Medicina Veterinária Integral

Slide 2 medvet

Compartilhe em suas redes sociais!

Área de Conhecimento
Ciências Agrárias
Grau Acadêmico
Bacharelado
Duração
10 semestres
Turno
Integral

O curso de Medicina Veterinária da Unifio possui um programa teórico – prático preparado por um corpo docente qualificado, conta com o Centro Médico Veterinário Roque Quagliato, o qual possui modernas instalações e apresenta números crescentes no atendimento a grandes e pequenos animais. Há também a Fazenda Experimental com criação de ovinos, caprinos, equinos e bovinos, com curral de manejo moderno e seguro, laboratório de reprodução animal e sistema de ordenha canalizado fechado. A Instituição proporciona estágios de vivência e programas de extensão de acompanhamento da rotina hospitalar nos diversos setores do Centro Médico Veterinário Roque Quagliato e Fazenda Experimental. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar a prática por meio do “rodízio” nos diversos setores. O curso de Medicina Veterinária tem como pilar de sustentação um corpo docente formado por mestres e doutores comprometidos com o trabalho, altamente qualificados que medeiam a teoria e a prática para o ensino, pesquisa e extensão com bolsas de iniciação científica fomentadas pela FAPESP e PIBIC. O curso também oferece o programa de aprimoramento, que é uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos veterinários.

Área de Conhecimento Ciências Agrárias
Grau Acadêmico Bacharelado
Duração 10 semestres
Turno Integral
Área de Conhecimento
Ciências Agrárias
Grau Acadêmico
Bacharelado
Duração
10 semestres
Turno
Integral

Compartilhe em suas redes sociais!

O curso de Medicina Veterinária da Unifio possui um programa teórico – prático preparado por um corpo docente qualificado, conta com o Hospital Veterinário “Roque Quagliato”, o qual possui modernas instalações e apresenta números crescentes no atendimento a grandes e pequenos animais. Há também a Fazenda Experimental com criação de ovinos, caprinos, equinos e bovinos, com curral de manejo moderno e seguro, laboratório de reprodução animal e sistema de ordenha canalizado fechado. A Instituição proporciona estágios de vivência e programas de extensão de acompanhamento da rotina hospitalar nos diversos setores do HV “Roque Quagliato” e Fazenda Experimental. Os alunos têm a oportunidade de vivenciar a prática por meio do “rodízio” nos diversos setores. O curso de Medicina Veterinária tem como pilar de sustentação um corpo docente formado por mestres e doutores comprometidos com o trabalho, altamente qualificados que medeiam a teoria e a prática para o ensino, pesquisa e extensão com bolsas de iniciação científica fomentados pela FAPESP e PIBIC. O curso também oferece o programa de aprimoramento, que é uma modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos veterinários.

PERFIL DO EGRESSO

O Médico Veterinário formado pela UNIFIO deverá ser um profissional com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública e inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, produção e reprodução animal e ecologia.

perfil do egresso

Coordenadora do Curso

Prof. Me. Freddi Bardela de Souza

freddi@unifio.edu.br

Nossa estrutura é fantástica e o corpo clínico docente trabalha com a troca de conhecimento pautados em experiências de quem realmente entende, preparando nosso alunos na construção do conhecimento com a postura ética e profissional.” “A equipe está em constante construção de pontes sólidas entre o aluno e os conteúdos das disciplinas por meio de aulas teóricas e práticas sempre em busca de qualidade na educação em sintonia com as rápidas transformações das gerações. A Instituição oferece todo suporte necessário para que os alunos desempenhem suas atividades com total apoio para as inovações tecnológicas do curso. A viabilidade do trabalho é possível pela interação entre o ensino, pesquisa e extensão.

