Área de Conhecimento  Ciências da Saúde
Grau Acadêmico  Bacharelado
Duração  10 semestres
Turno  Matutino, Noturno
Área de Conhecimento
Ciências da Saúde
Grau Acadêmico
Bacharelado
Duração
10 semestres
Turno
Matutino, Noturno

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O Profissional formado na Unifio, deverá possuir uma formação generalista com competências e habilidades técnico-científica, ética e humanística, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
O aluno da Unifio, graduar-se-á Bacharel em Farmácia. Como bacharel, poderá desempenhar atividades na área de farmácia, análises clínicas e toxicológicas, enfrentar os desafios das modernas tecnologias no setor industrial de medicamentos, cosméticos, alimentos, saneantes, domissanitários e produtos químicos.
Nos componentes específicos da área de Farmácia, o egresso formado na Unifio terá como perfil esperado a atuação em todos os níveis de atenção a saúde, com base no rigor científico e intelectual; a capacitação ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos, e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
A formação do farmacêutico deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do graduado receber uma formação que lhe atribui competências e habilidades para atuar em todo âmbito profissional, a flexibilidade curricular lhe possibilitará o desenvolvimento de algumas habilidades mais específicas no área de atuação do farmacêutico.

farmacia

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Área de Conhecimento
Ciências da Saúde
Grau Acadêmico
Bacharelado
Duração
10 semestres
Turno
Matutino, Noturno

O Profissional formado na Unifio, deverá possuir uma formação generalista com competências e habilidades técnico-científica, ética e humanística, apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
O aluno da Unifio, graduar-se-á Bacharel em Farmácia. Como bacharel, poderá desempenhar atividades na área de farmácia, análises clínicas e toxicológicas, enfrentar os desafios das modernas tecnologias no setor industrial de medicamentos, cosméticos, alimentos, saneantes, domissanitários e produtos químicos.
Nos componentes específicos da área de Farmácia, o egresso formado na Unifio terá como perfil esperado a atuação em todos os níveis de atenção a saúde, com base no rigor científico e intelectual; a capacitação ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas, e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos, e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.
A formação do farmacêutico deverá contemplar as necessidades sociais da saúde, a atenção integral da saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra referência e o trabalho em equipe, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar do graduado receber uma formação que lhe atribui competências e habilidades para atuar em todo âmbito profissional, a flexibilidade curricular lhe possibilitará o desenvolvimento de algumas habilidades mais específicas no área de atuação do farmacêutico.

Coordenadora do Curso

Profa. Me. Cristiane F. Guarrido

O aluno formado pelo curso de Farmácia da Unifio será um profissional com formação generalista, apresentando competências e habilidades para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, individual e coletiva, podendo desenvolvê-las nas áreas assistenciais em farmácias e drogarias, na manipulação e produção industrial de medicamentos e cosméticos, nas análises clínicas e toxicológicas, na saúde pública, docência e pesquisa e no controle de qualidade.

Mercado de Trabalho

Áreas de Atuação

Diferenciais

Competências e Habilidades

A legislação tanto do Conselho Federal de Farmácia, bem como da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (órgãos que regulamentam a profissão), prevê a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em várias áreas.

Profissionais formados em Farmácia encontram um mercado de trabalho bastante promissor e de alta empregabilidade. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) revelam que 94,3% dos farmacêuticos do país estão empregados.

E o mercado de trabalho segue em ritmo aquecido. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) da Secretaria do Trabalho, referentes ao primeiro trimestre de 2019, a profissão foi a segunda de nível superior que mais gerou novos empregos com carteira assinada no Brasil.

Esta realidade se deve pelas várias áreas de atuação do farmacêutico (aproximadamente 130 áreas), o que permite uma diversidade de atuação no mercado de trabalho.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia

ESPECIALIDADES FARMACÊUTICAS

De acordo com a Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. Hoje, para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades, sendo que 4 delas foram publicadas após a edição desta resolução. Segue a lista:

