PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC)

pibic

Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica (PIBIC), coordenado pelo Prof. Dr. Luciano Lobo Gatti, tem como objetivos estimular e fomentar as atividades de pesquisa dos alunos envolvidos em projetos e grupos de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade e do pensar crítico-científico.

O PIBIC é um programa vinculado ao NuPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão, coordenado pela Profª Dra. Rosemary Trabold Nicácio, cujo objetivo é incentivar e atuar na produção, disseminação do conhecimento e inserção cultural, favorecendo a integração entre pesquisa, ensino e extensão.

Enquanto uma das vertentes do NuPE, a Iniciação Científica se constitui em uma atividade de pesquisa voltada aos alunos de graduação e orientada por professores da própria instituição. Busca-se a inserção dos alunos no campo da ciência, contribuindo para seu avanço em âmbito regional e nacional, além de colaborar com a formação de recursos humanos para a pesquisa.