Biomedicina UNIFIO realizou ação social em parceria com o Centro POP de Ourinhos

Foram doados máscaras e sabonetes aos moradores de rua

O Curso de Biomedicina UNIFIO realizou, no dia 5 de maio, data em que se comemora o Dia Mundial da Higiene das Mãos, uma atividade social de extensão em parceria com o Centro POP de Ourinhos, coordenado pela assistente social Luana Granado, que atende moradores de rua.

Durante a ação social, o coordenador do Curso de Biomedicina UNIFIO professor doutor Luciano Gatti juntamente com alunos dos 1º e 3º termos, ministraram palestra sobre a lavagem adequada das mãos.

O professor Luciano Gatti ressalta que a higienização correta das mãos ainda é a prática mais simples e barata de se reduzir diferentes infecções e promover a segurança da população, seja com água e sabão ou com preparação alcoólica, uma vez que as mãos é um veículo de transmissão de diferentes microrganismos.

Além da palestra, realizada pelos alunos do Curso e dinâmica sobre a forma adequada para uma correta higienização das mãos, foi feita a doação de máscaras, uma vez que o uso de máscara se tornou fundamental no combate à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O coordenador do Curso explicou que o uso de máscaras não oferece proteção integral. “O acessório sozinho é insuficiente, sendo necessário seguir as demais medidas de proteção, higiene e etiquetas de respiração como lavar as mãos com água e sabão, manter distanciamento social e não compartilhar objetos. Os alunos também realizaram a distribuição de sabonetes, incentivando a lavagem constante das mãos”.

A atividade foi mais uma iniciativa do Curso de Biomedicina preocupado com a saúde da população de rua de Ourinhos, fazendo seu papel na sociedade local.