Área de Conhecimento  Ciências Sociais e Comportamental
Grau Acadêmico  Bacharelado
Duração  10 semestres
Turno  Matutino, Noturno
Área de Conhecimento
Ciências Sociais e Comportamental
Grau Acadêmico
Bacharelado
Duração
10 semestres
Turno
Matutino, Noturno

A vida moderna, de grande complexidade, é resultante dos processos históricos e sociais em permanente e rápida transformação. Apresenta, sobretudo, atributos de racionalidade como elemento primordial, o que determina que as leis do mercado sejam definidoras dos comportamentos institucionais, grupais e individuais.

Nessa realidade, os processos de modernização trouxeram, ao lado de facilidades e confortos bem recebidos pelas pessoas, grupos e a sociedade em geral, a degradação da qualidade de vida, incluindo, entre outros aspectos, a fragilização dos processos psíquicos do ser humano.

Nesse panorama, observa-se que as pessoas têm percebido a necessidade de um reordenamento social e têm buscado caminhos para a criação de espaços onde possam desenvolver aspirações pessoais e relações interpessoais significativas e gratificantes. O ponto central e de referência para essa nova ordenação, é o psiquismo humano. Qualquer intervenção deverá estar apoiada em diferentes formas de investigação junto às pessoas, grupos e instituições sociais, seja nas situações cotidianas, como processo de desenvolvimento, seja nas situações de crise, como forma de reequilíbrio das estruturas e do funcionamento individual, grupal, institucional e social. É nesse contexto que a ciência psicológica insere-se, ao lado de outras ciências que contribuem para a compreensão dos variados planos das vivências humanas.

A Psicologia tem um importante papel na mudança de paradigmas e na promoção de práticas que favoreçam o desenvolvimento e a realização humana. Assim, o Projeto do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos, justifica-se pela importância da disciplina no mundo atual, como forma de entendimento, apoio e sustentação aos processos psíquicos individuais, grupais, institucionais e sociais. Justifica-se igualmente pela possibilidade de formar profissionais dessa área de conhecimento, com a função de atender à demanda existente na região. Assim, a implantação do Curso de Psicologia da Unifio, está respaldada pela comunidade local, que busca atendimento de problemas de várias ordens, desde aqueles vinculados a questões da infância, até àqueles relativos à realidade do trabalho.

Dessa forma, o princípio norteador do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio foi o de oferecer formação qualificada, coerente e condizente com uma atuação profissional diferenciada, e capaz de promover transformações pessoais e sociais significativas. O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio foi elaborado a partir das orientações constantes da Resolução CNE/CES n. 8, de 07 de maio de 2004, aprovada de acordo com os dispositivos do artigo 53 da Lei de Diretrizes e Bases e da Lei n. 9.131, de 15 de novembro de 1994. Nesse sentido, o Curso de Psicologia da Unifio está estruturado sobre dois núcleos formadores: núcleo básico e núcleo das ênfases curriculares.

Após cursarem as disciplinas do núcleo comum, será oferecida aos alunos a possibilidade de formação em duas ênfases curriculares, podendo resultar em percursos profissionais diferenciados. São elas: “Psicologia e Processos Clínicos” e “Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional”. As disciplinas do núcleo comum e as disciplinas das ênfases estão distribuídas em diferentes eixos estruturantes, permitindo ao futuro profissional o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão atuação profissional compatível com os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio. Pretende-se assim, que o Curso de Psicologia da Unifio tenha presença marcante em Ourinhos e região, abrindo possibilidades de formação e aprimoramento de profissionais da Psicologia e áreas afins e também atendendo às necessidades apresentadas pela comunidade. A qualidade de ensino e a atuação em projetos na comunidade são compromissos da instituição com as demandas regionais.

Área de Conhecimento
Ciências Sociais e Comportamental
Grau Acadêmico
Bacharelado
Duração
10 semestres
Turno
Matutino, Noturno

A vida moderna, de grande complexidade, é resultante dos processos históricos e sociais em permanente e rápida transformação. Apresenta, sobretudo, atributos de racionalidade como elemento primordial, o que determina que as leis do mercado sejam definidoras dos comportamentos institucionais, grupais e individuais.

Nessa realidade, os processos de modernização trouxeram, ao lado de facilidades e confortos bem recebidos pelas pessoas, grupos e a sociedade em geral, a degradação da qualidade de vida, incluindo, entre outros aspectos, a fragilização dos processos psíquicos do ser humano.

