O que é o ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia os conhecimentos dos alunos de diversas Instituições de Ensino Superior através de uma prova especialmente elaborada pelo Ministério da Educação. O resultado do processo avaliativo é utilizado como um dos fatores que definem o conceito de um curso de graduação junto ao MEC. Ou seja, quanto melhor o seu desempenho, maior será a nota do seu curso superior.

Questionário do estudante
Além do teste presencial, todos os concluintes selecionados para o exame deverão preencher o questionário do estudante: um conjunto de perguntas temáticas que também são analisadas para a composição da nota dos cursos de graduação. Portanto, responda cada uma delas com atenção, pois todas são importantes durante a avaliação final.
Fique atento, o formulário eletrônico com as questões deste ano será disponibilizado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) entre os dias 02/09 e 21/11/2019. Acesse http://enade.inep.gov.br e, no caso de dúvidas, entre em contato com a coordenação do seu curso.

Ministério da Educação
Tanto a prova quanto o questionário são elaborados pelo MEC e definem os critérios dos alunos que farão a prova. É também de responsabilidade do Ministério da Educação a definição do local e data para a realização do exame. As inscrições dos alunos que deverão prestar a prova fica a cargo da Instituição de Ensino. Se você for selecionado, entre em contato com a coordenação do seu curso para saber como proceder.

Atenção! Quem não estiver regularizado com o ENADE não poderá colar grau, sendo esta outra exigência do Ministério. Para maiores informações, acesse http://portal.inep.gov.br/enade e saiba detalhes sobre a composição de conceitos do exame.

Quem deve participar

Estão habilitados para o ENADE 2019 alunos dos cursos:

  • - AGRONOMIA;
  • - ARQUITETURA E URBANISMO;
  • - BIOMEDICINA;
  • - ENFERMAGEM;
  • - ENGENHARIA CIVIL;
  • - ENGENHARIA ELÉTRICA;
  • - ENGENHARIA MECÂNICA;
  • - FARMÁCIA;
  • - FISIOTERAPIA;
  • - MEDICINA VETERINÁRIA;
  • - NUTRIÇÃO;
  • - ODONTOLOGIA.
Ingressantes:  
Estudantes que tenham iniciado o respectivo curso com matrícula no ano de 2019 e que tenham concluído até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo da graduação até o término do período previsto na Portaria Normativa;

Concluintes:  
» Alunos com expectativa de conclusão de curso para 2019/2 e 2020/1.

» Estudantes de cursos de bacharelado, licenciatura ou superiores de tecnologia que, até o término do período de inscrições, tenham completado mais de 80% (75% no caso dos CSTs) de suas cargas horárias curriculares.

Quem está dispensado do ENADE

Estão habilitados ao ENADE 2019 todos os universitários do primeiro ano (ingressantes) e do último (concluintes) das áreas e cursos a serem avaliados pelo exame. No entanto, somente os acadêmicos concluintes participarão da prova. Também serão dispensados os alunos que colarem grau até o último dia do período de retificações e os estudantes matriculados que, durante a data do Exame, estiverem cursando atividades curriculares fora do Brasil em instituição conveniada com sua universidade.

Conferência de dados de Inscritos Regulares

Uma vez divulgada a relação de alunos selecionados, os inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes terão de 30/08 a 21/11 para acessar o site do Inep e realizar o seu cadastro e, caso for necessário, solicitar o atendimento especializado. O estudante que necessitar de Atendimento Especializado e/ ou específico deverá solicitar até o dia 13/09. Solicitação de atendimento por nome social até o dia 19/09.

A consulta pública, aberta pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, está prevista na Portaria Normativa nº 43, de 4 de junho de 2019, que regulamenta a aplicação do exame.

Dia e local da prova

Dia: 24 de novembro de 2019
Horários:
12h (horário de Brasília) - Abertura dos portões
13h (horário de Brasília) - Fechamento dos portões
13h30 (horário de Brasília) - Início da prova
17h30 (horário de Brasília) - Término da prova


Local: O estudante deverá consultar o local da prova no sistema: http://enade.inep.gov.br, sendo de sua responsabilidade a verificação.

É indispensável que o estudante realize primeiramente o cadastro, e posteriormente o preenchimento do questionário do estudante. Lembrando que o cadastro, a solicitação de AE e/ ou específico e solicitação de atendimento por nome social é de responsabilidade do aluno. O não preenchimento do cadastro e questionário do estudante implicará em situação de irregularidade junto ao ENADE. FIQUE ATENTO!

Qual a importância do ENADE para o aluno

Cada vez mais o conceito dos cursos vem ganhando importância. Um curso bem conceituado motiva os alunos a melhorarem cada vez mais, valoriza o diploma de quem está se formando e pode inclusive auxiliar na hora de obter um emprego na sua área. Afinal, qual empresa não quer um profissional que se formou em um curso qualificado? 
Por isso, o ENADE é tudo não só para você, mas também para seus colegas, para o seu curso e principalmente para seu futuro profissional.


O seu desempenho é fundamental para alcançarmos o conceito máximo do MEC. Faça a prova do com cuidado e concentração e vamos juntos rumo à nota 5!

Para saber mais sobre a prova

» EDITAL Nº 43 de 4 de JUNHO DE 2019

F A Ç A   P A R T E   D E   U M   T I M E   D E   V E N C E D O R E S  !