Artes Visuais

Área de Conhecimento  Linguística, Letras e Artes
Grau Acadêmico  Licenciatura
Duração  8 semestres
Turno  Noturno
Área de Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Grau Acadêmico
Licenciatura
Duração
8 semestres
Turno
Noturno

Compartilhe em suas redes sociais!

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais substitui o antigo Curso de Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (licenciatura plena) criado nacionalmente na década de 1970. Por força da  LDB Nº 9.394 de 1996, a expressão Educação Artística foi abolida, passando a ser empregado o termo Arte, e os profissionais a serem formados para as áreas de artes visuais, música, dança e teatro. Essa mesma lei tornou obrigatórias as aulas de Artes nos níveis fundamentais e médio.

O curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, além de formar Professores de Arte habilitados para o magistério em escolas de ensino fundamental e médio das redes pública ou particular, também prepara seus alunos para o exercício de atividades que utilizam as várias linguagens artísticas. O profissional formado pela Unifio também tem a possibilidade de atuar como multiplicador cultural e educador em ateliês, oficinas de arte, museus, galerias, eventos, projetos sociais e diversos tipos de instituições culturais.

O curso visa promover a formação e habilitação de profissionais capacitados para o exercício da docência, comprometido com o processo de formação humana, por meio da pesquisa, produção, reflexão e aplicação do conhecimento artístico, estimulando a aquisição e a construção do conhecimento por meio de pesquisas científicas e artísticas com materiais específicos das Artes visuais, como giz pastel, tinta a óleo, aquarela, tinta guache, carvão, materiais alternativos e composições tridimensionais, entre outros. Possibilita ainda o contato com outras linguagens da Arte como a Música, o Teatro, a Dança, fotografia e as novas mídias, tendo em vista uma formação plena voltada para a docência e a prática artística. 

Um dos destaques do curso de Artes Visuais é potencializar a mescla entre a produção teórica e a produção prática na sala de aula e fora dela. Assim, realiza periodicamente visitas técnicas e aulas em espaços externos como parques e museus. E o aluno é incentivado a participar de exposições e eventos diversificados dentro e fora da instituição.

Levando em consideração os diversos contextos de atuação do educador de artes visuais, bem como as necessidades e demandas para o desenvolvimento do ensino da arte local/regional/nacional, as diretrizes política e didático-pedagógicas, o curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unifio tem como um dos pilares o eixo epistemológico da cultura e das tecnologias contemporâneas. Busca-se, com esse processo de formação dos futuros professores, contribuir para a reconfiguração do cenário educacional brasileiro, no qual a arte poderá desempenhar um papel primordial na construção de novos modelos sócio-culturais.

Artes Visuais

Compartilhe em suas redes sociais!

Área de Conhecimento
Linguística, Letras e Artes
Grau Acadêmico
Licenciatura
Duração
8 semestres
Turno
Noturno

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais substitui o antigo Curso de Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas (licenciatura plena) criado nacionalmente na década de 1970. Por força da  LDB Nº 9.394 de 1996, a expressão Educação Artística foi abolida, passando a ser empregado o termo Arte, e os profissionais a serem formados para as áreas de artes visuais, música, dança e teatro. Essa mesma lei tornou obrigatórias as aulas de Artes nos níveis fundamentais e médio.

O curso de Licenciatura em Artes Visuais, do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, além de formar professores de Arte habilitados para o magistério em escolas de ensino fundamental e médio, das redes pública ou privada, também prepara seus alunos para o exercício das atividades que se utilizam das várias linguagens artísticas.

O profissional formado pelo Centro Universitário UNIFIO, além do magistério, terá a possibilidade de atuar como artista visual, ilustrador, multiplicador cultural e educador em oficinas de arte e museus; trabalhar em galerias de arte, instituições culturais públicas ou privadas, ONGS e outros projetos culturais.

O curso visa promover a formação e habilitação de profissionais capacitados para o exercício da docência, comprometidos com o processo de formação humana, por meio da pesquisa, produção, reflexão e aplicação do conhecimento artístico, estimulando a aquisição e a construção do conhecimento por meio de pesquisas científicas e a prática em ateliês, das técnicas tradicionais das artes visuais. Possibilita ainda o contato com outras linguagens da Arte como Música, Teatro, Dança, Fotografia e as novas mídias, tendo em vista uma formação ampla que contemple as exigências do mercado de trabalho contemporâneo.

Um dos destaques do curso de Artes Visuais é potencializar a mescla entre a produção teórica e a produção prática dentro e fora da sala de aula.  Realizamos periodicamente visitas técnicas e aulas em espaços externos. O aluno é incentivado a participar de exposições e eventos diversificados, por meio de projetos integradores.