Nesse panorama, observa-se que as pessoas têm percebido a necessidade de um reordenamento social e têm buscado caminhos para a criação de espaços onde possam desenvolver aspirações pessoais e relações interpessoais significativas e gratificantes. O ponto central e de referência para essa nova ordenação, é o psiquismo humano. Qualquer intervenção deverá estar apoiada em diferentes formas de investigação junto às pessoas, grupos e instituições sociais, seja nas situações cotidianas, como processo de desenvolvimento, seja nas situações de crise, como forma de reequilíbrio das estruturas e do funcionamento individual, grupal, institucional e social. É nesse contexto que a ciência psicológica insere-se, ao lado de outras ciências que contribuem para a compreensão dos variados planos das vivências humanas.

A Psicologia tem um importante papel na mudança de paradigmas e na promoção de práticas que favoreçam o desenvolvimento e a realização humana. Assim, o Projeto do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Ourinhos, justifica-se pela importância da disciplina no mundo atual, como forma de entendimento, apoio e sustentação aos processos psíquicos individuais, grupais, institucionais e sociais. Justifica-se igualmente pela possibilidade de formar profissionais dessa área de conhecimento, com a função de atender à demanda existente na região. Assim, a implantação do Curso de Psicologia da Unifio, está respaldada pela comunidade local, que busca atendimento de problemas de várias ordens, desde aqueles vinculados a questões da infância, até àqueles relativos à realidade do trabalho.

Dessa forma, o princípio norteador do Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio foi o de oferecer formação qualificada, coerente e condizente com uma atuação profissional diferenciada, e capaz de promover transformações pessoais e sociais significativas. O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio foi elaborado a partir das orientações constantes da Resolução CNE/CES n. 8, de 07 de maio de 2004, aprovada de acordo com os dispositivos do artigo 53 da Lei de Diretrizes e Bases e da Lei n. 9.131, de 15 de novembro de 1994. Nesse sentido, o Curso de Psicologia da Unifio está estruturado sobre dois núcleos formadores: núcleo básico e núcleo das ênfases curriculares.

Após cursarem as disciplinas do núcleo comum, será oferecida aos alunos a possibilidade de formação em duas ênfases curriculares, podendo resultar em percursos profissionais diferenciados. São elas: “Psicologia e Processos Clínicos” e “Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional”. As disciplinas do núcleo comum e as disciplinas das ênfases estão distribuídas em diferentes eixos estruturantes, permitindo ao futuro profissional o desenvolvimento de competências e habilidades que possibilitarão atuação profissional compatível com os objetivos propostos pelo Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Unifio. Pretende-se assim, que o Curso de Psicologia da Unifio tenha presença marcante em Ourinhos e região, abrindo possibilidades de formação e aprimoramento de profissionais da Psicologia e áreas afins e também atendendo às necessidades apresentadas pela comunidade. A qualidade de ensino e a atuação em projetos na comunidade são compromissos da instituição com as demandas regionais.

Coordenador do Curso

Prof. Dr. Fabio Sagula de Oliveira

O curso tem por objetivo formar profissionais com capacidade de reflexão e crítica, preparados ética, política, social e tecnicamente para atuação transformadora , preventiva, diagnostica e terapêutica nas áreas da psicologia clínica e psicologia do trabalho. Preconiza a ênfase nos processos das relações humanas, psicossociais, subjetivas, comportamentais, portanto, o curso está estruturado na perspectiva das Ciências Humanas. O curso de Psicologia mantém seu compromisso com o campo social e suas demandas, desenvolvendo atividades por meio de Projetos de Extensão, Organização de Eventos, estágios curriculares e extracurriculares, sob orientação de docentes, envolvendo alunos, profissionais dos serviços e comunidade.