CONTEMPLADAS NA RESOLUÇÃO CFF Nº 572, DE 25/04/2013

1. Alimentos funcionais e nutracêuticos

2. Análises clínicas

3. Análises toxicológicas

4. Antroposofia

5. Assistência farmacêutica

6. Assuntos regulatórios

7. Atenção farmacêutica

8. Atenção farmacêutica domiciliar

9. Atendimento farmacêutico de urgência e emergência

10. Auditoria em saúde

11. Avaliação de tecnologia em saúde

12. Bacteriologia clínica

13. Banco de leite humano

14. Banco de materiais biológicos

15. Banco de órgãos, tecidos e células

16. Banco de sangue

17. Banco de sêmen

18. Biofarmácia

19. Biologia molecular

20. Bioquímica clínica

21. Biotecnologia industrial

22. Citogenética

23. Citologia clínica

24. Citopatologia

25. Citoquímica

26. Controle de qualidade

27. Controle de qualidade de alimentos

28. Controle de qualidade e tratamento de água

29. Controle de vetores e pragas urbanas

30. Cultura celular

31. Dispensação

32. Docência do ensino superior

33. Educação ambiental

34. Educação em saúde

35. Empreendedorismo

36. Epidemiologia genética

37. Estratégia Saúde da Família (ESF)

38. Farmácia clínica domiciliar

39. Farmácia clínica em cardiologia

40. Farmácia clínica em cuidados paliativos

41. Farmácia clínica em geriatria

42. Farmácia clínica em hematologia

43. Farmácia clínica em oncologia

44. Farmácia clínica em pediatria

45. Farmácia clínica em reumatologia

46. Farmácia clínica em terapia antineoplásica

47. Farmácia clínica em unidades de terapia intensiva

48. Farmácia clínica hospitalar

49. Farmácia comunitária

50. Farmácia hospitalar e outros serviços de saúde

51. Farmácia magistral

52. Farmácia oncológica

53. Farmácia veterinária

54. Farmacocinética clínica

55. Farmacoeconomia

56. Farmacoepidemiologia

57. Farmacogenética

58. Farmacogenômica

59. Farmacologia clínica

60. Farmacovigilância

61. Garantia da qualidade

62. Gases e misturas de uso terapêutico

63. Genética

64. Gerenciamento dos resíduos em serviços de saúde

65. Gestão ambiental

66. Gestão da assistência farmacêutica

67. Gestão da qualidade

68. Gestão de farmácias e drogarias

65. Gestão ambiental

66. Gestão da assistência farmacêutica

67. Gestão da qualidade

68. Gestão de farmácias e drogarias

69. Gestão de risco hospitalar

70. Gestão e controle de laboratório clínico

71. Gestão em saúde pública

72. Gestão farmacêutica

73. Gestão hospitalar

74. Hematologia clínica

75. Hemoderivados

76. Hemoterapia

77. Histocompatibilidade

78. Histoquímica

79. Homeopatia

80. Imunocitoquímica

81. Imunogenética

82. Imunohistoquímica

83. Imunologia clínica

84. Imunopatologia

85. Indústria de cosméticos

86. Indústria de farmoquímicos

87. Indústria de saneantes

88. Indústria farmacêutica e de insumos farmacêuticos

89. Logística farmacêutica

90. Marketing farmacêutico

91. Medicina tradicional chinesa-acupuntura

92. Metodologia de ensino superior

93. Micologia clínica

94. Microbiologia clínica

95. Microbiologia de alimentos

96. Nanotecnologia

97. Nutrição enteral

98. Nutrição parenteral

99. Nutrigenômica

100. Parasitologia clínica

101. Pesquisa clínica

102. Pesquisa e desenvolvimento

103. Pesquisa e desenvolvimento de alimentos

104. Planejamento e gestão educacional

105. Plantas medicinais e fitoterapia

106. Produção de alimentos

107. Radiofarmácia

108. Reprodução humana

109. Saúde ambiental

110. Saúde coletiva

111. Saúde do trabalhador

112. Saúde ocupacional

113. Segurança no trabalho

114. Tecnologia de fermentação

115. Termalismo social/crenoterapia

116. Toxicogenética

117. Toxicologia ambiental

118. Toxicologia analítica

119. Toxicologia clínica

120. Toxicologia de alimentos

121. Toxicologia de cosméticos

122. Toxicologia de emergência

123. Toxicologia de medicamentos

124. Toxicologia desportiva

125. Toxicologia experimental

126. Toxicologia forense

127. Toxicologia ocupacional

128. Toxicologia veterinária

129. Vigilância epidemiológica

130. Vigilância sanitária

131. Virologia clínica

PUBLICADAS APÓS EDIÇÃO DA RESOLUÇÃO/CFF Nº 572, DE 25/04/2013

132. Floralterapia (Resolução nº 611/2015)

133. Perfusão sanguínea (Resolução nº 624/2016)

134. Saúde Estética (Resoluções nºs 573/2013, 616/2015 e 645/2017)

135. Vacinação (Resolução nº 654/2018)

– Estrutura física de laboratórios multidisciplinares (anatomia, química, biologia celular e molecular, microscopia, informática, dentre outros) condizente com o número de alunos, com equipamentos modernos e em quantidade suficiente para o desenvolvimento de aulas práticas.