Coordenador do Curso

Prof. Me. Freddi Bardela de Souza

Nossa estrutura é fantástica e o corpo clínico docente trabalha com a troca de conhecimento pautados em experiências de quem realmente entende, preparando nosso alunos na construção do conhecimento com a postura ética e profissional.” “A equipe está em constante construção de pontes sólidas entre o aluno e os conteúdos das disciplinas por meio de aulas teóricas e práticas sempre em busca de qualidade na educação em sintonia com as rápidas transformações das gerações. A Instituição oferece todo suporte necessário para que os alunos desempenhem suas atividades com total apoio para as inovações tecnológicas do curso. A viabilidade do trabalho é possível pela interação entre o ensino, pesquisa e extensão.

Mercado de Trabalho

Áreas de Atuação

Diferenciais

Fonte: Conselho Federal de Medicina Veterinária

O Médico Veterinário atua pela saúde e pelo bem-estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente

Os Médicos Veterinários vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, por meio dos serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. São mais de 80 áreas de atuação.

O trabalho dos Médicos Veterinários vai muito além das clínicas e dos consultórios veterinários, destinados aos animais de companhia: eles atuam em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; têm papel fundamental na agropecuária brasileira; podem trabalhar como consultores, responsáveis técnicos, docentes e peritos criminais, judiciais e administrativos; exercem atividades em laboratórios, para análise da água e domissanitários ou seja, saneantes destinados ao uso domiciliar; realizam pesquisas em alimentos; participam da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal; entre outros.

No caso da saúde pública, por exemplo, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como NASF. Isso significa que, desde então, os Médicos Veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros. Treze anos antes, em 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

É o Médico Veterinário, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, no controle e no diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais, as zoonoses; é o caso da raiva, leptospirose, brucelose, tuberculose, dengue, febre amarela, dentre outras.

-Clínica de grandes animais;

-Cirurgia de grandes animais;

-Cirurgia em animais de companhia;

-Cirurgia de animais selvagens;

-Cirurgia de aves;

-Cirurgia de peixes;

-Anestesia de grandes animais;

-Anestesia em animais de companhia;

-Anestesia de animais selvagens;

-Laboratório de diagnósticos;

-Laboratório de pesquisas de doenças;

-Laboratório de diagnósticos em patologias;

-Laboratório de pesquisa em alimentos;

-Laboratório de produtos de uso animal;

-Laboratório de pesquisa de medicamento de uso animal;

-Laboratório para análise de água e produtos domisanitários;

-Responsabilidade técnica em feiras, leilões e exposições;

-Responsabilidade técnica em zoológico;

-Responsabilidade técnica em centro de triagens de animais selvagens;

-Responsabilidade técnica em clínicas de pequenos animais;

-Responsabilidade técnica em centro de equoterapia;

-Responsabilidade técnica em canil;

-Responsabilidade técnica em fábrica de rações;

-Responsabilidade técnica em matadouro;

-Responsabilidade técnica em frigorífico;

-Responsabilidade técnica em laticínios;

-Responsabilidade técnica em hospital de grandes animais;

-Responsabilidade técnica em hospital de pequenos animais;

-Responsável técnica em laboratório de embriões;

-Responsável técnica em indústria de sal mineral;

-Responsável técnico em aviculturas de corte;

-Responsável técnico em avicultura de postura;

-Responsável técnico em produção de aves;

-Responsável técnico em produção de matrizes;

-Responsável técnico em produção de ovos para vacinas e medicamentos;

-Responsabilidade técnica em casas de produtos veterinários;

-Responsabilidade técnica em indústria de medicamentos;

-Responsável técnico em suinocultura;

-Responsável técnico em cooperativa;

-Responsável técnico em supermercados que manipulam alimentos de origem animal;

-Responsável técnico em apicultura;

-Responsável técnico em aquicultura;

-Responsável técnico em laboratório de bromatologia;

-Auditoria em matadouro;

-Auditoria em frigoríficos;

-Inspeção em matadouro;

-Inspeção em frigoríficos;

-Inspeção em laticínios;

-Inspeção em fábrica de rações;

-Auditoria em laticínios;

-Responsável técnico em tecnologia de carnes;

-Responsável técnico em tecnologia de leite;