Levando em consideração os diversos contextos de atuação do educador de artes visuais, bem como as necessidades e demandas para o desenvolvimento do ensino da arte local/regional/nacional, as diretrizes política e didático-pedagógicas, o curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIFIO tem como um dos pilares o eixo epistemológico da cultura e das tecnologias contemporâneas.
Busca-se, com esse processo de formação global, contribuir para a reconfiguração do cenário educacional e cultural-artístico brasileiro, no qual a arte poderá desempenhar papel primordial na construção de novos modelos socioculturais.

Mercado de Trabalho

Áreas de Atuação

Diferenciais

O egresso do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unifio poderá atuar como:

– professor de Arte na Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio

– professor de Arte na Educação Especial

– Multiplicador Cultural

– Educador de Arte em ateliês, ONGs, museus, galerias e projetos sociais

O curso prepara seus alunos para o exercício do Magistério na Rede Pública ou Particular do Ensino Fundamental e/ou Médio (geralmente condicionado a Concurso e Provas e Títulos); e abre caminhos para outras áreas ligadas à Arte como agente cultural, marchand, artista plástico, programador visual, crítico de arte e decoração. As várias possibilidades oferecidas durante o curso, através da diversidade da estrutura curricular podem ser aprimoradas por meio de especializações nas várias linguagens artísticas.

No curso de Artes Visuais da Unifio o estudante conta com uma infraestrutura única e adaptada à realização das diferentes práticas artísticas, como:

– laboratórios de informática;

– infraestrutura da WebUnifio para as práticas audiovisuais;

– sala de metodologias ativas;

– anfiteatro para as práticas de teatro e dança;

– salas de aula para as práticas musicais, bidimensionais e tridimensionais (com mesas, pia, cavaletes e piano);

– ampla biblioteca com acervo especializado;

– internet wi-fi com acesso livre por todo o câmpus;

– professores mestres e doutores, com ampla experiência na área artística;

Ainda, o estudante de Artes Visuais conta com uma matriz curricular inovadora, que contempla aulas práticas em todos os termos, ou seja, do início ao fim do curso, o estudante vivencia ARTE em todas as suas manifestações e linguagens!

Play
CURSO DE ARTES VISUAIS DA UNIFIO

Coordenador do Curso

Profa. Ma. Narda Helena Jorosky

narda.helena@unifio.edu.br

CONVERSAS DE ARTE NA QUARENTENA

MATRIZ CURRICULAR

1° Termo

História da Arte I

Psicologia da Educação I

Filosofia

Leitura e Produção Textual I

Fundamentos da Linguagem Visual I

Desenho I

Linguagem Corporal I

Fundamentos do Ensino de Arte I

2° Termo

Antropologia

Desenho II

Fundamentos da Linguagem Visual II

Fundamentos do Ensino da Arte II

História da Arte II

Leitura e Produção Textual II

Linguagem Corporal II – Cênicas

Psicologia da Educação II

3° Termo

História da Arte III

Cultura Brasileira I

Sociologia da Educação

Didática I – Organização do Trabalho Pedagógico

Desenho III

Tridimensional I

Fundamentos do Ensino da Arte III

Linguagem Corporal III – Dança

Cor

4° Termo

Arte e Sociedade

Cultura Brasileira II

Didática II – Organização do Trabalho Pedagógico

História da Arte IV

Linguagem Corporal IV – Dança

Pintura I

Prática de Ensino e Estágio Supervisionado I

Tridimensional II

História da Arte IV

Pintura I

5° Termo

Fotografia I

Fudamentos da Pesquisa em Artes I

Fundamentos da Educação Básica I

História da Arte Brasileira I

História da Arte V

Linguagem Sonora I

Pintura II

Prática de Ensino II e Estágio Supervisionado

6° Termo

Estética e Teoria da Arte

Fotografia II

Fundamentos da Educação Básica II

Fundamentos da Pesquisa em Arte II

História da Arte Brasileira II

Linguagem Sonora II

Materiais Expressivos e Processo de Criação

Prática de Ensino III e Estágio Supervisionado

7° Termo

Arte e Multiculturalidade

Audiovisual I

Desenvolvimento dos Conceitos de Libras e Inclusão I

Gravura

História da Arte Brasileira III

Prática de Ensino IV e Estágio Supervisionado

Trabalho de Conclusão de Curso I

8° Termo

Crítica, Curadoria e Mediação Cultural

Desenvolvimento de Projetos Poéticos

Desenvolvimento dos Conceitos de Libras e Inclusão II

Estudos Avançados Sobre Artes Visuais

Poéticas Digitais

Prática de Ensino V e Estágio Supervisionado

Trabalho de Conclusão de Curso II

Arte Afro Ameríndia II

Audivisual II

CURSO RECONHECIDO

CI
CC 4
enade 5
IGC
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Smok - Instagram takipçi satın al - takipçi al - ElektronikSigara https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/