Entrevista com o Egresso do Curso de Administração, Bruno Augusto Nogueira de Carvalho

falow

Bruno Augusto Nogueira de Carvalho,

Gerente Van Gogh do Banco Santander. Egresso do curso de Administração de Empresas (turma 2010-2015), conta suas experiências durante e após sua passagem pela Unifio.

Bruno, qual a sua formação no Centro Universitário das Faculdades Integradas de Ourinhos-UniFIO (FIO)? Você poderia nos contar um pouco de sua trajetória na instituição?

Bom, fiz o curso de administração de empresas na antiga FIO. Comecei no início de 2010, finalizando o curso no final de 2015. Não era o melhor aluno da sala, mas sempre procurava tirar notas boas. Fiz muitos exames também rs, algo completamente normal para um aluno de faculdade, que pensava muito em curtir e festar. Acredito que se eu fosse um aluno mais dedicado, poderia estar muito melhor que estou hoje. Esse é um conselho que dou para os alunos da UniFIO, para aproveitar cada instante, cada minuto, pois no futuro, isso fará a diferença na vida de cada um. Algo que não se tira de nós é o conhecimento, por isso temos que aproveitar cada instante que passamos dentro da faculdade.

Na UniFIO fiz muitos amigos que até os dias de hoje estão comigo, muitos deles também com uma grande carreira profissional. A UniFIO me proporcionou grande crescimento e vontade de crescer sempre, para que pudesse ter uma carreira profissional brilhante e também me tornar a pessoa que sou hoje. Sou muito grato a instituição e aos professores, pois me ajudaram muito na minha formação tanto pessoal como profissional. Fiz grandes amigos, e através da UniFIO consegui dar os primeiros passos profissionais.

Bruno Augusto Nogueira de Carvalho
Você seguiu carreira dentro da sua área de graduação? Onde você trabalha? Qual sua função? Conte-nos um pouco da sua carreira e vida profissional.

Segui sim, no início não estava dentro da área. Comecei minha carreira profissional na empresa Colchões Castor na cidade de Ourinhos — SP, onde todos os dias às 5hrs da manhã, acordava e pegava o ônibus até a empresa, trabalhava até as 16hrs carregando colchões para dentro dos caminhões. Trabalho muito cansativo, porém, depois de 3 meses trabalhando de domingo a domingo, vi que aquilo não era o que realmente queria para meu futuro. Olhava as pessoas em volta, e via alguns colaboradores com 10, 15 até mesmo 20 anos de empresa, simplesmente uma vida dentro da organização, e claro dentro da zona de conforto. Resolvi sair da empresa, e logo em seguida entrei na “CPFL Atende”, onde trabalhei por 3 anos como atendente de Telemarketing. A empresa proporcionava crescimento profissional, então resolvi começar a estudar, foi quando entrei no curso de Administração de Empresas.

Muita coisa mudou depois desse curso, e novamente, vi que a atual empresa na qual trabalhava, não era o meu perfil de organização, não era o que eu realmente buscava. Foi quando dei um passo para trás para dar dois passos à frente. Saí de uma empresa onde tinha uma boa credibilidade, era registrado, tinha plano de saúde, para um estágio em uma cooperativa de crédito aqui na cidade, a Ouricred. O salário caiu praticamente pela metade, porém esse estágio me abriu as portas para ingressar em 2012 no Banco Santander, também como estagiário. Desde então estou na organização, onde de estagiário fui para Caixa, de Caixa para Gerente Pessoa Física, de Gerente Pessoa Física para Gerente Van Gogh. Cargo no qual estou atualmente.

Muitas coisas passaram, muitas decisões foram tomadas, porém hoje me sinto realizado profissionalmente, e não vou parar por aqui. Pretendo crescer cada vez mais, buscar cada vez mais meu espaço dentro do Santander ou até mesmo em outra instituição, por que não?! Nunca devemos deixar de ter o brilho nos olhos para crescer cada vez mais. Sempre procuro ter ambição, ter um desafio, um objetivo, pois eu sou o protagonista da minha carreira, eu posso chegar onde eu quiser, depende somente de mim. A todo tempo procuro o conhecimento, procuro tirar as certificações necessárias para crescer de cargo. Em setembro completo 7 anos de Santander, com muita paixão no que faço e o principal, com muito orgulho de chegar onde cheguei, e de saber que posso e vou ir mais além.

Na palestra em que você e o Jhonny Augusto ministraram na UniFIO, vocês falaram sobre a oferta de um curso. Sobre o que é o curso, qual o público que vocês pretendem atender? Conte-nos sobre esse trabalho.

No início desse ano, fomos até São Paulo, participar de um Workshop, destinado exclusivamente a carreiras bancarias. Foi muito válido e de extrema importância participarmos. Lá aprendemos lições básicas para nos preparar para uma entrevista, o que é necessário para ingressar no setor financeiro, que não existem somente 5 bancos no Brasil e tivemos a oportunidade de fazer um Networking incrível. O que pretendemos trazer para a cidade de Ourinhos-SP e para os alunos da UniFIO seriam essas dicas básicas que infelizmente os alunos não possuem, não têm acesso. Nós, eu e o Jhonny, citamos na palestra a dificuldade que encontramos para poder ter uma oportunidade dentro dos bancos. Queremos ajudar os alunos e as pessoas que buscam ingressar no mercado financeiro, mostrar quais certificações são necessárias e obrigatórias, direcionar, mostrar um caminho, algo que quando fomos alunos, não tivemos.