-Responsável técnico em tecnologia de produtos do leite;

-Responsável técnico em defesa sanitária animal;

-Responsável técnico em vigilância sanitária animal;

-Responsável técnico em vigilância ambiental;

-Consultor em reprodução animal de produção;

-Consultor em reprodução animal de pequeno porte;

-Consultor em produção animal de médio porte;

-Consultor animal em animais de pequeno porte para produção;

-Responsável técnico em empresas de serviços domisanitários;

-Orientador para pequenos produtores em empresas estatais;

-Consultor para produção de aves ornamentais;

-Consultor sobre peixes ornamentais;

-Responsável técnico em aquário;

-Perito criminal estadual;

-Perito criminal federal;

-Perito administrativo;

-Perito judicial;

-Professor nível médio;

-Professor nível superior;

-Responsável técnico biotério;

-Planejamento de produção em pequenas propriedades;

-Planejamento de produção em grandes propriedades;

-Responsável técnico tosa e banho que usa medicamentos veterinários;

-Comércio Medicamentos veterinários;

-Marketing produtos destinados para uso animal;

-Produção com bem-estar animal;

-Responsável técnico na produção de cães e gatos;

-Alimentação em piscicultura;

-Responsável técnico produção alevinos;

-Pesquisa em etologia animal;

-Consultor em impactos ao meio ambiente;

-Consultor em produção animal;

 

  • Alta procura pelo curso em Ourinhos e região com elevado número de matrículas por ano.

  • Incentivo à pesquisa com bolsas FAPESP vigentes.

  • Professores titulados disponíveis em tempo integral para atender alunos.

  • Hospital Veterinário com profissionais titulados em diferentes especialidades.

  • Laboratório Clínico equipado para exames de variadas espécies animais.

  • Setor de Diagnóstico por Imagem com radiografia digital.

  • Centro de especialidades em oncologia, imagem, cardiologia, neurologia e endocrinologia.

  • Setor de grandes animais com alta taxa de sucesso no atendimento de cólica em equinos.

  • Programa de Aprimoramento de serviço hospitalar para Médicos Veterinários.

  • Laboratório de Biologia Molecular com enfoque em diagnóstico e pesquisa.

  • Fazenda Experimental que promove a vivência da prática e manejo de criações.
Play
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIFIO – ALUNO VIVENCIANDO NA PRÁTICA

MATRIZ CURRICULAR

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

A realização de Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) faz parte do currículo pleno do curso de Medicina Veterinária. Fazem parte das AACC atividades dos alunos realizadas durante a graduação nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Culturais. 

As Atividades relacionadas ao ensino estão relacionadas à participação em cursos, palestras, simpósios, simpósio e seminários que visam o engrandecimento teórico dos alunos. 

As atividades relacionadas à pesquisa dizem respeito à produção científica desenvolvida pelo aluno como Iniciação Científica e apresentação dos seus resultados na forma de trabalhos acadêmicos em eventos científicos.

As atividades relacionadas à extensão dizem respeito ao atendimento à comunidade realizado pelo aluno, visando o bem-estar geral da sociedade, enquanto as atividades culturais constituem as atividades sociais

Durante a graduação o aluno deverá cumprir carga horária de AACC de 200 (duzentas) horas, devendo cumprir no mínimo 50 (cinquenta) horas em cada grupo de atividades, totalizando as 200h necessárias.

A Coordenação de Estágios do Curso de Medicina Veterinária é responsável pela fiscalização das AACC dos alunos.

Estágio curricular obrigatório

O aluno de graduação, para se tornar apto a receber o título de bacharel em Medicina Veterinária deverá realizar em seu último ano de graduação o Estágio Curricular Obrigatório como parte integrante da grade curricular do Curso de Medicina Veterinária.

