Hospital Veterinário Roque Quagliato – UNIFIO permanece aberto com atendimento diferenciado

Rose Pimentel Mader

 

O serviço médico veterinário é atividade essencial e de saúde pública, por esse motivo o Hospital Veterinário Roque Quagliato do Centro Universitário UNIFIO, nesse período de pandemia da COVID-19, permanece aberto com horário diferenciado para atendimento dos animais. De segunda-feira à sexta-feira, das 8 às 12hs e das 13 às 18hs. Para agendamento de consulta o telefone de contato é (14) 3302-6406.

As recomendações de segurança durante o período de pandemia são: pontualidade, para evitar a concentração de pessoas na sala de espera; idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas e crianças não devem se deslocar ao Hospital Veterinário UNIFIO para levar o paciente (animal); durante o atendimento, recomenda-se a presença de um único acompanhante no ambulatório e o uso de máscaras.

A diretora do HV, professora doutora Cláudia Yumi Matsubara Rodrigues Ferreira, coordenadora da Faculdade de Medicina Veterinária, ressalta que pessoas que tiverem contato próximo a casos suspeitos ou confirmados de COVID-19, no período de 14 dias após o aparecimento dos sintomas, deverão ficar em quarentena domiciliar e/ou deverão procurar atendimento médico.

“Diante da situação atual, avalie se o atendimento de seu animal é realmente necessário nesse momento, pois as autoridades sanitárias recomendam que as pessoas permaneçam em seus domicílios”, observa.

“Nossa missão é prestar serviços eficientes, priorizando o respeito aos animais, ao meio ambiente e a satisfação dos clientes. Ainda, colaborar com a formação de profissionais, repassando valores éticos e morais compatíveis com os ideais de uma sociedade justa, ética e honesta”, afirma a professora Cláudia Yumi.

Professora doutora Cláudia Yumi, diretora do HV e coordenadora do Curso de Medicina Veterinária

HV é referência no Centro Oeste Paulista

O Hospital Veterinário Roque Quagliato do Centro Universitário UNIFIO, inaugurado em 2007, que funciona como um Hospital escola e dá suporte à Faculdade de Medicina Veterinária, transformou-se numa referência na região Centro Oeste Paulista e no Estado de São Paulo.

Tendo como patrono o industrial Roque Quagliato, presidente da Fundação Educacional Miguel Mofarrej (FEMM), entusiasta do curso e um dos seus maiores apoiadores e incentivadores, o Hospital que leva seu nome, tem sido fundamental para a formação dos acadêmicos do curso.

O HV possui aparelhos e recursos de alta tecnologia. No Laboratório de Biologia Molecular são realizadas além da rotina de diagnóstico de enfermidades infecciosas, as aulas práticas e o desenvolvimento de pesquisas juntamente com os alunos para a iniciação científica. A coordenadora do curso, professora doutora Cláudia Yumi Matsubara Rodrigues Ferreira, destaca que os excelentes conceitos que o MEC (Ministério da Educação) tem atribuído se deve ao empenho de toda equipe, juntamente com a infraestrutura física e avançados recursos tecnológicos, possibilitado formar profissionais de alto nível muitos dos quais já atuam com grande êxito no mercado de trabalho.

Além das aulas práticas, o Hospital oferece estágio remunerado pelo CIEE, viabiliza todas as atividades e projetos de extensão universitária e presta serviços à comunidade local e regional.

A partir do 7º termo, os alunos participam de uma atividade de rodízio quando tem a oportunidade de vivenciar a rotina do hospital nos diversos setores: clínica cirúrgica de pequenos e grandes animais, laboratório clínico; os setores de anestesiologia, diagnóstico por imagem, clínica médica de pequenos e grandes animais, manejo de fazenda e reprodução animal. O Hospital também oferece Programa de aprimoramento profissional em Medicina Veterinária nas áreas de Clínica Médica de Pequenos Animais, Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais, Clínica Médica, Cirúrgica e Reprodução de Grandes Animais, e Diagnósticos Laboratoriais.

Contando com profissionais titulados em diferentes especialidades, o Hospital possui Laboratório Clínico, Microbiológico, Parasitológico e Molecular; Setor de Diagnóstico por Imagem com radiografia digital; Centro de Especialidades em oncologia, imagem, cardiologia, endocrinologia e ortopedia; atendimento de animais silvestres e exóticos; Setor de grandes animais com alta taxa de sucesso no atendimento de cólica em equinos.

