas mais diversas áreas do conhecimento e do mercado, como em Empresas que atuam no setor de Biotecnologia Aplicada ao Agronegócio e à Saúde Humana,  no Melhoramento Genético de Plantas, em processos de Produção de Sementes de maior valor comercial, Controle Biológico de Pragas e Doenças, nos processos de Controle de Resíduos de Produção e Gestão Ambiental de grandes empresas, no Controle de Qualidade na Indústria de Alimentos, assim como nos processos de fermentação em Indústria de Bebidas, Alimentos e Combustíveis.

Além disso, dentre o enorme leque de oportunidades de trabalho e empregabilidade do Biólogo, destacam-se a atuação junto aos processos de emissão de Relatórios de Estudo de Impacto Ambiental, para que determinada empresa ou proprietários rurais possam obter Licença Ambiental para uso de área ou recursos necessários à sua atividade econômica. O Biólogo pode também trabalhar em organizações não governamentais, em autarquias (como o IBAMA e o ICMBio); em atividades de sensoriamento remoto, com imagens de satélite, aplicadas ao melhor planejamento de safras, ao estudo do clima, fiscalização de queimadas e desmatamentos,  verificação da presença de pragas em plantações, entre outras inúmeras aplicações.

O aluno do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UNIFIO, por meio de seus professores, recebe cotidianamente sólida formação teórica e prática, além de orientações para sua carreira. Aos alunos que queiram seguir a área acadêmica como professor e/ou pesquisador em Universidades e Instituições de Pesquisa, a matriz de disciplinas proporciona atividades voltadas para a melhor aquisição de Competências e Habilidades que possam fundamentar a continuidade de seus estudos, oferecendo condições para ingresso em programas de Mestrado de excelência.

A Turma de 2016 teve um currículo aprofundado com ampla abordagem, com aulas 100% presenciais ministradas por professores Mestres e Doutores.  Dentre estas aulas, houve uma grande carga horária prática onde os alunos puderam desenvolver habilidades tanto em laboratório quanto a campo. Os laboratórios da UNIFIO são modernos e contam com equipamentos de ótima qualidade.

O Centro Universitário UNIFIO conta com Laboratório de Biologia Molecular; Laboratórios de Análises Clínicas; Laboratórios de Microscopia e Microbiologia; Laboratório de Anatomia e um Ambiente de Estufa para Produção de Mudas e de Sementes; uma APP – Área de Preservação Permanente Modelo, que está implantada em uma área da Fazenda Escola, onde são realizadas observações de fauna e de flora. Além disso, o Curso dispõe também de um Moderno Laboratório de Ciências Naturais, onde os alunos encontram o herbário e um rico acervo zoológico. Com relação às atividades de campo, o Curso de Ciências Biológicas da UNIFIO se destaca, pois os conhecimentos das grandes áreas Botânica, Ecologia e Zoologia são solidificados e aprimorados em aulas práticas em ecossistemas naturais, como Floresta Atlântica de Interiores; Cerrado; Ambientes Costeiros, como Manguezal; Mata Atlântica de Encosta; Ambientes de Restinga; Praias de Sedimento não Compactado; Praias de Costão Rochoso etc, entre as quais são realizados em Praias do Litoral Norte Paulista – Ubatuba e Estação Ecológica Picinguaba, Manguezais. Assim, o referido curso, tem como missão ajudar a resolver o problema da escassez de profissionais com habilidades diversas nas Ciências da Vida, especialmente em tempos tão desafiadores para a ciência, para o Meio Ambiente; para a Sociedade e para o Mercado de Trabalho.

A vice-presidente da Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM) Beatriz Quagliato Porto, a reitora UNIFIO Gláucia Librelato Gonçalves, a pró-reitora Glauka Archangelo e o coordenador de Ciências Biológicas professor doutor Odair Francisco parabenizam os graduados da primeira turma de Bacharelado e desejam aos novos Biólogos, muito sucesso, coragem e perseverança em suas jornadas.

“As sementes foram plantadas em vocês, cabe a cada um cultivar um caminho de luta e conquistas com todo o conhecimento adquirido e todas as experiências vividas!” afirmou professor Odair.

Se você tem interesse pela área das Ciências Biológicas, tem curiosidade científica e gosta da natureza e de tecnologia, venha conhecer o nosso novo curso (Facebook: /cienciasbiologicasfio) e faça parte da nossa comunidade.