UNIFIO inova e realiza vestibular digital

Candidatos também podem usar o ENEM ou optar

pela modalidade presencial mediante agendamento

O Centro Universitário UNIFIO realiza, desde o dia 1º de junho, o Processo Seletivo do segundo semestre de 2020 para matrículas nos cursos de graduação. Porém, a partir do dia 6 de Julho um novo edital foi publicado incluindo a possibilidade de realização do vestibular na modalidade virtual (online).

De acordo com o Reitor, Prof. Murilo Ángeli dos Santos, “a procura pelo vestibular digital foi muito grande devido ao momento que estamos enfrentando com a pandemia mundial causada pelo Coronavírus”. Isso fez com que a instituição acionasse seu Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA) para que acompanhasse as exigências legais e formatasse o modelo a ser implantado.

O Reitor ainda destacou que diversas instituições tradicionais de ponta, brasileiras e internacionais, também optaram pelo vestibular digital. “Isso desafiou nossa equipe tecnológica pois entenderam que também deveríamos fazer aqui na instituição e com a mesma garantia de segurança digital para a instituição e para os candidatos”, disse.

Duas modalidades

Na modalidade presencial, vigente desde o início de junho, os candidatos devem chegar ao local de prova com antecedência mínima de meia hora. As provas são aplicadas em salas amplas na Central de Aulas 1, com portas e janelas abertas e distanciamento mínimo de três metros entre os candidatos. O campus oferece dispensadores de Alcool em Gel em todos as Centrais de Aulas e na Secretaria Geral.

As salas de aplicação ainda contam com Alcool 70% para a higienização da carteira pelo aplicador imediatamente antes de o candidado sentar-se para a realização da prova. Além disso, os canditados deverão estar com Máscaras de Proteção durante 100% do tempo em que estiverem no campus universitário conforme determinação legal. Todos os aplicadores já usam máscaras e devem assim permanecem durante todo o momento da prova.

Na modalidade virtual, os canditados devem se conectar ao Ambiente Conhecer (site institucional) para os testes de segurança digital com antecedência mínima de meia hora. Em caso de eventuais falhas nos testes de segurança o vestibular será reagendado e poderá ser transferido para a modalidade presencial.

Procedimentos de segurança digital

Cada candidato que optar palo vestibular digital receberá por e-mail as informações com todos os procedimentos de segurança a serem seguidos, desde o acesso mediante senha pessoal e intransferível até o momento da realização e finalização da prova, que contará com um único aplicador acompanhando toda a realização.

Em caso de violação do protocolo de segurança por falha na conexão da internet, na energia elétrica ou até por conversas ou movimentos atípicos/suspeitos do candidato, a prova é cancelada.

Condições para a inscrição

Para concorrer às vagas dos cursos de graduação no 2º semestre os candidatos devem já ter concluído o ensino médio. Candidatos que ainda não concluíram o ensino médio ou que só concluirão no final de 2020 serão considerados treineiros.

Acessibilidade

O candidato que necessitar de atendimento especial deverá solicitar no ato da inscrição, seja na Setor de Matrículas, ou em campo especifico disponibilizado no site de inscrição. A instituição dispõe de todo auxílio técnico necessário para a realização da prova: versão com letras ampliadas, intérprete de LIBRAS, ledor, entre outros recursos a que um candidato venha a precisar.

Vestibular agendado

As inscrições podem ser feitas pelos candidatos, de forma gratuita, pelo site oficial ou no Campus universitário “Helena Sayeg Mofarrej”, na Rodovia Transbrasiliana (BR-153), Km 339, Bairro Água do Cateto, em Ourinhos/SP. Para participar do Processo Seletivo, o candidato deverá fazer sua inscrição optando pela modalidade (presencial ou virtual), pelo dia e pelo horário que lhe convier, de acordo com as seguintes opções semanais: de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 12h ou das 14h às 17h; no sábado das 9h às 12h; no período noturno em horário a definir com o Setor de Matrículas. O resultado será informado ao candidato no máximo 48 (quarenta e oito) horas após a realização da prova, pelos meios de comunicação informados na Ficha de Inscrição.

ENEM

Oo candidato que realizou o ENEM em uma das edições posteriores ao ano de 2016 pode ser dispensado de fazer as provas do processo seletivo 2020.2 para ingressar em um dos cursos de Graduação do Centro Universitário UNIFIO. Nesse caso, basta fazer a inscrição no Campus “Helena Sayeg Mofarrej” e entregar uma fotocópia do Boletim de Desempenho Individual de Notas do ENEM no ato, ou, até o dia de realização de prova, na Setor de Matrículas. O candidato que apresentar nota média menor que 300 (trezentos) no ENEM, ou que tenha zerado na respectiva redação, deverá, obrigatoriamente, realizar o Vestibular. O candidato que tiver nota média no ENEM maior que 500, além de aliminar o vestibular ainda tem direito a bolsa de 35% até o final do curso que escolher.

Matrículas

As matrículas dos candidatos classificados devem ser feitas após a divulgação pela Comissão do Processo Seletivo no Setor de Matrículas do Centro Universitário UNIFIO, nos horários de expediente da instituição.