O Estágio Curricular tem como objetivos:

  • Possibilitar que o aluno aplique na prática os conhecimentos teóricos desenvolvidos em sala de aula, desenvolvendo no aluno, visão holística, humanista e interdisciplinar, além de integrá-lo as ações multiprofissionais;
  • Propiciar o desenvolvimento de estudo, além de projetos de pesquisa científica ou e/ou extensão básicas e aplicadas, nos diversos setores da profissão, ou ligados a ela;
  • Habilitar a atuação, orientação, direção, assessoria e consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou públicas, no âmbito da sua especialidade;
  • Permitir a realização de perícias, bem como a emissão e assinatura de laudos técnicos e pareceres, de acordo com o currículo efetivamente realizado;
  • Levar o aluno à reflexão sociológica, antropológica, ética e bioética da saúde;
  • Estimular a busca do aprimoramento pessoal e profissional além de desenvolver no aluno o senso de conscientização das limitações e deficiências individuais;
  • Conscientizar o acadêmico quanto à importância do trabalho em equipe no desenvolvimento das atividades profissionais.

Ao final do Estágio Curricular Obrigatório, o aluno deverá ter cumprido um total de 680 (seiscentos e oitenta) horas de estágio, complementando seu conhecimento durante a graduação.

A regulamentação do Estágio Curricular é realizada pela Coordenação do Curso de Medicina Veterinária em conjunto com a Coordenação de Estágios.

Matriz do curso

1° Período

Morfofisiologia Veterinária I – 167 Horas

Embriologia, Células e Tecidos Animais I – 133 Horas

Deontologia Veterinária – 33 Horas

Estudos Culturais, Antropológicos e Direitos Humanos – 33 Horas

Projeto Integrador I – Metodologia Científica – 33 Horas

2° Período

Morfofisiologia Veterinária II – 133 Horas

Microbiologia e Imunologia – 67 Horas

Práticas Laboratoriais Aplicadas – 33 Horas

Farmacologia Veterinária – 67 Horas

Embriologia, Células e Tecidos Animais II – 67 Horas

Projeto Integrador II – 33 Horas

3° Período

Semiologia Veterinária – 133 Horas

Imunologia Veterinária – 33 Horas

Patologia Clínica Veterinária I – 67 Horas

Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias I – 133 Horas

Projeto Integrador III – 33 Horas

4° Período

Técnica Cirúrgica Veterinária – 100 Horas

Patologia Clínica Veterinária II – 67 Horas

Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias II – 100 Horas

Diagnóstico por Imagem – 100 Horas

Projeto Integrador IV – 33 Horas

5° Período

Clínica Médica de Pequenos Animais – 100 Horas

Clínica Médica de Grandes Animais – 100 Horas

Patologia Especial e Medicina Legal – 100 Horas

Anestesiologia Veterinária – 67 Horas

Projeto Integrador V – 33 Horas

6° Período

Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais – 100 Horas

Clínica Cirúrgica de Grandes Animais – 67 Horas

Zootecnia I – 100 Horas

Teriogenologia I – 100 Horas

Projeto Integrador VI – 33 Horas

7° Período

Zootecnia II – 233 Horas

Genética e Melhoramento Animal – 33 Horas

Disciplina Optativa – 33 Horas

Teriogenologia II – 67 Horas

Projeto Integrador VII – 33 Horas

8° Período

Epidemiologia e Bioestatística – 67 Horas

Empreendedorismo e Gestão – 33 Horas

Saúde Única – Zoonoses, Saúde Pública e Ambiental – 100 Horas

Higiene, Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal – 167 Horas

Projeto Integrador VIII – 33 Horas

Atividades Acadêmicas, Científicas e Culturais (AACC) – 200 Horas

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – 40 Horas

9° Período

Estágio Curricular Obrigatório I – Rodízio Interno – 340 Horas

10° Período

Estágio Curricular Obrigatório II – 340 Horas

Optativas

Libras – 33 Horas

Medicina de Animais Silvestres e Exóticos – 33 Horas

Atualidades em Medicina Veterinária – 33 Horas

CURSO RECONHECIDO

CI
CC 4
enade 3
IGC
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Smok - Instagram takipçi satın al - takipçi al - ElektronikSigara https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/