 

De acordo com a coordenadora Dra. Cláudia Yumi, as aulas práticas compõem 50% da carga horária das disciplinas, desde o primeiro ano do curso, os alunos podem acompanhar os setores por meio de programas de extensão, vivenciando a rotina hospitalar e da fazenda. No decorrer do curso são oferecidas vagas para estágio remunerado em vários setores e desenvolvimento de projetos de pesquisa para iniciação científica. Dessa maneira os alunos podem compartilham as experiências com os colegas e docentes desenvolvendo comprometimento, e amor a profissão.

A Fazenda Experimental proporciona ao aluno a oportunidade de acompanhar o manejo sanitário, nutricional e reprodutivo dos rebanhos de bovinos de corte, leite, ovino, caprino e equino. O aprisco possui uma instalação ampla, com facilidade no manejo e bem estar aos animais.  A Fazenda conta ainda com ordenha mecanizada, circuito fechado e tanque de expansão, oportunizando o aprendizado de boas práticas da ordenha e a visão da importância da atuação do médico veterinário na produção de alimentos de qualidade.

No Laboratório de Reprodução Animal, é possível colocar em prática as biotecnologias do macho e da fêmea.

O Hospital Veterinário representado pelos professores e alunos, presta também relevantes serviços à comunidade, promovendo e participando de eventos e campanhas.

A Campanha Outubro Rosa, oferece orientação aos proprietários de animais e avaliação das mamas de cadelas e gatas com o intuito de prevenção; desenvolve o Projeto de Controle de Natalidade (PCN) realizando a castração de cães e gatos, tanto machos como fêmeas e participa da Campanha de Vacinação Antirrábica, auxiliando o município.

Outro projeto importante desenvolvido é o Pequeno Produtor, oferecendo assistência em pequenas propriedades rurais da região.

A Fazenda Experimental atende ainda as escolas municipais, recebendo a visita dos alunos de 3 a 7 anos que participam do Projeto Vida no Campo e Vida na Cidade.

À infraestrutura do Campus UNIFIO e do Hospital Veterinário são agregados outros importantes valores e recursos que conferem à Faculdade de Medicina Veterinária um ensino de excelência como, por exemplo, corpo docente de alto nível, composto por mestres e doutores comprometidos em dividir experiências e conhecimentos. “A equipe está em constante construção de pontes sólidas entre o aluno e os conteúdos das disciplinas por meio de aulas teóricas e práticas, sempre em busca de qualidade na educação em sintonia com as rápidas transformações das gerações. A Instituição oferece todo suporte necessário para que os alunos desempenhem suas atividades com total apoio para as inovações tecnológicas do curso. A viabilidade do trabalho é possível pela interação entre o ensino, pesquisa e extensão”, afirma Dra. Cláudia Yumi.

 O aluno formado no curso de Medicina Veterinária UNIFIO, encontra no mercado de trabalho (público ou privado) vasto campo de atuação e total aptidão para atuar em áreas como: clínica, cirurgia (pequeno ou grande porte), animais silvestres, anestesia, laboratório, diagnóstico por imagem, patologia, reprodução, nutrição, medicina veterinária preventiva,  vigilância sanitária e epidemiológica, saúde pública, além da área de pesquisa.

A coordenadora Dra. Cláudia Yumi conclui que além do aprendizado dos conteúdos nas aulas, o aluno recebe orientações éticas fundamentais. O curso, preocupa-se com o ensino aprendizado para formar profissionais para a vida, que irão trabalhar em uma das profissões mais completas do mundo, respeitando as três áreas: humana, animal e ambiental.

“Nossa estrutura é fantástica e o corpo docente trabalha com a troca de conhecimento pautada em experiências de quem realmente entende, preparando nossos alunos na construção do conhecimento com a postura ética e profissional”, finalizou.

O HV que funciona como Hospital escola é referência no Centro Oeste Paulista
O HV que funciona como Hospital escola é referência no Centro Oeste Paulista
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Smok - Instagram takipçi satın al - takipçi al - ElektronikSigara https://sdm.fpik.unmul.ac.id/wp-content/fonts/slot5000/