Núcleo de Pesquisa e Extensão

Apresentação

A relevância da pesquisa na vida humana é indiscutível. Os avanços tecnológicos, as descobertas científicas nas diversas áreas, o crescimento de uma economia sustentável, enfim, são frutos do trabalho de muitos pesquisadores.

Isso ocorre porque, primeiramente, pesquisar é comprometer-se com o conhecimento. Esse compromisso apoia-se no desejo incomensurável de transformar, evoluir e aperfeiçoar.

O NuPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão, criado desde 2017, no Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos, constitui-se um espaço para o desenvolvimento de ações no âmbito da pesquisa e da extensão com vistas ao cumprimento do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, como previsto no art. 207 da CF88.

São objetivos do NuPE:

I – manter, desenvolver e acompanhar projetos e programas de pesquisa;

II – proporcionar estrutura e condições para o exercício da pesquisa científica nos diversos cursos da Unifio;

III – publicar e divulgar os resultados das atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito dos cursos de Graduação e pós-graduação stricto sensu;

IV – organizar e realizar eventos e cursos relacionados à pesquisa e extensão;

V – cadastrar os grupos de estudos, de pesquisa e extensão do Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos.

imagem_nupe

História

O NuPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão da Unifio foi criado em março de 2017, iniciando suas atividades em 17 de maio do mesmo ano.

A Portaria nº. 11/2017 instituiu o Núcleo e atribuiu a Coordenação à Profa. Dra. Rosemary T. Nicácio que, a partir de então, enviou convite aos Coordenadores de Curso para que, após eleição entre os pares, designassem um professor representante do curso para, assim, compor a primeira equipe do NuPE.

O trabalho desse núcleo começou com estudos sobre sua função e a elaboração do primeiro regulamento interno. Em seguida, realizou-se o Primeiro Censo Docente, para o levantamento inicial da titulação docente, das ações de pesquisa e extensão realizadas no campus.

Foi elaborado pelos membros do NuPE o Regulamento da Pesquisa no campus com a criação do Programa Institucional de Iniciação Cientifica – PIBIC que teve início em 2018.

Permeando todo tempo de sua constituição foram realizados estudos sobre os mais diversos temas pertinentes ao referido Núcleo, bem como atividades e toda legislação de pesquisa e extensão da Unifio.

A partir de abril de 2021 o Prof. Dr. Odair Francisco assumiu a coordenação do NuPE – Núcleo de Pesquisa e Extensão – UNIFIO.

Este Núcleo coordena ações voltadas aos programas PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e PIM (Programa Institucional de Monitoria), além de orientar e presidir o Congresso de Iniciação Científica – UNIFIO.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Smok - Instagram takipçi satın al - takipçi al - ElektronikSigara https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/