– Farmácia Escola com estrutura de laboratórios de manipulação de diferentes áreas, bem como controle de qualidade.

– Laboratório Didático de Farmacotécnica, Cosmetologia e Tecnologia Farmacêutica totalmente equipado e moderno.

– Laboratório de Análises Clínicas estruturado com equipamentos e produtos de última geração.

– Estímulo ao aluno em desenvolver projetos de pesquisa, inclusive com apresentação em congressos nacionais e internacionais.

– Aulas práticas diferenciadas desde o primeiro ano do curso

– Estágios oferecidos do 4º ao 10º termo, capacitando o aluno para o mercado de trabalho.

– Visitas Técnicas com o intuito de inserir o aluno na realidade de mercado.

– Cursos de Extensão para capacitação e integração de novos assuntos e competências.

– Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC.

Competências e habilidades gerais 
O bacharel farmacêutico formado na Unifio, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências gerais:

– Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção de enfermidades, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;

– Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.

– Comunicação: os profissionais de saúde devem mostrar habilidades de comunicação verbal e não verbal, escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação. Devem ser acessíveis a diferentes públicos com diferentes níveis de formação.

– Domínio da Informação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.

– Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

– Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

– Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre esses futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico-profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Competências e habilidades específicas
O bacharel farmacêutico formado na Unifio, terá desenvolvido após suas atividades discentes as seguintes habilidades e competências específicas:

– respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;

– atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção de enfermidades, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;

– atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com máxima produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;

– reconhecer a saúde e condições dignas de vida como direitos e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;

– conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;

– desenvolver assistência e atenção farmacêutica;

– atuar na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos;

– atuar em vigilância sanitária, órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional;

– atuar na avaliação toxicológica de medicamentos, cosméticos e alimentos;

– realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;

– identificar e avaliar as interações medicamentosas;

– atuar em estudos de utilização de medicamentos, farmacovigilância e farmacoeconomia;

– atuar no desenvolvimento e operação de centros de informação de medicamentos e toxicológicos para pacientes, equipes de saúde, instituições e comunidades;

– atuar na dispensação de medicamentos e produtos para a saúde;

– participar na formulação, implementação e avaliação de políticas de medicamentos e de assistência farmacêutica;

– atuar na formulação e produção de medicamentos e cosméticos em qualquer escala;

– atuar na promoção e gerenciamento do uso correto e racional de medicamentos em todos os níveis do sistema de saúde, tanto no âmbito do setor público quanto do privado;

– desenvolver atividades de garantia da qualidade de medicamentos, cosméticos, processos e serviços onde atue o farmacêutico;

– atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos farmacêuticos obtidos por biotecnologia e nanotecnologia;

– realizar análises físico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio-ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;

– atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;

– gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;farmácias e drogarias; farmácias hospitalares; distribuidoras de fármacos e medicamentos; dentre outros.

– atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;

Objetivos do curso

Promover a graduação de um farmacêutico, dentro das seguintes propostas:

– Proporcionar formação geral técnico-científica, ética e humanística e desenvolver habilidades para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo;

– Garantir, através da fundamentação teórica e técnica, uma base para ação competente e eficaz que os capacite a analisar situações, identificar problemas, planejar ações, elaborar e definir propostas de soluções no âmbito de sua atuação;

– Valorizar a prática como eixo organizador do currículo recebendo uma sólida formação básica que aborde as áreas de conhecimentos e habilidades fundamentais à formação profissional e acadêmica;

– Promover a inserção do aluno nos cenários reais da atuação farmacêutica, e sua atuação de forma progressivamente responsável;

– Valorizar estratégias de ensino/aprendizagem que estimulem a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento de forma continuada, desenvolvendo, através da reflexão e da metodologia científica, o espírito crítico;

– Desenvolver no profissional a competência para atuar e comunicar-se em equipe multidisciplinar, assumindo posições de gerência e liderança, de forma adequada à realidade no mercado de trabalho.

