Atividades acadêmicas do Curso de Computação UNIFIO durante o período de quarentena imposto pelo COVID-19

O Coordenador do curso de Computação do Centro Universitário UNIFIO, Prof. Rogério Marinke, destaca como tem sido até o momento as atividades acadêmicas no curso durante este período de quarentena.

“Iniciamos o primeiro semestre letivo de 2020 com um planejamento para uma situação normal, o que nosso caso é composto por eventos presenciais, visitas técnicas, apresentações em Workshops e capacitações. Porém, tudo teve que ser readequado para uma nova realidade que possibilitasse que continuássemos realizando os atendimentos aos nossos alunos”, afirma Professor Marinke.

Por conta dessa nova realidade ele coloca as novas ações em três eixos principais: Aulas e demais atividades pedagógicas, Trabalhos de Pesquisa, e Eventos.

Aulas

“As aulas estão sendo ministradas nos mesmos dias em que ocorriam as aulas presenciais, os professores se comunicam com os alunos utilizando plataformas diversas como: Google Meet, Zoom e o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) mantido pelo Núcleo Tecnológico de Educação Aberta (NTEA). As aulas, ficam gravadas e disponíveis para que os alunos que não puderam assistir possam fazê-lo em momento oportuno”.

Em AVA os professores fizeram a inserção de diversos conteúdos para manter o engajamento dos alunos, materiais focados no aprendizado da disciplina, artigos acadêmicos para leitura e discussões online, listas de exercícios e as aulas antigas para que pudessem assistir novamente.

“Esta foi a primeira etapa, e na minha opinião foi a que mais exigiu esforços! Além dos esforços de mudarmos repentinamente de um ambiente presencial para virtual, tivemos muitas adequações para manter a qualidade e priorizar o melhor atendimento aos nossos alunos”, ressaltou.

“Outro ponto muito importante a ser destacado foram as inúmeras capacitações oferecidas por nossos parceiros aos nossos alunos e professores”.

• Cisco Networking – fazemos parte do Cisco Networking Academy, um programa de responsabilidade social corporativa da Cisco, criado para o desenvolvimento de habilidades profissionais e carreiras no setor de Tecnologia da Informação.

• Oracle – A parceria com a Oracle prevê capacitação para alunos e professores de forma gratuita, descontos a outros cursos, descontos em certificações e acesso a muitos livros técnicos.

• Amazon – A parceria com a Amazon Web Services (AWS), engloba certificação de professores em *Cloud Computing*.

• Red HatO programa Red Hat Academy fornece de forma gratuita cursos e materiais exclusivos utilizados em treinamentos comercializados pela empresa.

Os alunos tiveram a oportunidade de realizar os cursos e se submeterem as avaliações oferecidas por estas empresas parceiras – não houve nenhum custo adicional aos estudantes por estes cursos, e muitos que conseguiram a aprovação exibem orgulhosos seus certificados no LinkedIn.

Trabalhos de Pesquisa

Os alunos que estão no último ano do curso devem desenvolver um trabalho de pesquisa acadêmica, dentro do escopo do perfil do egresso do curso. De forma resumida os alunos desenvolvem trabalhos, propondo uma solução para problemas relacionados a Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Matemática e Administração.

“Neste semestre, devido a quarentena, realizamos o evento online – 16 alunos do curso de Computação realizaram a apresentação do andamento de suas pesquisas”.

Eventos

“Com o compromisso em manter as atividades do curso e zelar pela qualidade, migramos os eventos presenciais para a plataforma virtual. Tivemos debates sobre temas atuais em discussão na sociedade, palestras com profissionais da iniciativa privada, palestras com colegas professores e alunos egressos do próprio curso”, relatou o coordenador.

“Além disso, tivemos ainda a oportunidade de participarmos do Workshop de Projetos Integradores UNIFIO, o qual envolveu este semestre 11 cursos de graduação. Os projetos Integradores vieram de uma necessidade em fomentarmos ainda mais, o ensino, a pesquisa, e a extensão em nossos cursos de graduação, bem como criarmos oportunidades para os nossos alunos de integração ao mercado de trabalho, de capacidade de trabalho em equipe, de forma autônoma e empreendedora”, explicou Marinke.

A edição dos Workshop dos PI, mesmo com a pandemia imposta pelo covid-19, recebeu um total de 102 projetos, dividido em categorias Empreendedorismo, Acadêmicos e Projetos de Extensão a comunidade. Destes 102 projetos, alguns cursos conseguiram, mesmo todas estas atividades e atendimentos online que estão sendo realizados, editar alguns vídeos dos projetos desenvolvidos pelos alunos, os quais foram exibidos no evento. O evento na íntegra pode ser acessado neste link:  https://www.facebook.com/bsifio/videos/285975269249989

Final do Semestre

“Estamos caminhando para o final do semestre letivo com o sentimento de superação! Conseguimos êxito graças a dedicação dos nossos alunos, professores, equipe de funcionários do NTEA e TI, reitoria e mantenedores da UNIFIO. Agora é se preparar e iniciarmos o planejamento para o próximo semestre!”, comemora Marinke.