Alunos de Biomedicina UNIFIO produzem material para orientar sobre higienização de celular e lavagem das mãos

Em momento de pandemia e isolamento social, por conta da COVID-19, pequenas etiquetas de higiene se tornam cada vez mais necessárias e presentes no nosso dia a dia. Preocupados com a correta orientação, os alunos do Curso de Biomedicina do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos – UNIFIO, juntamente com o colegiado e o coordenador, professor dr. Luciano Lobo Gatti, elaboraram vídeos informativos, os quais foram disponibilizados em redes sociais, e encaminhados em grupos de plataforma digital, como forma de orientação à população da importância da higienização dos aparelhos celulares e das mãos, para a prevenção da contaminação por microorganismos.

O professor Luciano Gatti observa que, “lavar as mãos com sabão e água, ou higienizar com álcool 70º pode ser uma das melhores maneiras de proteger sua saúde e de sua família, pois em vários momentos na vida diária estamos expostos a germes, vírus e bactérias e a chance de contrair e propagar uma doença aumenta muito e em tempos de pandemia, vale reforçar tais etiquetas para evitar contaminação e disseminação de agentes infecciosos”.

A limpeza dos aparelhos celulares é tão importante quanto lavar as mãos, como forma de prevenção também da COVID-19. Em pesquisas de levantamento bibliográfico realizado, os alunos de Biomedicina UNIFIO concluem: mesmo que o telefone celular não esteja contaminado pelo coronavírus, possui muitos traços de sujeira e, podem carrear diferentes microorganismos como bactérias, fungos e outros vírus, portanto, é importante realizar limpeza contínua para a diminuição da periculosidade de qualquer tipo de contaminação. É importante que a higienização seja feita com o aparelho desligado, após retirar a capa protetora, e seguir as recomendações do fabricante para a higienização.