O curso de Farmácia da Unifio, terá como objetivo formar o profissional farmacêutico, utilizando para isto, um currículo integrado e abrangente, voltado à uma visão generalista para as áreas múltiplas áreas de atuação deste profissional. 

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CURSO DE FARMÁCIA DA UNIFIO – ALUNO VIVENCIANDO NA PRÁTICA

Proposta Pedagógica

Como componentes específicos da área, o curso de Farmácia terá por objetivos:

– Focar as habilidades e os saberes fundamentais da área para formação do profissional farmacêutico, considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais, os conhecimentos que compõem o perfil profissional (incluindo questões sobre cidadania, ética e função social da profissão), as possibilidades da articulação teoria/prática e o desenvolvimento do processo pedagógico desejáveis para a formação na área da Farmácia;

– Entender o processo de formação como parte do processo de educação permanente;

– Pautar o processo de avaliação da área de Farmácia pela políticas setoriais de saúde, principalmente de medicamentos e assistência farmacêutica.

– Investigar os conteúdos do curso por meio da exploração de níveis diversificados de habilidades e saberes em cada questão.

– Investigar o domínio dos conhecimentos e as habilidades esperadas para o perfil profissional.

O curso de Farmácia da Unifio, terá como objetivo formar o profissional farmacêutico, utilizando para isto, um currículo integrado e abrangente, voltado à uma visão generalista para as áreas múltiplas áreas de atuação deste profissional. 

MATRIZ CURRICULAR

1° Termo

Anatomia Humana I

Biologia Celular

Introdução a Ciências Farmacêuticas

Matemática

Metodologia Científica

Primeiros Socorros

Química Geral e Inorgânica

Saúde Pública

2° Termo

Anatomia Humana II

Ciências Humanas e Sociais

Epidemiologia

Farmacobotânica

Físico-química

Genética

Histologia e Embriologia I

Química Analítica I

Química Orgânica I

3° Termo

Assistência Farmacêutica I

Bioquímica I

Farmacognosia I

Fisiologia I

Histologia e Embriologia II

Microbiologia I

Química Analítica II

Química Orgânica II

4° Termo

Assistência Farmacêutica II

Bioética

Biologia Molecular

Bioquímica II

Farmacognosia II

Fisiologia II

Microbiologia II

Patologia

Química Orgânica III

Estágio Supervisionado I – Práticas Laboratoriais

5° Termo

Bromatologia I

Estágio Supervisionado II – Assistência Farmacêutica

Farmacologia I

Farmacotécnica I

Fitoterapia

Gestão Farmacêutica

Imunologia I

Parasitologia I

Química Farmacêutica I

6° Termo

Bioestatística

Bromatologia II

Estágio Supervisionado III – Manipulação de Produtos

Farmacologia II

Farmacotécnica II

Imunologia II

Parasitologia II

Psicologia Aplicada à Farmácia

Química Farmacêutica II

7° Termo

Atenção Farmacêutica I

Enzimologia

Estágio Supervisionado IV – Manipulação de Medicamentos

Farmácia Hospitalar e Clínica I

Farmacotécnica Homeopática I

Fluídos Corporais

Hematologia I

Microbiologia Clínica

Parasitologia Clínica

Tecnologia de Alimentos

Toxicologia I

8° Termo

Atenção Farmacêutica II

Bioquímica Clínica I

Cosmetologia I

Deontologia e Legislação Farmacêutica

Farmácia Hospitalar e Clínica II

Farmacotécnica Homeopática II

Hematologia II

Imunologia Clínica

Tecnologia Farmacêutica I

Estágio Supervisionado V – Alimentos

Toxicologia II

9° Termo

Bioquímica Clínica II

Citologia Clínica

Cosmetologia II

Estágio Supervisionado VI – Livre

Estágio Supervisionado VII – Análises Clínicas

Farmacoterapia I

Hematologia Clínica

Tecnologia Farmacêutica II

Trabalho de Conclusão de Curso I

10° Termo

Controle de Qualidade

Farmacoterapia II

Componente Curricular Optativo

Farmacoterapia II

Estágio Supervisionado VIII – Livre

Estágio Supervisionado IX – Análises Clínicas

Trabalho de Conclusão de Curso II

Órgãos de Classe

O Conselho Federal de Farmácia exerce suas atividades através dos Conselhos Regionais de Farmácia (CRF), conforme a Lei Federal 3820/60. Cada Estado da Federação possui um CRF. Desta forma, temos: CRF-SP, CRF-PR, CRF-RJ e outros.