Currículo Lattes

Mercado de Trabalho

Áreas de Atuação

Diferenciais

Play
CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIFIO

MATRIZ CURRICULAR

1° Termo

Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia

Fundamentos Sócio-antropológicos da Psicologia

Fundamentos Filosóficos da Psicologia

Construção do Pensamento Científico

Fundamentos da Estrutura Político-Econômica

Processos Psicológicos Básicos

Seminário de Formação e Desenvolvimento I

Elementos de Comunicação e Expressão

Laboratório de Informática

2° Termo

Bases Biológicas do Comportamento

Estatística

Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais

Teorias e Sistemas em Psicologia

Psicologia do Desenvolvimento

Psicologia: Campos de atuação

Prática de Pesquisa Bibliográfica

Estágio básico I: Análise de Caso Psicossocial

3° Termo

Estatística Aplicada à Psicologia

Psicologia Experimental

Modelos de Pesquisa em Psicologia

Psicologia da Personalidade

Neurofisiologia

Seminário de Formação e Desenvolvimento II

Laboratório de Produção de Texto Científico

Estágio Básico II: Realização de Enquete

4° Termo

Técnicas de Exame Psicológico I

Psicologia Social

Psicologia da Saúde

Psicologia da Aprendizagem

Técnicas de Observação e Entrevista

Elaboração de Projeto de Pesquisa

Estágio básico III: Simulação e discussão de casos

5° Termo

Psicopatologia I

Técnicas de Exame Psicológico II

Ética Profissional

Psicodinâmica dos Grupos

Fundamentos da Psicologia do Trabalho

Fundamento da Psicologia Clínica

Seminário de Formação e Desenvolvimento III

Seminário de Projetos de Pesquisa

Estágio Básico IV: Trabalho de Campo

6° Termo

Técnicas de Dinâmica de Grupo

Psicopatologia II

Psicologia Institucional

Psicologia Comunitária

Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa

ENFASE A –Psicologia e Processos clínicos

Teorias e Técnicas Psicoterápicas I

ENFASE B – Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Psicologia do Trabalho: Paradigmas e Significados

Estágio Básico V: Observação Institucional

7° Termo

Apresentação das Pesquisas

Seminário de Formação e Desenvolvimento IV

ENFASE A e ÊNFASE B (Disciplina comum às duas ênfases)

Orientação Profissional

ENFASE A- Psicologia e Processos Clínicos

Psicodiagnóstico

Saúde Mental e Saúde Coletiva

Teorias e Técnicas Psicoterápicas II

ENFASE B- Psicologia do Trabalho e Processos Desenvolvimento Humano e Organizacional

Psicologia Social das Organizações

Teorias da Organização

Pesquisa e Diagnóstico em Psicologia do Trabalho

Estágio Básico VI – Prática de Entrevistas

8° Termo

ÊNFASE. A – Psicologia e Processos clínicos

Clínica Psicanalítica

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Psicoterapias de Grupo

Teorias Psicanalíticas I- FREUD

Teorias Psicanalíticas II- LACAN

Optativa A – I

ÊNFASE B – Psic.Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Intervenção nas Organizações

Gestão de Pessoas nas Organizações I

Processos de Mudança e Desenvolvimento Humano e Organizacional

Trabalho e Cotidiano

OPTATIVA B – I

ÊNFASE A – Psicologia e Processos clínicos

Estágio Específico – Práticas Clínicas no CEPP

ÊNFASE B – Psic. Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Estágio Específico – Práticas de Diagnóstico e Intervenções em Organizações

9° Termo

Seminário de Formação e Desenvolvimento V

ENFASE A – Psicologia e Processos Clínicos

Psicoterapias Breves

Teorias Psicanalíticas III- FREUD

Teorias Psicanalíticas IV – WINNICOTT

Tópicos Especiais em Análise do Comportamento

Práticas Institucionais

Optativa A – II

Optativa A – III

ENFASE B -– Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Gestão de Pessoas nas Organizações II

Genealogia e Trabalho

Trabalho e Movimentos sociais

Análise do Comportamento e Desenvolvimento Organizacional

Optativa B – II

Optativa B – III

ENFASE A – Psicologia e Processos Clínicos

Estágio Específico – Práticas Clínicas no CEPP

Estágio Específico – Práticas Clínicas em Instituições

ENFASE B – Psicologia do Trabalho e Processos de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Estágio Específico – Práticas e Intervenções em Organizações e Instituições

10° Termo

ÊNFASE A e ÊNFASE B (Disciplinas Comuns às duas ênfases)

Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais

Optativa – IV

ENFASE A – Psicologia e Processos Clínicos

Psicologia Jurídica

Psicologia Hospitalar

Psicologia Escolar

TCC- Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Específico – Práticas Clínicas em Instituições

ENFASE B – Psicologia do Trabalho e Desenvolvimento Humano e Organizacional

Psicossociologia e Sociologia Clínica

Psicanálise Freudiana e Trabalho

Cooperativismo Popular e Economia Solidária

TCC- Trabalho de Conclusão de Curso

Estágio Específico – Práticas e Intervenções em Organizações e Instituições

OPTATIVAS ÊNFASE A- PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS

Psicoterapia Infantil

Psicoterapia Familiar I

Psicoterapia Familiar II

Terapias Psicodramáticas

Psicomotricidade

Psicoterapia Infantil

Optativas Ênfase B- Psicologi do Trabalho e Desenvolvimento Humeno e Organizacional

