UATI UNIFIO entra na Era digital

Durante o período de distanciamento social as atividades com a terceira idade serão mantidas por meio de aulas remotas

A Universidade Aberta à Terceira Idade do Centro Universitário UNIFIO, seguindo as recomendações das autoridades da saúde pública e da educação, teve suas atividades presenciais suspensas desde março, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus. Porém, a coordenadora do curso, Professora Gerda Kewitz, manteve contato contínuo com as alunas sugerindo atividades que pudessem realizar em casa para amenizar os reflexos desse momento.

Para ampliar ainda mais a aproximação entre a instituição e os estudantes da terceira idade, no próximo dia 26 de maio a UATI passará a utilizar a tecnologia para manter suas atividades. Com esta iniciativa, a UATI do Centro Universitário UNIFIO passa a utilizar metodologias de aprendizagem ativa que permitirão o desenvolvimento dos conteúdos em tempos de distanciamento social e, mais que isso, facilitarão a inclusão digital dos estudantes.

A utilização da tecnologia para as aulas faz parte da nova rotina de ensino do Centro Universitário UNIFIO para totalidade de seus cursos de graduação desde o início da suspensão das aulas. Aulas remotas, debates, palestras e diversas outras atividades acadêmicas têm sido realizadas virtualmente.

Contando com apoio e suporte do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) do Centro Universitário UNIFIO, coordenado pelo Prof. Dr. Gilson Castadelli, a coordenação e os professores já estão prontos para o ingresso da UATI na Era digital.

De acordo com Gerda Kewitz, o objetivo é oferecer às alunas alternativas para a continuidade do curso neste momento de incertezas. “Participamos de várias vídeoconferências para implementar e organizar as aulas remotas, contando com todos os recursos disponibilizados pelo NTEA, o apoio e incentivo do professor Gilson e da Reitoria”.

As metodologias ativas são inovadoras na medida em que colocam o estudante como protagonista no processo de aprendizagem. Os professores já as utilizavam como ferramentas de ensino em suas aulas presenciais. Agora, com as aulas remotas o uso da tecnologia ampliou as oportunidades de alcance do conhecimento por meio dessas estratégias digitais.

Essa iniciativa só foi possível após a publicação da Portaria nº 345/2020 pelo Ministério da Educação, que autorizou em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação. De acordo com o professor Gilson Castadelli, “atendendo a solicitação da Reitoria, no dia 14 de março iniciamos a elaboração de um Plano de Contingência que atendesse todo o Centro Universitário UNIFIO no sentido de realizar um desenho pedagógico para uso do ambiente virtual de aprendizagem utilizado na IES, o Ambiente Conhecer (Plataforma Moodle), bem como o planejamento para a capacitação dos professores que teriam o desafio de administrar suas aulas remotas por meio das ferramentas indicadas”.

As atividades baseadas no uso de Tecnologias de Informação e Comunicação para situações educacionais e aplicação de metodologias ativas tornaram possível aos professores, uma postura proativa de enfrentamento diante a situação de afastamento social causada pela pandemia e todos conseguiram se adaptar rapidamente aos procedimentos operacionais desenhados.

Com base em princípios consagrados de Design Instrucional, os estudantes acessam suas salas virtuais que alojam os conteúdos disponibilizados pelos professores tais como links com sugestões de vídeos, arquivos de texto, arquivos sonoros, aulas ao vivo e gravadas, exercícios, fóruns de discussão e atividades avaliativas garantindo assim o bom andamento do semestre letivo, conforme determina o MEC e sem prejuízo ao percurso acadêmico.

Os encontros presenciais conectados com os alunos, sempre ficam gravados e são disponibilizados nas salas virtuais construídas dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem Conhecer, enfatiza o professor Castadelli.

Os alunos e professores também são informados semanalmente pelos Comunicados Oficiais editados pela  Reitoria com o apoio da Comissão Consultiva Docente nas  tomadas de decisão nos assuntos que envolvem a COVID-19, quanto aos procedimentos que a IES adota de acordo com as recomendações dos órgãos governamentais de nosso país.

Alinhado com esse movimento de comunicação franca, aberta e informativa, semanalmente há um momento de conversa com os professores para orientações gerais por intermédio de videochamadas ou as conhecidas Lives.

Segundo o Reitor do Centro Universitário UNIFIO, Prof. Murilo Ángeli dos Santos, “vivemos um momento completamente atípico no Mundo mas todos aqui estão enfrentando com muita disposição. Professores, alunos e funcionários mostram diariamente uma atitude de muita responsabilidade”. E completou “sabemos que tudo isso vai passar mas não podemos esperar passivamente. Uma instituição como a nossa tem muito a oferecer para a sociedade e estamos muito empenhados. Com a UATI não poderia ser diferente”, disse Santos.