Para se inscrever em um CRF é necessário concluir o curso de graduação em Farmácia e colar grau. Mesmo sem o diploma, mas desde que colado grau, você já poderá requerer sua inscrição junto a qualquer CRF.
Abaixo você encontra links diretos para as informações que você precisa.

CRF-SP [Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo]

site oficial do CRF-SP: http://www.crfsp.org.br/

Como realizar a inscrição: Compareça pessoalmente na sede ou em uma das filiais do CRF-SP com a documentação.

Documentação necessária para inscrição:

– Inscrição provisória

– Inscrição Definitiva

… para mais informações sobre inscrições no CRF-SP, clique no link a seguir: http://www.crfsp.org.br/atendimento-servicos/138-farmaceutico.html

Endereços importantes:

CRF-SP – Sede
Rua Capote Valente, 487 – Jardim América
CEP 05409-001 – São Paulo – SP
Telefone (11) 3067-1450 – Fax (11) 3064-8973
Atendimento: Segunda a sexta-feira das 8h30 às 17h30. Sábado das 9h às 12h

Filiais em: Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba, SP – Sub-Sede Leste, SP – Sub-Sede Sul, SP – Sub-sede Norte, SP – Sub-sede Centro

Filiais mais próximas de Ourinhos:

CRF-SP – Avaré
Rua Rio de Janeiro, 2075 – Centro
CEP 18701-200 – Avaré – SP
Telefone (14) 3733-3583 – Fax (14) 3733-3617
Atendimento: Segunda a sexta das 8h30 às 12h00 e 13h às 17h30

CRF-SP – Bauru
Rua Araújo Leite, 25/26 – Vila Santa Tereza
CEP 17012-055 – Bauru – SP
Telefone (14) 3224-1884 – Fax (14) 3234-2079
Atendimento: Segunda a sexta das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

CRF-SP – Marília
Av. Rio Claro, 203 – Cascata
CEP 7515-010 – Marília – SP
Telefone (14) 3422-4398 – Fax (14) 3422-4398
Atendimento: Segunda a sexta das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30

Para consultar o endereço das outras filiais de SP, acesse o endereço http://www.crfsp.org.br/

CRF-PR [Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná]

http://www.crf-pr.org.br/

Como realizar a inscrição: confira o passo a passo em http://crf-pr.org.br/inner/insc_profissionais.php

Documentação necessária:
se o seu diploma ainda não foi expedido, você realizará a inscrição provisória, caso esteja com ele em mãos, será a inscrição definitiva. Consulte os documentos necessário para cada tipo em: 

Endereços importantes:

CRF-PR – Sede
Rua Itupava,1235 – Alto da XV
Curitiba – Paraná
Tel/fax: (41) 3363-0234 e (41)3901-2345 
CEP: 80040-000
Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 08h30min às 17h

CRF-PR – CASCAVEL
Coordenadora: Farm. Joyce Thais Bogger
Vice-Coordenador: Farm. Maria do Carmo Beraldo Wagner
Endereço:
Rua Souza Naves, 3983 sala 403 e 404 – 85807-690 – Cascavel – Paraná
Telefax: (45)3902-1810
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h

CRF-PR – LONDRINA
Coordenador: Farm. Sandra Iara Sterza
Endereço:
Rua Souza Naves, 612 sala 12 – 1º andar – 86010-170 – Londrina – Paraná
Telefax: (43) 3321-6803
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h

CRF-PR – MARINGÁ
Coordenador: Farm. Emyr Roberto Carobene Franceschi
Vice-Coordenador: Farm. Luiz Miura
Endereço:
Av. Carneiro de Leão, 135 – 2º andar – Sala 204 – 87014-010 – Maringá – Paraná
Telefax: (44)3901-1630
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h

CRF-PR – PONTA GROSSA
Coordenador: Farm. José Carlos Tozetto Vettorazzi
Vice-Coordenador: Farm. Paulo Roberto Fávero
Endereço:
Rua Jacob Holzmann, 233 – Edifício Philadelphia – 7° andar – Ponta Grossa – Paraná
Telefax: (42) 3901-1330
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h

Caso precise de ajuda ou mais informações, procure a direção da Unifio.

RECONHECIMENTO DO CURSO

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