Aluno de Ciências Biológicas UNIFIO é aprovado em Exame Seletivo para Programa de Mestrado na UEL

O estudante Luan Gabriel Pasquetta Castelletto, 22 anos, ourinhense, matriculado no 10º termo do Curso de Ciências Biológicas Bacharelado UNIFIO, formando da turma 2020, passou no Exame Seletivo do Programa de Pós Graduação no Centro de Ciências Biológicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) onde vai cursar mestrado. Mais uma grande conquista obtida por acadêmico da UNIFIO.
A área de concentração do programa é de “Biodiversidade e Conservação de habitats fragmentados”. “Meu intuito dentro do mestrado é me especializar na linha de pesquisa “Biodiversidade e Conservação de Habitats Aquáticos” ou seja, trabalhar com ecossistemas aquáticos”, afirmou Luan.

Processo seletivo – A seleção consistiu em duas fases. A primeira fase foi análise de currículo, os aprovados, dias depois, foram submetidos a uma arguição individual, onde a banca questionava o participante sobre três artigos enviados previamente pela comissão.

Escolha –  Luan afirmou que sempre recebeu incentivo dos professores do curso de Ciências Biológicas da UNIFIO para participar de cursos e congressos realizados pelo Departamento de Biologia da UEL. “No primeiro ano de curso, em 2016, a professora Yvana Britto (formada na UEL e pós graduada pelo mesmo programa) e o professor Lucas Jarduli (meu orientador e pós graduado pelo mesmo programa) me recomendaram participar do CBUEL (Congresso de Biologia da UEL), após isto, o professor Artur Rondina (formado na UEL e pós graduado no mesmo programa) o qual entrou para o corpo docente logo depois, no mesmo ano, passou a me incentivar muito também. Desde então, todos os anos vou para Londrina para realização de congressos e cursos. Nos últimos anos tive a oportunidade de conhecer os pesquisadores do LEPIB (Laboratório de Ecologia de Peixes e Invasão Biológica), através de curso ministrado por eles e pelos congressos onde então, tive certeza da área que gostaria de prestar”.

Segundo Luan, “a escolha do mestrado foi mediante o incentivo de muitas pessoas, dentre elas, professores do curso e profissionais não vinculados a instituição, como o GEPRHEA (Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada da UENP) que me deram muito apoio na pessoa do Professor Dyego Ferraz Caetano”.

Ciências Biológicas UNIFIO – “Hoje estou perto da realização de um sonho, que é ser biólogo. Sempre cultivei admiração pelos profissionais biólogos, e hoje, mais do que nunca. A escolha do curso da UNIFIO foi devido à facilidade por residir em minha cidade e pela tradição da UNIFIO em formar biólogos há quase 50 anos. É um curso de excelência que tem história e fazer parte de um pouquinho de tudo isto me faz muito feliz. Sempre tive apoio dos colegas de turma, dos docentes do curso e da estrutura da faculdade. Tive a oportunidade por meio do Prof. Dr. Lucas Jarduli em realizar a Iniciação Cientifica juntamente ao NUPE UNIFIO, o que me auxiliou muito neste processo para o Mestrado. Na biologia UNIFIO encontrei mais que um curso, encontrei uma família”, afirmou Luan.

Pretensão profissional

Luan ressalta que “são muitos os caminhos que o biólogo pode atuar e todos são muito atrativos e rentáveis. Hoje minha pretensão é a ingressar no Mestrado e me especializar na área de ecossistemas aquáticos. Futuramente, a pesquisa e o empreendedorismo são áreas que me atraem bastante, principalmente dentro da Consultoria Ambiental”.