Mais uma iniciativa de sucesso UNIFIO Agronomia UNIFIO implanta Horta Universitária e beneficia entidades assistenciais com sua produção

Rose Pimentel Mader

 

A Faculdade de Agronomia Fernando Luiz Quagliato do Centro Universitário UNIFIO assina mais uma iniciativa de sucesso: a Horta Universitária. O projeto implantado em março desse ano, está em pleno desenvolvimento. Sediado na Fazenda Experimental do Campus, rendeu neste mês de agosto uma expressiva produção de hortaliças que beneficiou diversas entidades assistenciais locais e, também, os colaboradores da Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM) – UNIFIO e Colégio Santo Antônio.

Ao todo, na primeira colheita, foram 600 pés de alface, doados aos colaboradores da FEMM (UNIFIO e CSA) e às instituições de caridade de Ourinhos: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Ourinhos) responsável Flávia Botareli de Almeida, coordenadora social; Lar Santa Tereza Jornet, responsável Madre Pilar; Casa Arco Iris, responsável Mariana Moia Tobias; Centro POP, responsável Antônio Carlos Mazzetti (Tico).

A Horta Universitária é uma estratégia de ensino com foco principal em criação e manutenção do vínculo entre os cursos da UNIFIO, assim como disciplinas correlacionadas e assegura a interdisciplinaridade, ou seja, uma relação entre o entendimento das disciplinas nas suas mais variadas áreas, o que torna este espaço inovador e dinâmico, onde as aprendizagens são ampliadas.

A Horta foi idealizada pelos professores do Curso de Agronomia Dr. Renato Maravalhas de Carvalho Barros (Coordenador do Curso), Dra. Aline Mendes de Sousa Gouveia, Dr. Adilson Pimentel Junior e Dr. Bruno Henrique Leite Gonçalves, responsáveis pelo projeto.

“A implementação da Horta Universitária para a produção de hortaliças, plantas medicinais, plantas frutíferas, assim como demonstrar técnicas de produção sustentável envolve a comunidade acadêmica, permeando as dimensões social, cultural e ambiental do Centro Universitário UNIFIO. Permite o desenvolvimento e progresso no ensino, aprendizagem, por meio da prática, além de despertar valores sociais, senso de responsabilidade e sensibilização quanto às questões relacionadas ao meio ambiente. Contribui para o desenvolvimento lógico e crítico na formação da realidade social em busca de alternativa sustentável a partir do diálogo e práticas desenvolvidas. Ajuda na evolução acadêmica/profissional dos discentes de forma interdisciplinar, com foco dinâmico no aprendizado em pesquisa científica e extensão que contribuirão para sua formação, colocando-os à frente das exigências da vida profissional”, ressaltou a professora dra. Aline Gouveia.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com