Área de Conhecimento  Ciências Humanas
Grau Acadêmico  Licenciatura
Duração  8 semestres
Turno  Matutino, Noturno
Área de Conhecimento
Ciências Humanas
Grau Acadêmico
Licenciatura
Duração
8 semestres
Turno
Matutino, Noturno

A pedagogia é o campo de conhecimentos que abriga os “saberes da área da educação”, pois sintetiza as contribuições das demais ciências da educação, dando unidade à multiplicidade dos saberes produzidos. É, pois, uma área do conhecimento que investiga a realidade educativa mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico-profissionais.

Como campo do conhecimento, a pedagogia se ocupa do estudo sistemático da educação através de um conjunto de ações, processos, influências, concepções e estruturas que auxiliam no desenvolvimento humano dos indivíduos, com vistas a compreender as diferentes formas de aprendizagem e os caminhos possíveis à construção do conhecimento.

Área de Conhecimento
Ciências Humanas
Grau Acadêmico
Licenciatura
Duração
8 semestres
Turno
Matutino, Noturno

A pedagogia é o campo de conhecimentos que abriga os “saberes da área da educação”, pois sintetiza as contribuições das demais ciências da educação, dando unidade à multiplicidade dos saberes produzidos. É, pois, uma área do conhecimento que investiga a realidade educativa mediante conhecimentos científicos, filosóficos e técnico-profissionais.

Como campo do conhecimento, a pedagogia se ocupa do estudo sistemático da educação através de um conjunto de ações, processos, influências, concepções e estruturas que auxiliam no desenvolvimento humano dos indivíduos, com vistas a compreender as diferentes formas de aprendizagem e os caminhos possíveis à construção do conhecimento.

Coordenadora do Curso

Prof. Dra. Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros

A pedagogia é o campo do conhecimento que abriga os saberes da área da educação.
O profissional da Pedagogia pode atuar como docente em educação infantil, ensino fundamental, matérias pedagógicas do ensino médio e educação de jovens e adultos. Pode também atuar na gestão escolar como orientador educacional, coordenador pedagógico, diretor de escola e supervisor de ensino. Em empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços, os pedagogos poderão exercer atividades como seleção e treinamento de atividades recreativas, planejamento educativo no uso das tecnologias e metodologias educacionais. São competências profissionais do Pedagogo atuar no assessoramento, articulação e organização de práticas pedagógicas junto a professores, alunos, pais, comunidades e empresas.

Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros

Currículo Lattes

Mercado de Trabalho

Áreas de Atuação

Diferenciais

O profissional da Pedagogia pode atuar como docente em Educação Infantil, Ensino Fundamental, Matérias pedagógicas do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Pode, também atuar na Gestão Escolar como Orientador Educacional, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e supervisor em instituições que ofereçam Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Em empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços, os pedagogos poderão exercer atividades como seleção e treinamento de pessoal, organização e coordenação de creches, Educação Infantil e alfabetização de adultos, orientador na confecção de materiais didáticos e instrucionais, coordenador de atividades recreativas, planejamento educativo no uso das tecnologias e metodologias educacionais. Poderá ainda atuar no assessoramento, articulação e organização de práticas pedagógicas junto a professores, alunos, pais e comunidade.

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CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFIO

MATRIZ CURRICULAR

1° Termo

História da Educação I

Perfil profissional Docente: Educação Infantil e Ensino Fundamental

Filosofia

Desenvolvimento Infanto-juvenil

Leitura e Produção de Textos I

Prática de Ensino I

Educação Inclusiva

2° Termo

Sociologia

Teorias da Aprendizagem

Fundamentos e Didática da Alfabetização

Fundamentos e Didática do Ensino da Matemática

Leitura e Produção de Textos II

Prática de Ensino II

História da Educação II

3° Termo

Literatura Infanto-juvenil I

Linguagem Corporal na Educação Básica

Didática na Educação Básica

Didática da Matemática I

Fundamentos e Didática do Ensino de História

Fundamentos e Didática do Ensino de Artes

Fundamentos e Didática do Ensino da Língua Portuguesa I

Fundamentos da Educação Infantil

Prática de Ensino III

4° Termo

Literatura Infanto-juvenil II

Fundamentos e Didática do Ensino de Geografia

Fundamentos e Didática do Ensino da Língua Portuguesa II

Didática da Matemática II

Didática de Projetos no Ensino Fundamental

Prática de Ensino IV

Fundamentos da Educação Básica I

Didática da Educação Infantil I – 0 a 3 anos

Recursos aplicados aos Estudos e à Pesquisa Educacional

5° Termo

Fundamentos da Educação Básica II

Didática da Educação Infantil II – etapa final

Vivência da Escola I

Atividades Matemáticas e resolução de problemas

Educação, Cultura e Diversidade étnica

Princípios e Didática da Educação Especial I

Perfil Profissional Docente na Educação Básica

Introdução à pesquisa

Acessibilidade e Tecnologia Assistiva

Prática V

Estágio Supervisionado

6° Termo

Pesquisa em Educação I

Vivências da Escola II

Cultura Escolar

Tópicos Especiais I

Fundamentos do Brincar e Brinquedoteca I

Princípios e Didática da Educação Especial II

Educação de Jovens e Adultos: Ensino e Aprendizagem

Fundamentos e Didática do Ensino de Ciências e ecologia

Linguagens e Comunicação para o público alvo da Ed. Especial I

Prática de Ensino VI

Estágio Supervisionado

7° Termo

Fundamentos do Brincar e Brinquedoteca II

Linguagens e Comunicação para o público alvo da Ed. Especial II

Princípios e Didática da Educação Especial III

Princípios da Gestão Democrática na Ed. Básica

Vivências da Escola III

Mídias e Educação I

Pesquisa em Educação II

Tópicos Especiais II

Prática Pedagógica VII

Estágio Supervisionado

8° Termo

Direitos na Educação – medidas sócio-educativas

Pedagogia e Educação : outras perspectivas

Seminário de Pesquisa

Gestão Escolar e de sistema

Tópicos Especiais III

Prática Pedagógica VIII

Gestão Pedagógica

Mídias e Educação II

Estágio Supervisionado

Núcleo Integralizador

RECONHECIMENTO DO CURSO

Autorização

Portaria Nº 2.133, de 16 de junho de 2005

Portaria nº 522 de 11 de junho de 2007

Reconhecimento

Portaria MEC/SERES nº286, de 21/12/2012

Renovação de reconhecimento pela portaria MEC/SERES nº1094, de 24/12/2015, publicado no D.O.U de 28/12/2015, republicado no D.O.U de 30/12/2015

Conceito Institucional (CI) – Notas de 1 a 5 

 Nota 4

Conceito Prelimeinar do Curso (CPC) –  Notas de 1 a 5

Nota 5

Conceito Enade –  Notas de 1 a 5

Nota 4

Índice Geral de Cursos (IGC) –  Notas de 1 a 5

Nota 4

Desconto de pontualidade de 17,5%, efetuando o pagamento até o vencimento do boleto.