Processos de Trabalho e Saúde do Trabalhador

Família e Trabalho: Interfaces e Intervenções

Ações em Qualidade de Vida no Trabalho

Desemprego, Informalidade e Subemprego

Psicodrama Aplicado às Organizações

Processos de Trabalho e Saúde do Trabalhador

OPTATIVAS - 10º TERMO

Psicologia e Direitos humanos

Libras

Atividades complementares

OBJETIVOS DO CURSO

psicologia

O curso tem por objetivo formar profissionais com capacidade de reflexão e crítica, preparados ética, política, social e tecnicamente para atuação transformadora: preventiva, diagnóstica e terapêutica nas áreas da Psicologia Clínica e Psicologia do Trabalho. Objetivos Específicos  Promover apropriação do conhecimento científico em Psicologia de forma integrada e produtiva. Reconhecer as diferentes correntes e concepções teóricas em Psicologia. Integrar os conhecimentos teóricos com as práticas profissionais, considerando os diferentes contextos. Articular os conhecimentos psicológicos com os de áreas afins. Contribuir para a construção do saber e do fazer psicológicos.  

PERFIL PROFISSIONAL

Manter uma postura permanentemente responsável por sua formação e aprimoramento;

Utilizar os métodos e técnicas da Psicologia na atuação profissional, acompanhando a evolução do conhecimento na área e em áreas de suporte;

Identificar as necessidades e expectativas das pessoas, grupos e instituições relativas às possibilidades de contribuição da psicologia;

Atender e acompanhar as demandas individuais, grupais,  institucionais e sociais, buscando melhorar a qualidade de vida e favorecer o desenvolvimento humano e social;

Analisar e intervir em situações e contextos em que seus conhecimentos e prática profissionais sejam necessários;

Trabalhar em equipes multiprofissionais e contribuir com profissionais de outras áreas, sempre que isso signifique agregação de valor à ação profissional e contribuição ao desenvolvimento humano;

Produzir novos conhecimentos e práticas, divulgando-as para favorecer o desenvolvimento de outros profissionais da Psicologia e de disciplinas afins;

Considerar, nas intervenções, o ser humano como ser integral e participante de um contexto dinâmico e em constante transformação.

Órgãos de Classe

O Conselho Federal de Psicologia exerce suas atividades através dos Conselhos Regionais de Psicologia (CRP), conforme a Lei Federal 5766/71. Cada Estado da Federação possui um CRP. Desta forma, temos: CRP-SP, CRP-PR e outros.

Para se inscrever em um CRP é necessário concluir o curso de graduação em Psicologia e colar grau.
Abaixo você encontra links diretos para as informações que você precisa.

CRP-SP [Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo]

Site oficial do conselho no Estado de SP: http://crpsp.org.br

Como realizar a inscrição: compareça pessoalmente na sede ou em uma das filiais do CRP-SP com a documentação descrita neste site: http://www.crpsp.org.br/portal/psicologo/registropf.aspx

Endereços importantes:
Existe a sede em São Paulo (capital) e mais 9 filiais. Cada filial tê sua área de jurisdição.

CRP-SP – Assis
Rua Osvaldo Cruz, nº 47 – Vila Xavier
Cep: 19800-080 – Assis/SP
Fones: (18) 3322-6224 ou 3322-3932

Para consultar a subsede da sua cidade no Estado de São Paulo, utilize o endereço: http://www.crpsp.org.br/portal/conselho/subsedes.aspx

CRP-PR [Conselho Regional de Psicologia do Estado do Paraná]

http://www.crppr.org.br/

Como realizar a inscrição: compareça com a documentação na sede em Curitiba ou em uma das subsedes (Londrina, Maringá e Cascavel). Também é possível realizar por correio.
Para obter o passo a passo, consulte: http://www.crppr.org.br/formulario_inscricao_principal.php

Endereços importantes:

CRP-PR – Sede
Avenida São José, 699 – 80.050-350
Fone: 41 – 3013-5766 / Fax: 41 – 3013-4119
Cristo Rei – Curitiba – PR

Os endereços das subsedes de Londrina, Maringá e Cascavel podem ser conferidos em http://www.crppr.org.br/pagina.php?idF=13

Caso precise de ajuda ou mais informações, procure a coordenação de Psicologia ou a direção da Unifio.

CFP - Conselho Federal de Psicologia

RECONHECIMENTO DO CURSO

Reconhecimento

Portaria MEC/SERES nº270, de 03/04/2017, publicado no D.O.U de 04/04/2017

Conceito Institucional (CI) – Notas de 1 a 5 

 Nota 4

Conceito Preliminar do Curso (CPC) –  Notas de 1 a 5

Nota 4

Conceito Enade –  Notas de 1 a 5

Nota 4

Índice Geral de Cursos (IGC) –  Notas de 1 a 5

Nota 4

Desconto de pontualidade de 17,5%, efetuando o pagamento até o vencimento do boleto.

Clínica-Escola Cepp (Centro de Estudos e Práticas Em Psicologia)