Biomedicina UNIFIO realizou ação de extensão no Centro Pop de Ourinhos

Os alunos do terceiro ano do Curso de Biomedicina do Centro Universitário de Ourinhos – UNIFIO, realizaram no dia 5 de maio, uma atividade de extensão junto aos moradores de rua, acolhidos e atendidos no Centro POP de Ourinhos.

Segundo o coordenador do Curso de Biomedicina da UNIFIO, o biomédico e professor doutor Luciano Lobo Gatti, a ação teve como objetivo a orientação sobre as diferentes Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação foi executada pelo docente do curso, o também biomédico e professor doutor Gabriel Vitor da Silva Pinto, juntamente com os alunos, que apresentaram uma palestra bastante didática e informativa sobre as diferentes infecções transmitidas pelo sexo.

Após a palestra, realizaram uma dinâmica interessante com a população atendida, destacando as vias de transmissão, situações de risco, cuidados profiláticos, orientações sobre diagnóstico, orientações sobre centros de apoio e tratamento.

A atividade foi bastante elogiada e teve uma grande receptividade por parte dos responsáveis e população atendida. Para o Dr. Luciano Gatti, tal temática é de extrema importância, principalmente em dias atuais e, com a população em questão, pois muitas vezes ainda carecem de informações sobre o tema. Gatti destaca ainda que as ISTs representam um problema de saúde pública em todo o mundo, na medida em que estão entre as infecções transmissíveis mais comuns e atingem potencialmente a saúde e a vida de milhões de pessoas.

Gatti ressaltou que de acordo com o “Boletim Epidemiológico HIV/Aids”, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/MS), de 2007 até junho de 2021, foram notificados no Sinan 381.793 casos de infecção pelo HIV no Brasil, sendo 165.247 (43,3%) na região Sudeste.

Desta forma, o curso de Biomedicina da UNIFIO, cumpre com seu papel junto à sociedade em levar informações e promover ações de intervenção junto à nossa população.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com